Faz sentido criar um ministério para o empreendedorismo?
O governo federal publicou nesta quarta-feira, 13, a medida provisória que cria o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A pasta será comandada por Márcio França, do PSB (foto). Mas sendo o empreendedorismo algo estritamente da esfera privada, faz sentido ter um ministério para ele? Três respostas: "Acredito que não...
O governo federal publicou nesta quarta-feira, 13, a medida provisória que cria o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A pasta será comandada por Márcio França, do PSB (foto).
Mas sendo o empreendedorismo algo estritamente da esfera privada, faz sentido ter um ministério para ele? Três respostas:
"Acredito que não faça sentido. Estamos diante de uma atitude paradoxal do governo. O principal desafio do desenvolvimento brasileiro é a produtividade, e ela depende da atividade empreendedora, da desburocratização, de uma máquina pública mais ágil e enxuta, que melhore o ambiente de negócios do setor produtivo. Mas o que está acontecendo é justamente o inverso. Na tentativa de acomodar aliados políticos de maneira desequilibrada, o governo incha ainda mais a máquina, burocratiza e divide a pauta do empreendedorismo produtivo, que deveria estar no centro do ministério da Fazenda", diz Diogo Costa, presidente do Instituto Millenium.
"A criação de um Ministério do Empreendedorismo pelo governo Lula faz parte do perfil populista do presidente. É claro que a sua criação responde às necessidades do balcão de negócios entre o Executivo e o Legislativo. O que pode vir de bom de um governo do PT sobre empreendedorismo? Da última vez que tivemos essa parceria entre Estado e iniciativa privada de forma tão íntima, o resultado foi um nome pouco popular como Eike Batista — sem precisar ir muito além. O Brasil tem muitas prioridades em termos de saúde, educação e segurança. É lamentável que o populismo do presidente esteja apenas saciando as necessidades dos Centrão”, diz a advogada Izabela Patriota, diretora de Relações Internacionais do LOLA Brasil e colunista da Crusoé.
"Os governos Lula sempre usaram os ministérios para fazer sinalização. Mesmo que não apareça uma política pública para aquele setor, eles dizem: 'Temos até um ministério'. A verdade é que a gente precisa muito mais de políticas para o setor e de gente pensando como é a vida das empresas com menos de 60 funcionários do que de ministério para político ganhar título de ministro!", diz Magno Karl, diretor-executivo do Livres.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-09-14 08:52:25Lula, vc perdeu o foco! Procure incentivar a Educação, o Conhecimento, a Inovação. Aprenda a usar um computador pessoal e instrua-se. Em vez de gastar em empregos para incompetentes p/ se reeleger, aumente os salários de professores e triplique as verbas para as Universidades. Com isso vc irá marcar seu governo e poderá, talvez, entrar para a história e se redimir dos males que causou e continua causando ao seu país. O resto deixe para a iniciativa privada. Viva a LavaJato!
Maria
2023-09-14 01:21:42Luladrão cria ministério de acordo com o aumento do cabide.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-09-13 20:58:31O PT criou a JBS, que apoia o PT e Lula...A JBS não é uma micro empresa, deus donos têm jatinhos e toda a parafernália que os ricos compram, neste caso, c/ nosso dinheiro...Viva a LavaJato!
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-09-13 19:26:50OUTRO CAPACHO DO EX-PRESIDIÁRIO.
Luiz
2023-09-13 19:00:47O único sentido é o que vai sentir o bolso do contribuinte. Mais uma boquinha para apoiadores.
Luiz
2023-09-13 17:49:03Isso me faz lembrar o ministério da desburocratização, antiga criação do regime já defunto. Tanto lá como cá só vemos mudar a sigla que nos governa. É triste...
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-09-13 17:08:19Não tenho dúvidas disso, Duda. Você sabe que no Turquemenistão existe o Ministério dos Tapetes? Pode parecer brincadeira, mas é verdade. Só espero que o Lula não se inspire nisso para montar o Ministério do Sofá, e entregar a pasta à Janja.
Amaury G Feitosa
2023-09-13 16:20:42Se Ali Babá tinha 40 o Lula pode ter mais e se tiver de comprar pilantras com cargos no fim do desgoverno vai ter aí uns 199 ... bota na conta dos Manés !!!