Adriano Machado/Crusoé

Fábio Faria atua como bombeiro na briga entre o governo e o Congresso pelo orçamento

08.04.21 11:02

Além da ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, recém-nomeada com a missão de integrar o governo e o Congresso, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que também é deputado licenciado do Centrão, é um dos principais bombeiros na crise que envolve as emendas parlamentares.

O presidente Jair Bolsonaro tem até o dia 22 de abril para decidir se veta parcialmente o orçamento aprovado pelo Legislativo e que definiu um valor recorde de quase 50 bilhões de reais em emendas a serem remanejadas pelos deputados. Especialistas alertam que uma eventual sanção poderá abrir as portas para o impeachment do presidente, já que houve um subdimensionamento de despesas obrigatórias para liberar espaço para as emendas parlamentares.

Após o jantar que reuniu Bolsonaro e empresários na noite de quarta-feira, em São Paulo, Fábio Faria quis fazer um pronunciamento à imprensa e usou o tempo para desfiar elogios aos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. A dupla está enfurecida com o governo em razão do impasse relacionado ao orçamento.

“O recado foi muito claro: eles (empresários) estão muito satisfeitos com o novo Congresso, com o presidente Arthur Lira, com Rodrigo Pacheco, trabalhando em sintonia total com o presidente da República”, disse Fábio Faria, em um discurso pensado estrategicamente para tentar acalmar a cúpula do Congresso.

Na tarde desta quinta-feira, Jair Bolsonaro vai se reunir novamente com os ministros da Economia, Paulo Guedes; da Secretaria de Governo, Flávia Arruda; e da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos. O subchefe de Assuntos Jurídicos, Pedro César Sousa, e o advogado-geral da União, André Mendonça, também vão participar do encontro. Bolsonaro está preocupado tanto com as consequências jurídicas quanto com os efeitos políticos de eventuais vetos ou sanções do texto do orçamento.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os deputeiros e sentadores estão apenas cobrando o dízimo prometido pela vossa excremência o presidente genocida da república. Simples assim. Não é a primeira vez que o genocida promete alguma coisa e depois volta atrás por causa da repercussão negativa da medida. Isso aconteceu ano passado também. O Bozo Genocida pensa que consegue enganar as pessoas. Só os desmiolados, os jumentos e os bovinos caem nesta conversa mole do genocida!

  2. NESSE CASO O IMPEACHMENT SERIA O MELHOR RESULTADO. MAS COMO O BOZO É UM CAGÃO NÃO VEREMOS ISSO ACONTECER. RESUMO: VETARÁ O MÍNIMO E O CENTRÃO CONTINUARÁ DANDO AS CARTAS. ESSE MARASMO É TÃO PIOR QUANTO A PANDEMIA. TEMOS UM INCOMPETENTE QUE NÃO MANDA EM NADA E A QUADRILHA VAI AOS POUCOS TERMINANDO COM O RESTO DE ESPERANÇA EM TER UM PAÍS MELHOR. EM 2022 TEREMOS A CHANCE DE DAR UM BASTA NISSO TUDO. MORO PARA PRESIDENTE SERIA O MELHOR SINAL DE QUE O PAÍS AINDA TERÁ DIAS MELHORES. FORÇA E HONRA 🚔⚔🗡☠

  3. Fabio PatiFaria,como é mais conhecido lá pelas bandas do Nordeste onde vive seu papi,Robinson Faria ,um dos desastres mais recentes como governador do RN...tal pai ,.tal filho ,o primeiro é INCOMPETENTE, o segundo é UM PUXA SACO DESAVERGONHADO !!!

  4. Pelo amor de Deus,parlamentares! Sejam responsáveis e pensem no país uma vez na vida! Façam as reformas necessárias e abram mão de tantos privilégios!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO