Fachin diz que violência nos EUA deve ‘colocar em alerta a democracia brasileira’
O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, divulgou nota para criticar a invasão do Congresso americano por apoiadores do presidente Donald Trump. “A violência cometida, nesse início de 2021, contra o Congresso norte-americano deve colocar em alerta a democracia brasileira. Na truculência da invasão do Capitólio, a sociedade e...
O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, divulgou nota para criticar a invasão do Congresso americano por apoiadores do presidente Donald Trump.
“A violência cometida, nesse início de 2021, contra o Congresso norte-americano deve colocar em alerta a democracia brasileira. Na truculência da invasão do Capitólio, a sociedade e o próprio Estado parecem se desalojar de uma região civilizatória para habitar um proposital terreno da barbárie”, argumentou o ministro do Supremo. “A alternância de poder não pode ser motivo de rompimento, pois participa do conceito de república”, acrescentou.
Na véspera, os ministros do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes já haviam se manifestado com críticas ao episódio. Nesta quinta, Fachin fez um paralelo com a situação brasileira. “Em outubro de 2022, o Brasil irá às urnas nas eleições presidenciais. Eleições periódicas de acordo com as regras estabelecidas na Constituição e uma Justiça Eleitoral combatendo a desinformação são imprescindíveis para a democracia e para o respeito dos direitos das gerações futuras”, disse o relator da Lava Jato no Supremo.
“Quem desestabiliza a renovação do poder ou que falsamente confronte a integridade das eleições deve ser responsabilizado em um processo público e transparente. A democracia não tem lugar para os que dela abusam”, finalizou o ministro do STF.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sergio
2021-01-08 11:35:40Tomara que as pessoas que tenham o poder já olhasse com temor sobre o 2022 !
Edmundo
2021-01-08 07:41:31Concordo plenamente com Ministro! O povo quando perde a paciência age com manada. Os poderes constituído fiquem alertam! Quando povo decide não poder que resistam. Todos devem fazer seu trabalho honestamente e não vem com vem ocorrendo no País.
Nisk
2021-01-07 18:02:43De acordo com a nossa Prostituicao, Leis foram feitas por canalhas corruptos e executada por vagabundos da corte. Aki só temos moleques a serviço do poder enquanto viver mas, lá a CONSTITUIÇÃO é a verdade e cumprida não importa kem errou. Nosso povo tbm deixa Muito a desejar ... só ladra e não morde. A zelite tomou conta do pensamento fútil e despreparo cultural nosso. Aí vem esse entogado e vomita democracia ... acorda povo.
PAULO
2021-01-07 17:49:30Perfeito senhor ministro Fachin. Quando tomei conhecimento da nota do fascista das Relações Exteriores, colocando que o clamor popular pode se sobrepor a instituições, eu garoto bobo do interior de Minas Gerais, entendi exatamente onde esse fascista quer chegar. No USA quem invadiu o Capitólio para subjugar a democracia americana? Donas de casas com suas panelas? Estudantes com os seus livros? Ou grupos armados supremacistas brancos? Esse tipo de gente que o fascista das RE defende.
Eunice
2021-01-07 15:50:30Seria o ocorrido ontem nos Estados Unidos, um trailer do.que pode acontecer em 2022 ou 2026, no Brasil? Autoridades Máximas e povo, fiquemos espertos!!!!
Suzane
2021-01-07 15:02:17É muito oportuno que o STF se manifeste mesmo, pois os fanáticos de lá são da mesma "escola" dos fanáticos daqui... Inclusive, os daqui já demonstravam sua agressividade pelas redes sociais ainda na campanha de Trump, demonstrando todo o seu radicalismo...
José
2021-01-07 13:11:53A República das Bananas tem um problema, o STF se acha um Conselho de Ministros e todos querem dar pitaco. FACCIN se atenha aos autos ...
José
2021-01-07 13:10:03Fique quieto FACCIN Se atenha aos autos
Carlos
2021-01-07 12:37:43Tem toda razão, principalmente tomar muito cuidado com os que querem retomar o poder sem as urnas.
Edmundo
2021-01-07 12:22:14Pergunto: Contra o abuso do STF em soltar bandido e tentar legislar no lugar do congresso e ocupar o poder executivo quem vai combater?