Alex Silva/Estadão Conteúdo

Funcionário da Telefônica cita denúncia de 2016 envolvendo empresa de Lulinha

23.12.19 07:10

Um funcionário que trabalha há 15 anos na Telefônica Brasil revelou à Polícia Federal que uma denúncia interna feita em 2016 já apontava indícios de irregularidades envolvendo um contrato milionário da multinacional com uma empresa do grupo Gamecorp/Gol, que tem como um dos sócios o filho mais velho do ex-presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva (foto), o Lulinha.

O funcionário se apresentou espontaneamente na superintendência da PF em São Paulo no mesmo dia em que foi deflagrada a Operação Mapa da Mina, em 10 de dezembro. A 69ª fase da Lava Jato investiga pagamentos feitos ao grupo de Lulinha e dos sócios Fernando Bittar, Kalil Bittar e Jonas Suassuna pelas empresas Oi/Telemar e Vivo/Telefônica, por meio de contratos fictícios ou superfaturados.

No caso da Vivo, a força-tarefa de Curitiba afirma que a operadora havia contratado a empresa de Lulinha para executar um projeto chamado “Nuvem de Livros”, plataforma virtual para acesso a obras literárias e vídeos educativos. A contratação foi feita por meio da terceirizada Movile Internet Móvel, que repassou 40 milhões de reais à Editora Gol, do grupo de Lulinha, entre janeiro de 2014 e janeiro de 2016.

Consultor de marketing da Telefônica, o funcionário afirmou na PF que trabalha na diretoria de serviços digitais da companhia, responsável pelo projeto “Nuvem de Livros”. Ele mostrou aos investigadores uma mensagem de e-mail mostrando que, em 2016, foi feita uma denúncia interna na empresa solicitando auditoria no contrato com a Editora Gol porque “havia indícios de que as parcerias realizadas eram formalizadas apenas e tão somente para o fim de transferir dinheiro a terceiras pessoas”.

O colaborador contou que nunca foi informado de quem seriam essas pessoas beneficiadas pelos contratos, mas se colocou à disposição da força-tarefa para fornecedor as informações referentes aos contratos suspeitos envolvendo a empresa de Lulinha. Segundo os investigadores, a parceria com a Telefônica foi fechada com Antônio Carlos Valente, então presidente do grupo no Brasil.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isto vai dar alguma coisa? Ou é mais uma notícia de sensacionalismo que morre depois de divulgada. O sistema judiciário brasileiro é muito competente para postergar até cair no esquecimento. E não for na primeira e segunda instância, certamente morre no STF

  2. Uma pessoa pouco letrada como Lulinha e com personalidade tosca com a do pai não poderia nunca subir no mundo dos negócios a não ser apadrinhado pelo presidente da república. É óbvio que o dinheiro da empresa todo foi fornecido por empresas beneficiadas pelo Governo Federal. Cadeia para o pai para o filho para os amigos do sítio e familiares

  3. Família que rouba unida permanece meio distante na hora do vamos ver. A imprensa tão cuidadosa com Lula não mostrou nem uma foto de Lula com seus amados e espertos filhos.

  4. Não dá pra entender porque demorou tanto tempo pra se saber que esses contratos com o Lulinha eram fajutos. Ele é seus sócios são todos bandidos . Cadeia neles JÁ!!!!!! Pobre Brasil!!!

  5. Estão esperando mais o que para mandar pra cadeia esse larápio?? Manda Lulinha, manda Flavinho! Cadeia nesses filhotes !!

    1. Frase fantastica, "dois culpados não faz um inocente" cadeia nos dois.

    2. Me parece que a citacao é desproporcional. A moeda do.Flavio é R$0,05..e a outra não babe numa linha.

    3. As vezes quando não se tem o que falar é melhor ficar quieto.

  6. O PT é uma quadrilha, e os "Companheiros" bandidada. Os que se envolveram com eles, que paguem a conta, com multas juros, correção, e CADEIA. VIVA A LAVAJATO.

    1. "Ronaldinho dos negócios", a narrativa do grão mor caiu por terra, veio a tona os bastidores do poder às custas de dinheiro público, cadeia neles.

  7. O Brasil todo sabe da ascensão meteórica do Lulinha, essa situação demorou muito p/estourar, que bom que a Lava jato continua, apesar do STF podre, é muito bom ver a Lava jato avançando prendendo políticos corruptos, isso traz esperança as pessoas mortais como eu.

  8. Os negócios de "Rachid" do 01 do Flávio Bolsonaro parecem brincadeira de criança perto dos milhões do Lulinha envolvendo empresas ligadas ao governo.

    1. O pai tá entregando o zero 1 de graça. Logo logo acabam os argumentos e explicações burras, e aí a cobra vai fumar. Tomara que sim

    2. Isso não justifica nada. E também no caso do Flávio ainda não abriram a caixa de Pandora . Vamos aguardar e cadeia pra todos ! Não importa se roubou mil ou milhão.

  9. Não sei o que ainda pode faltar para a prisão desse bandidaço! Como ele está muito bem blindado acho que teremos o infinito à frente para o termos atrás das grades. Que país infeliz!

  10. Se fosse filho do Bolsonaro algum ministro do STF já teria mandado apressar as investigações para prendê-lo e se não tivesse foro privilegiado, assim como esse filho do ex-presidiário, já estaria preso. Ressalte-se que a imprensa esquerda e corrupta já estaria alardeando 24 horas por dia.

    1. Elizabeth, de pleno acordo. Todos os corruptos na cadeia, embora pareça que a tropa do bandido mor possui costas largas como nunca tínhamos visto antes. E apesar de desgostar do presidente e achá-lo um chucro, não sei onde ele está interferindo nas investigações. Menos, né?

    2. Toffoli fez o q para proteger o rebento Flávio? Bolsonaro tenta de todo jeito intervir nas investigações. Quero todos na cadeia independente quem sejam

    1. Em todos os casos de corrupção devem ter seus agentes ocultos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO