Adriano Machado/Crusoé

GDF aciona STF para obrigar Bolsonaro a liberar servidores para home office

23.03.20 15:46

O Distrito Federal acionou o Supremo Tribunal Federal, STF, para obrigar o governo Jair Bolsonaro (foto) a liberar funcionários públicos federais lotados na capital para o home office durante a pandemia do novo coronavírus. O pedido alcança inclusive profissionais de empresas públicas e de sociedades de economia mista, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. 

Há seis dias, o governador do DF, Ibaneis Rocha, implementou o teletrabalho para os integrantes do funcionalismo local que fazem parte de grupos de risco, a exemplo de idosos e gestantes. Na última sexta-feira, 20, estendeu a determinação a todos os servidores públicos distritais. A norma abre exceção somente para funcionários de áreas sensíveis, como saúde, segurança, vigilância sanitária, comunicação e assistência social. 

De acordo com a Procuradoria-Geral do DF, caso o governo federal não implemente medidas idênticas, comprometerá “os esforços adotados pelos órgãos do Poder Executivo local, objetivando a proteção sanitária de nossa população”. 

“Não restam dúvidas de que somente com medidas de restrição do trânsito de pessoas nos logradouros e edificações do Distrito Federal, o chamado isolamento social, será possível minimizar os efeitos da pandemia e preservar centenas de vidas, ensejando, o quanto antes, o retorno das cidades à situação normal de funcionamento”, argumenta a ação.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. No Brasil o poste mija no cachorro! O Presidente tem que seguir ordens do Governador, do Procurador, do Magistrado... Fica difícil. E ainda tem um autoentitulado Primeiro Ministro, com poderes de Chefe de Estado, que vai à Europa representar o País.

  2. Nem essa desgraça do coronavírus consegue mudar o rumo desses políticos, pilantras, demagogos e desclalificados para a função.Esse governador é a cara e bund@ do seu partido,MPB que junto com o PT, destruíram nosso Brasil.Em 64 esse cara nem piaria.Pobre Brasil.

  3. É estranha tal medida judicial. É de conhecimento público que na esfera Federal a prática de HO está sendo implementada. Quer aparecer é ?

  4. A globolixo, o STF ideológico, os governadores de esquerda e lado corruPTo da política, estão boicotando a economia com o intuito da popularidade de Bolsonaro cair e com isso criar clima para impeachmen.

    1. haja saco para suportar essa imprensa marrom e esses governadores demagogos, parasitas

  5. Ibanês quer mandar mais que o PR e usa a Justiça para isso. O que ele quer? O pessoal das FFAA em casa? Os ministérios fechados? É um fanfarrão.

    1. No DF, há uma sobreposição de poderes. Neste caso, é preciso haver sinergias senão nenhuma estratégia de contenção do vírus irá funcionar. Quem será o líder?

    2. Qualquer um manda no inepto presidente hoje em dia. Qual a novidade?

Mais notícias
Assine agora
TOPO