Governo eleva imposto até dezembro para bancar substituto do Bolsa Família
O governo Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira, 16, a decisão de elevar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras, IOF, para obter recursos para bancar o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda que substituirá o Bolsa Família. O aumento, diz o Ministério da Economia, é temporário e deve vigorar somente até o final deste...
O governo Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira, 16, a decisão de elevar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras, IOF, para obter recursos para bancar o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda que substituirá o Bolsa Família. O aumento, diz o Ministério da Economia, é temporário e deve vigorar somente até o final deste ano.
Em nota, o governo explicou que a criação do novo programa vai resultar em um uma despesa adicional de 1,62 bilhão neste ano -- por isso a necessidade de ampliar a fonte de renda para obedecer as regras fiscais.
"Apesar de arrecadação recorde, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que é necessária a indicação de fonte para o aumento de despesa obrigatória", frisou. No ano que vem, segundo o ministério, o programa será financiado pela recriação do imposto de renda sobre lucros e dividendos, em discussão no Senado.
Conforme o governo, entre a próxima segunda-feira, 20, e 31 de dezembro, para as pessoas jurídicas, a atual alíquota diária de 0,0041% (referente à alíquota anual de 1,50%) passa para 0,00559% (referente à alíquota anual de 2,04%), e para pessoas físicas a atual alíquota diária de 0,0082% (referente à alíquota anual de 3,0%) passa para 0,01118% (referente à alíquota anual de 4,08%).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Magda
2021-09-17 09:06:07"O aumento é temporário e deve vigorar somente até o final deste ano" - Final de qual ano? Já vi esse filme na Alemanha. Quando houve a queda do muro de Berlin e as Alemanha se juntaram novamente foi criado o Imposto Solidariedade q deveria vigorar durante 1 ano. 1 ano!!! Ele vai ser extinto agora em dezembro 2021 - 30 anos depois!!! - mas somente p/ 90% da população. Os outros 10% mais ricos continuarão pagando sem prazo determinado p/ terminar. Se aqui acontece isso assim, imagina no BANANÃO?
Jose
2021-09-17 07:28:12Eu não sei quem ainda acredita na Datafoice. Estes comunistas, kkkkkkkkkk. Desde quando a popularidade do Bozogenocida está a 47%? Não há tantos muares no Brasil. A aprovação do cúmplice do Lularápio (ler a coluna do Diogo) deve estar por volta de 5-6% com muita sorte…
Odete6
2021-09-17 00:29:03Só a dispensa do custo burocrático da mudança de nome desse programa feita pelos marginais luladrão e broncossauro, já seria a fonte necessária para cobrir as despesas do próprio programa!!!! Mas, claro, esse é mais um custo de propaganda eleitoreira subliminar constante que interessa aos marginais!!!! É impressionante a facilidade com que esses criminosos pisoteiam e tripudiam com o sangue, o suor e as lágrimas do POVO BRASILEIRO em proveito próprio!!!!
ÉLIDE
2021-09-17 00:27:42Cortar despesas? Nem pensar! Sempre a maneira mais fácil- elevar impostos. Como se já não pagassemos os tubos. Pra quem criticava os outros, este governo está só aperfeiçoando os erros de seus antecessores. Haja....viu?
Márcia
2021-09-16 23:09:03por que não cortou o repasse para os partidos, o povo está cansado de pagar uma carga tributária abusiva