STF

Fachin critica ‘populistas que querem suas próprias regras para disputar eleições’

22.07.21 16:23

O ministro do STF Edson Fachin (foto) fez críticas veladas ao presidente Jair Bolsonaro nesta quinta, 22, durante sua participação em um evento da organização Transparência Eleitoral.

No Brasil de hoje não é de se espantar que um líder populista se recuse a obedecer as regras vigentes, que queira suas próprias regras para disputar as eleições e que se recuse a ter seu legado escrutinado pela sociedade no bojo de uma eleição política. É disso que se faz a democracia, de eleições periódicas“, disse Fachin.

A crítica aos “populistas que querem suas próprias regras” ocorre no mesmo dia em que o jornal O Estado de São Paulo publicou uma reportagem afirmando que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, teria dito ao presidente da Câmara, Arthur Lira, que se o Congresso não aprovar o voto impresso, não haverá eleição em 2022.

Para Fachin, o voto impresso é “pernicioso, antieconômico e ineficaz“.

O presidente Bolsonaro afirma que o voto impresso é necessário para evitar fraude nas urnas eletrônicas, apesar de não ter demonstrado evidências disso. Nesta quarta, 21, Jair Bolsonaro, que continua sem partido, voltou a prometer que apresentará provas de fraude nas eleições de 2014, em que Dilma Rousseff foi reeleita. O presidente afirmou que isso poderia ocorrer “na quinta ou sexta que vem“.

Fachin também cutucou Bolsonaro ao criticar políticos que não se filiam a partidos. “Os populistas nem se dão ao trabalho de estarem filiados a um partido político. Isso revela o descaso com que tratam a arena partidária na democracia“, disse Fachin.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que papo furado é esse é muito mais provável que sem a impressão do voto a possibilidade de fraude é maior seguindo a lógica de auditagem, comparando uma com a outra, isso é transparência.

  2. A "sensação térmica" na sociedade é a de que o primeiro golpe em nossa democracia foi dado pelo órgão incumbido de preservá-la. O STF assim o fez, ao anular com a " canetada" de apenas um dos seus, 07 anos de combate à corrupção promovido por 10 Magistrados de Carreira, diversos Procuradores concursados e doutos e um número incomensurável de Servidores Públicos probos e dedicados. "Se nada mais se legitima, tudo passa a ser possível ainda que ilegítimo". Deus nos ilumine! Namastê!

  3. O Fachin é petista de carteirinha. Ajudou a ressuscitar o Luladrão e agora já começou a fazer campanha pra ele. Quero que lula vá pro inferno!!!! 🤮🤮🤮🤮🤮

  4. As urnas atuais podem ser pré-programadas já com o objetivo de eleger quem o TSE assim o desejar, isso qualquer guri-pequeno já sabe. Outra! ... Essa urna é igual a maquininha de débito e crédito, só que com uma pequena diferença, não emite comprovante, já pensaram? ... Claro que nessa pendenga, o Carmem Miranda está junto com o Lulu ...

    1. Não idiota, o TSE substimou o MITO e roubou apenas 15% dos votos, o que não foi o suficiente, o PR teria sido eleito em primeiro turno. Quiseram roubar pouco para não dar muito na vista e SIFÚ.

    2. Pela sua lógica bozista e capenga, conclui-se que foi o TSE que elegeu o bozo!

  5. O voto impresso, na minha opinião, só interessa aos Coronéis, seus capangas e capatazes, aos maus pastores evangélicos, aos milicianos e ao clã Bolsonaro e seus capangas e milicianos submissos.

  6. E toda essa “eme” das reeleições tem a marca escatológica dos intestinos do FHC, o qual, urrando de vaidade, obrou na CF a maléfica emenda, e o fez como se rasgasse mesmo só uma tira de papel higiênico.

  7. Não vai ter voto impresso porque a maioria dos congressistas não querem. E isso é o suficiente. O resto é conversa para se manter na pauta do dia. Taoquei?

  8. O estadão divulga as fakes e os “aflitos de espírito” entram em desespero. Quem deve teme, o estadão irá se retratar? Pelo menos tem o dever de se retratar.

  9. Como pode um Ministro do SFT se sentir porta voz de mentiras espalhadas pelo Estadão. Além de petista e outros prejudicados, devia requerer aposentadoria e ir pra ruas fazer campanha pro PT. É uma intromissão indevida na vida política do País.

  10. Eu era plenamente favorável de ter a opção para auditar o resultado eletrônico das eleições, mas a forma como estão tentando conduzir isso, faz com que eu seja agora inteiramente contra.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO