Câmara dos Deputados

Fusão do DEM com PSL já enfrenta racha em SP

25.09.21 14:07

O novo partido de centro-direita que será criado a partir da fusão do DEM com o PSL nascerá rachado em São Paulo. Lideranças paulistas das duas legendas reivindicam o controle do diretório da futura sigla no maior estado do país.

Tanto o grupo do deputado federal Júnior Bozzella (foto), do PSL, quanto o do presidente da Câmara paulistana, Milton Leite, do DEM, afirmam que o comando em São Paulo lhes foi assegurado pelo acordo feito entre as cúpulas dos dois partidos em Brasília.

O pano de fundo dessa disputa é a eleição estadual em 2022. Enquanto Milton Leite defende que o novo partido apoie a reeleição do atual vice-governador, Rodrigo Garcia, que trocou o DEM pelo PSDB, Bozzella mantém conversas para tentar filiar o ex-governador Geraldo Alckmin, que está de saída do ninho tucano justamente para se candidatar ao governo.

Aliado de primeira hora do governador João Doria, Leite tem enorme influência no atual governo tucano, especialmente no setor de transporte, e quer manter a parceria com Garcia. O vice assumirá o governo em abril do ano que vem, quando Doria deve renunciar para concorrer à Presidência da República.

Para Bozzella, o novo partido que nascerá da fusão do PSL com o DEM deve buscar o acordo mais vantajoso para a legenda em São Paulo, e não ficar refém do pacto que Leite já tem com Doria e Garcia.

A nova sigla, que deve manter o número 25 do DEM, será a mais rica do país, com um orçamento de 1 bilhão de reais no ano que vem, considerando a soma dos fundos partidário e eleitoral. A meta principal é formar, com a fusão, a maior bancada da Câmara e garantir uma robusta fatia da verba pública destinada aos partidos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Dória nem imagina, no dia que renunciar ao mandato, será o último dia na política. Ninguém mais votará nele para nada. De volta aos programinhas televisivos.

    1. Bota vergonhoso nisso. Reforma Política imediatamente. A principal reforma está mais de 20 anos atrasada, sem a Reforma Política o Brasil vai continuar essa merda, uma Democracia de mentiras que só favorece os políticos bandidos, corruptos e ladrões. Vide Azis, Renan, Randolfe, Humberto Costa, etc.

    1. PAULO .. não me interessa saber quem é vice pois O QUE VOCÊ É já sabemos .. arrogante prepotente e fanático intimida a tolos MAS NÃO a homens com tutano .. ah prefiro contato com fêmeas embora não tenha nenhum preconceito contra sua turmita .. se me citar .. leva troco e DURO como gostam.

    2. Amaury Feitosa, eu torço para o Atlético Mineiro, também conhecido como Galo. Por isso que eu aponto vc como a minha franga 03. Não tenho perfil falso. E GARANTO, VC NÃO GOSTARIA DE ME CONHECER PESSOALMENTE, CASO TENHAMOS ALGUMA PENDENGA PARA RESOLVER. Mas fique tranquilo Amaury, não é nada pessoal. SÓ NÃO ACEITO MALANDRAGEM. Se quiser debater de fato, melhora o seu nível. Moro Presidente 🇧🇷

    3. PAULO ... um criminoso SOB PERFIL FALSO a caluniar mentir difamar impunemente .. covarde cínico e psicopata de armário mostra o que é com seu BOSTEJAMENTO tolo ignorante e suicida . sobre a pregunta a madame sabe muito bem meu time pois já foi comigo ver o jogo no motel e me diz .. você é tão macho quanto seu time.

    4. 2- Agora se realmente acredita que esses medicamentos são eficazes contra os vírus, desafio vc a injetar uma seringa de sangue com o HIV nas pessoas que vc apontou que tomou os medicamentos, e por isso estão imunes. Se fizer isso de verdade, então vc realmente acredita nesses remédios. Se ñ fizer, é apenas um hipócrita mal intencionado, q ajuda na VENDA DE MEDICAMENTOS, P/ ENCHER O BOLSO DE EMPRESÁRIOS INESCRULOSOS, MATANDO PESSOAS INGÊNUAS. Lembra: A IGNORÂNCIA É VIZINHA DA MALDADE. Moro 🇧🇷

    5. 1- FRANCISCO, vc torce para o Fortaleza ou o Ceará? Bolsonarista se referir a rachadinha, é ato falho ou estupidez. Vou externar para vc uma coisa. Eu não ligo de me ofenderem, de me chamarem de gay ou corno... ISSO FAZ PARTE DO JOGO QUE JOGAMOS. Mas te peço, jamais venha com malandragem em relação a medicamento ineficazes. Vc não sabe, tal qual a Nise Yamaguchi, a diferença entre um vírus e um protozoário. TENHA RESPONSABILIDADE SOCIAL. Já morreram brasileiros demais na pandemia.

  2. A corrida do bilhao ja comecou. Eles se estapeiam, se chamam mutuamente de vagabundos pois sabem que sao mesmo, matam a mae um do outro, mas no final seguram a grana que esta muito gorda, e nos os idiotas dos eleitores pagamos a conta e continuamos derramando o suor e sangue de cada dia de labor pra pagarmos a estes sacripantas vagabundos e canalhas de sempre.

    1. SINCERAMENTE com um BILHÃO de orçamento eu voaria de qualquer ninho p o novo partido que está se formando. É ficaria mais contente ainda, se fosse "eleito" tesoureiro p gerir esse dinheirinho!!!! José Roberto Bom Ladrão...

    2. Sua análise é perfeita e tão acurada que me poupa o trabalho de tecer comentários sobre o tema. É isso mesmo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO