Adriano Machado/Crusoé

Fator Bolsonaro impede agendas de Lula com Lira e Pacheco

06.05.21 15:33

As relações dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, com Jair Bolsonaro inviabilizaram encontros com Lula, segundo relataram aliados do petista a Crusoé. Articulada por emissários, a reunião entre Lira e o petista foi a primeira a subir no telhado — a conversa chegou a ser pré-agendada, mas o presidente da Câmara pediu o cancelamento, de olho na possibilidade de desgaste com o Planalto.

No caso de Pacheco, o convite para a conversa partiu de senadores petistas e, em princípio, a ideia era que ocorresse na residência oficial do parlamentar. Depois, as equipes dos dois articularam para que o diálogo acontecesse em um jantar na casa do líder da bancada do PT no Senado, Paulo Rocha.

A ideia do encontro na residência de um petista, porém, encontrou resistência. Isso porque Pacheco queria deixar claro o tom “institucional” da agenda e evidenciar que receberia Lula na condição de presidente do Senado, como fez chegar aos ouvidos de Jair Bolsonaro.

Diante do imbróglio, houve a tentativa de acertar o encontro para esta quinta-feira, num espaço institucional. A assessoria de Lula, no entanto, informou Crusoé de que a reunião seria inviável, dado que o ex-presidente passará a tarde entre conversas com embaixadores — a posição do Brasil em relação à suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual das vacinas contra a Covid-19 será um dos temas das reuniões.

Com isso, o encontro entre os dois não acontecerá. A bancada do PT, porém, não desistiu da conversa. A ideia é que Lula se reúna com Pacheco na próxima visita a Brasília, que deve ocorrer em cerca de 20 dias.

Ao longo desta estadia na capital federal, a primeira após o Supremo Tribunal Federal chancelar a anulação de suas condenações na Lava Jato, Lula recebeu uma série de figurões da política nacional, como o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, além de nomes alinhados à esquerda, a exemplo do deputado federal Marcelo Freixo e do senador Fabiano Contarato. O petista retorna a São Paulo nesta sexta-feira, 7.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vamos anotar os nomes desses políticos e empresários e dar o troco em 2022! Essa bajulação ridícula de um condenado por crimes contra a nação não pode ser tolerada! Basta de bandidagem!

  2. Vamos anotando os nomes desses políticos e empresários que fazem questão de se encontrar com Lula! São os inimigos do Brasil! Vamos cobrar essa bajulação ridícula de um ladrão condenado por ilícitos, que merecia estar atrás das grades, cumprindo pena por assaltar e corromper! Lula nunca mais!

  3. é absoluta perda de tempo os presidentes do senado e câmera se reunirem com sujeito que reabilitou a economia e geração de empregos no país Lyra e Pacheco tem uma agenda importante de reformas para serem pautadas e votadas

  4. Parece que o Jararaca começa despertar interesses de velhos companheiros da lista da Odebrecht para um aceno politico. Travestido de mártir da Lavajato,, o corrupto chefe do Lulopetismo atrai políticos ansiosos por garantirem o futuro numa possível onda anti bolsonarista. E o BR que se dane.

  5. Embaixadores, presidente da câmara e Senado, esse pessoal não tem vergonha de se ocupar com o ex presidiário? O que podem pretender de semelhante “encontro “?

  6. Que representação institucional tem o ex-presiário para ser recebido pelos Presidentes das duas casas do Congresso? Que autoridade tem para conversar com embaixadores sobre "a posição do Brasil" na quebra de patentes ? É muita petulância desse sujeito! Mas sempre acobertado por jornalistas que já não conseguem sequer disfarçar o seu pendor pelo bandido e seu partido. Tal é o caso desta matéria.

  7. Esse subespécie luladravalha já deveria ter ido tomar o chá das cinco fervendo, em companhia daquele do tridente vermelho, seu par, há muito tempo e deixado o POVO BRASILEIRO e o BRASIL em paz pra poderem defenestrar tranquilos a outra praga desgovernante vigente!!!!!

  8. Ô Pacheco, ô Lira, faz os encontros escondidos. O chefe não fica sabendo e vocês cunham o terceiro lado da moeda. Ô rapazes, o Bolsonero e o Lula, nenhum presta, mas o Lula tem uma vantagem sobre todos vocês: não deixa um pingo sem is e um c sem cedilha, çabiam?

  9. O Lula é pior que o Bolsonaro. Mas o Lula vence o Bolsonaro, pois é malandro. Digo que o Lula é pior, pelo menos até o momento, pois o Lula comprou o congresso, vários de seus ministros foram segundo eles mesmos declararam, meramente ratos de esgoto na corrupção sistêmica impantada pelo Lula no Brasil. A direita é só Bolsonaro? Mourão... A esquerda é só o Lula. Veja a subserviência do PSOL, partido que até onde sei, não é corrupto, mas sendo um satélite do PT, seria o quê: amigo da corrupção.

    1. De criminosos já basta a familicia bozista! É muita sacanagem tirar o traste do Lula da cadeia. O sonho de qualquer brasileiro de bem é ver Bozo e Lula tendo de dividir a mesma cela.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO