Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A peregrinação da Ford no Congresso

13.03.19 16:01

O vice-presidente de Estratégia, Comunicação e Relações Governamentais da Ford, Rogelio Golfarb, fez nesta quarta-feira, 13, uma peregrinação por gabinetes de parlamentares no Congresso Nacional, em Brasília.

O executivo busca apoio para barrar iniciativas de deputados que querem acompanhar e fiscalizar o fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Na Câmara, nove deputados do PT e Alex Manente (foto), do PPS, apresentaram requerimentos pedindo a criação de uma comissão externa da Câmara para acompanhar o fechamento.

Manente também pediu informações à Casa Civil sobre incentivos fiscais e eventuais empréstimos concedidos pelo BNDES à Ford nos últimos cinco anos. O requerimento já foi aprovado pela Mesa Diretora e enviado ao governo.

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  1. Esses " fiscais " do PT, querem é continuar com sua fonte de renda e de apoio às suas campanhas porque fiscalização federal, estadual e municipal existe para quê então?

  2. Capitalismo sem riscos, mas com ajuda governamental. Quando tem lucros, o lucro é do capital. Quando tem prejuízos, me "dêem uma ajuda aí"...

  3. Manter ou não uma empresa é decisão de mercado. O governo faria bem em não se meter. Gera desemprego e desinvestimento? Gera. Mas então por que dão incentivos tributários, renuncias fiscais etc? Não deveriam dar nada, desoneração fiscal etc. Subsídios, subvenções. Somos ou não capitalistas? Capitalismo é risco. Por isso fazem juz a lucros...

  4. Sempre ouvi dizer que capital não tem pátria: vai para onde dá mais retorno. É uma lei inexorável. Se não consegue retorno que justifique, vai embora. Os sindicatos pressionam e o governo cede ou não de acordo com suas conveniências. Aí a empresa faz as contas e avalia, se lhe convém, fica. Se não, sai. Simples assim.

  5. Pois é, o socialismo comunista de sempre...o governo ganha na venda dos carros 54% e a empresa ganha 6%, "ótimo" negócio para quem mesmo?

  6. Que estranha essa atitude da Ford... será que não querem acompanhamento político por causa de algum problema, como poluição do solo ou irregularidades no chão de fábrica? Tem algum fio solto aí...

  7. Agora INEZ É MORTA!. Desde que o PT e os sindicatos encurralaram as indústrias no ABC, mais de 1000 deixaram nossa região . Tudo para fabricar um PRESODente.

  8. Eu acho que essas atitudes passam a mensagem errada para quem quer investir no Brasil. Agora não adianta ficar chorando sobre o leite derramado as políticas de incentivo para a indústria automobilística remontam dos anos 70 , nenhuma empresa vai devolver nada o que deve ficar é a lição de que não se deve privilegiar um setor em detrimento de outros porque como estamos vendo não adianta nada para o país.

  9. A Ford está “encolhendo” devido a sua própria incompetência “global” ! Os sindicatos, base dos partidos de esquerda, se locupletavam usando seus associados como massa de manobra!!

  10. Os ptralhas querem aparecer pois no desgoverno do partido/organização criminosa foram concedidas benesses em profusão que quase sempre privilegiavam o setor e favorecia a corja sindicalista. Fiscalizem os incentivos e o resto é problema da empresa. Safardanas!

  11. Muito simples estão autorizados a fecharem e restituir nosso país dos empréstimos do BNDES com valor corrigido. Depois basta pegar o boné e dar no pé.

  12. O Sr. Lula deu incentivos fiscais à indústria automobilística, com a desculpa de fomentar empregos; o que não aconteceu. O Sr. Michel aos 49 minuto do 2º tempo, concedeu subsídio de 1,5 bilhão de reais a esse setor para o desenvolvimento tecnológico dos produtos (automóveis), mentira deslavada, porque essas empresas já produzem veículos, nos USA e na Europa, que cumprem exigências dos governos e dos mercados, mais rigorosas do as nossas; logo não precisam de dinheiro para isso.

  13. O que me causou estranheza foi o PT querer acompanhar e investigar o fechamento da fábrica. Se houve recebimento de recursos para incentivo aconteceu no governo do ParTido . E aí , vão denunciar ou pedir propina?

  14. Incentivos fiscais pra montadoras pra mim é algo criminoso. Todos nós pagaremos impostos mais altos para compensar a renúncia de receita. Além do que alguém acha que os carros ficarão mais baratos ou os salários dos funcionários serão aumentados? Se assim fosse os carros no Brasil seriam de graça pois sempre o governo ajudou. E mais: quanto de propina recebe um governador igual o João Doria pra aceitar o lobby destes marginais das montadoras? Não quero mais pagar imposto !! Boicote JÁ !!

  15. Muito bem vinda essa comissão. Tem que investigar mêsmo, essas montadoras levaram montanhas de incentivo com a desculpa de criarem novos empregos e agora fecham fábricas. Só nesse país mesmo.

  16. o senhor repórter poderia fazer uma matéria completa com início , meio, e fim. poderia ainda buscar dados. técnicos e científicos para elucidar o tema abordado. estou verificando que esta revista somente atua de forma simplória sem embasamento técnico sobre o assunto parece mais uma fofoca.

    1. CONCORDO...assinei a Crusoé faz pouco tempo mas já estou comçando a querer cancelar

    2. Concordo! O post tá mais pro formato do Antagonista. Esperamos mais da Crusoé.

    3. Concordo que a Crusoe está se mostrando uma bela revista de fofocas... um parlamentar disse isso, um militar falou aquilo... mais parece um ti-ti-ti do que jornalismo sério. Este deve ter acabado definitivamente!!

  17. Chega de previlegiasse a indústria automobilística.! Todos devemos estar atentos aos previlégios dessa indústria. Estão há 60anos e ainda precisam de subsídios!!?

  18. Tem que apurar e punir quem deu incentivo sem cobrar modernização para acompanhar a concorrência. Privatizar, jamais como era a praxe no passado.

  19. Tem mesmo que cobrar o empréstimo e de quem aprovou sem exigir uma modernização compatível com o estado da arte pata concorrer com os modelos atuais. R não querer privatizar como no passado.

  20. essa é a tal politica de incentivos dos petralhas a empresas enormes que não precisam disso, é as pequenas empresas fechando

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