‘Feira’ já flertava com Ciro quando sugeriu Lula como vice do presidenciável do PDT

23.04.21 10:12

Ninguém entendeu muito bem quando, em entrevista ao Roda Viva em outubro do ano passado, o ex-marqueteiro oficial do PT João Santana sugeriu Lula como vice na chapa de Ciro Gomes à Presidência em 2022. Durante o programa, Santana foi além: disse que o petista não reunia mais condições “nem de perder nem de ganhar uma eleição presidencial”, sob pena de manter inflamado o ambiente político no país. A entrevista deixou furioso o ex-presidente, que classificou a proposta do antigo parceiro de “barbaridade política”, como revelou Crusoé.

Tudo começou a clarear depois que Ciro anunciou oficialmente nesta quinta, 22, “Feira”, codinome de João Santana nas planilhas da Odebrecht, como novo publicitário do PDT. Restaria saber se, em outubro de 2020, Santana já fazia uma jogada ensaiada com Ciro Gomes ou se aquela constituiu a primeira piscadela para o futuro “match” do marqueteiro com o pré-candidato ao Planalto. Aliados do ex-governador do Ceará dizem que os dois não haviam selado a união, mas, sim, já flertavam.

A contratação de Santana por Ciro – inicialmente a 250 mil reais por mês – carrega um significado político óbvio: o pedetista é, mais do que nunca, candidatíssimo a presidente em 2022. Embute também um efeito colateral tão óbvio quanto: com o ex-marqueteiro de Lula e Dilma na linha de frente do projeto eleitoral de Ciro, Marina Silva, alvo do PT em 2010 de uma das mais sórdidas campanhas já produzidas contra um candidato ao Planalto, dificilmente integrará a aliança.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ciro escancarou de vez! Trata-se de um Lula com canudo universitário, mesmo ego inflado, mesma cantilena, mesma malandragem, mesma camisa amassada, mesma falta de classe, mesmas ideias velhas, mesmo marqueteiro... mais do mesmo! Basta!

  2. Quem votaria no cangaceiro em uma campanha liderada pelo marqueteiro que inventou a fake news? Somente psicopatas. A estratégia de fake news do cangaceiro foi ampliada pelos Bozistas para transformar o Brasil neste país miserável que parece não ter rumo. Bozismo é, portanto, apenas uma sequência natural do petralhismo.

  3. No Roda Viva o Feira sugeriu Ciro Presidente e Jaques Wagner Vice Presidente por que na época o ex presidiário era inelegível.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO