Reprodução

EXCLUSIVO – Vídeos comprovam que Pazuello mentiu sobre a oferta das vacinas da OMS

24.07.21 10:03

O governo brasileiro resistiu à compra de doses de vacinas contra a Covid-19 suficientes para imunizar metade da população brasileira, por meio do consórcio Covax Facility, em setembro do ano passado.

Vídeos de reuniões interministeriais obtidos por Crusoé com exclusividade mostram que o Ministério da Saúde ignorou alertas feitos pelo Itamaraty e, alegando se tratar de uma operação arriscada, aderiu à iniciativa coordenada pela OMS em quantidade mínima, com doses para somente 10% da população. 

Um dos argumentos do então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para não aceitar a maior oferta possível do consórcio de vacinas da OMS era o de que se tratava de uma negociação “nebulosa”. A cantilena foi repetida durante o depoimento de Pazuello à CPI no dia 19 de maio deste ano, com um agravante: o ex-ministro mentiu ao dizer que o preço inicial da vacina era de 40 dólares a dose.

Quem o contradiz é a embaixadora do Brasil em Genebra, Maria Nazareth Farani Azevêdo. No vídeo de uma reunião com representantes do Itamaraty e da Casa Civil, no dia 12 de agosto de 2020, Maria Nazareth diz que o valor inicial da dose era de 20 dólares, mas logo depois foi reduzido para 10,55 dólares. “O preço da dose baixou bastante. De 20 foi para 12…entre 12 e 16… e agora está sendo apresentado para nós a 10 dólares e 55 centavos”, disse. Os vídeos também mostram que faltou conhecimento de inglês para integrantes do governo entenderem o contrato do consórcio coordenado pela OMS.

É espantoso que, enquanto impôs uma série de obstáculos para aderir ao consórcio, que poderia fornecer vacina suficiente para imunizar até 50% da população, o mesmo Ministério da Saúde, comandado pelo general Pazuello, topou sete meses depois o valor de 15 dólares por cada dose da vacina indiana Covaxin, negociada por uma intermediária enrolada com a Justiça, a Precisa Medicamentos, e conversou com Luiz Paulo Dominghetti, um cabo da PM de Minas Gerais, sobre a compra bilionária de 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, em arranjo obscuro da empresa Davati, que admitiu não ter vacina nenhuma para vender.

Assista aos vídeos:

Pelo acordo, os países participantes do consórcio Covax Facility, coordenado pela OMS, fariam um pagamento adiantado para investir não em imunizantes oferecidos por intermediários duvidosos que nem sequer tinham vacinas disponíveis para vender ou por empresas envolvidas em escândalos, acostumadas a negociar por meio de offshores em paraísos fiscais, mas em uma cesta de até 15 vacinas em fase avançada de testes acompanhados diretamente pela OMS.

Num dos encontros registrados em vídeo pela Casa Civil, a própria embaixadora do Brasil em Genebra alerta sobre a repercussão política de não aderir ao consórcio. Fábio Marzano, secretário de Soberania e Cidadania do Itamaraty – braço direito do então chanceler Ernesto Araújo – chegou a dizer que o país viveria “um inferno” pela falta de vacinas se optasse por ficar de fora. “Acho muito difícil não termos ao menos uma vacina premiada”, emendou Nazareth.

A discussão, no entanto, se arrastou por semanas. Lançado em junho, o Covax tinha o dia 18 de setembro de 2020 como data limite para que países interessados fizessem a assinatura de contrato com a Aliança Gavi, uma entidade privada que opera o consórcio em parceria com a OMS e o Unicef. Três dias antes do prazo, Jair Bolsonaro ainda não havia decidido sobre a entrada no mecanismo, como atestou no vídeo obtido por Crusoé a subchefe adjunta do política econômica da Casa Civil, Talita Saito. A reunião ocorreu no dia 15 de setembro de 2020: “Eu bato sempre nessa tecla porque é importante deixar muito claro que essa decisão ainda não foi tomada. O presidente da República ainda não se posicionou sobre a entrada no Brasil no instrumento”. Talita ainda lembrou que, apesar da recomendação de vacinar 20% da população com imunizantes adquiridos via consórcio, o Ministério da Saúde insistia em imunizar apenas 10% dos brasileiros.

Os vídeos expõem também o amadorismo da equipe jurídica do governo com relação ao inglês, língua oficial dos documentos do Covax. Um parecer escrito por um consultor de carreira da Advocacia-Geral da União com atuação no Ministério da Saúde registrou que a falta do domínio da língua inglesa atrasou a análise do contrato. Durante as reuniões interministeriais, a consultoria de Pazuello pediu para que os papéis fossem traduzidos, o que acabou sendo feito pelo próprio Itamaraty.

Na noite do dia 17 de setembro, um dia antes do fim do prazo para confirmar a adesão ao consórcio, a consultoria insistia em uma “tradução oficial” feita pela Aliança Gavi. Foi preciso a intervenção da Embaixada do Brasil em Genebra para dizer o óbvio: a versão do contrato que prevaleceria seria a original, em língua inglesa.

O Itamaraty teve de pedir à Gavi uma extensão da data para a assinatura, uma vez que, até o último momento, a pasta da Saúde ainda erguia barreiras contra o acordo. Ao fim, o país foi um dos últimos a ingressar no Covax. E recebendo a quantidade mínima das vacinas ofertadas.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não entendi particularmente onde está o problema no video? Me pareceu apenas cautela, cautela esta que de fato deveria existir, haja vista não existir nenhuma vacina comprovadamente eficaz. V Crusoé e OAntagonista foi vendido a esquerda? Não que eu concorde com tudo do governo... mas é importante saber pois as reportagens já foram isentas, com críticas sólidas e decentes, porém há algum tempo há uma malícia explicita em vossas reportagens. Como peço para parar de assinar seu canal?

  2. Claro q foi editado seo ALEXANDRE.. são vários vídeos.. kkkkkkkk esses FEZES DE GUARIBA.. pra poderem escrever contra serve até algo q exponha o ANALFABETISMO DISFUNCIONAL deles.. kkkkkkkkk 🐒💩💩💩💩💩💩🐂 Conselhinho: sai da linha de tiro das fezes do guariba... tá te fazendo mto mal... e fecha essa boca.. q cê come tudo.. cruiz.. ainda bem q são pouco (UM), q fezes de guariba, pelo jeito, incapacita.

    1. Tanto faz. O importante é que o vídeo mostra que o Bozo fez de tudo para aumentar o número de mortos no Brasil. Ele é, portanto, um genocida.

  3. Desculpem os termos , mas existem outros alem de asquerosos, nojentos, farsantes, amadores, irresponsáveis, cruéis, bandidos, assassinos etc?

  4. Causa revolta ver tanto amadorismo somado a mau caratismo. Quantas vidas poderiam ter sido salvas, meu Deus. Todos devem ser responsabilizados!

  5. Tinha certeza de q essa embaixadora - MARIA NAZARETH ainda seria FUNDAMENTAL pra esse assunto. Tanto q salvei a matéria publicada em Crusoé em 29 de maio/21, sobre o telegrama q ela enviou em 11 de junho de 2020.. manifestando PREOCUPAÇÃO... SOLICITANDO PROVIDÊNCIAS..!!! ALERTANDO QUE IRIA FALTAR IMUNIZANTE..!!! Hein!! seo NYCO SEMVERGONHA, MENTIROSO.. ONDE Q TEM FAKE..?? Pra quem quiser conferir: https://crusoe.com.br/diario/representante-do-brasil-na-oms-alertou-sobre-escassez-de-vacinas...

  6. TUDO FAKE! Tudo editado, tudo montagem, até a musiquinha foi introduzida para criar um clima de terror entre os muares doutrinados. Querem destruir o Gal. Pazuelo e o Cel Élcio?, ,,, ESQUEÇAM! ,,,, PERDERAM, podem anotar aí em suas cadernetas sebosas, ... kkk!

    1. 1.Montagem? kkkkkkkk 2.Clima de terror? Nem precisava pois vivemos em clima de terror causado pelas omissões do governo. 3.Perdemos? Que bom então que voce nao mora no Brasil, pois se vc "nao perdeu" é porque nao vive aqui. 4. Anote: voce é complice.

    2. O que um gado imundo defensor cego de genocidas faz aqui?

    3. Nyco Penyco, Nyco Penico, o mais decrépito entre todos os muares, tentando espalhar fake news. Coitado! Eu já te falei ser bestial. Aqui não tem muar!

    4. É sério isso?! Claro q não, né? Só pode ser sarcasmo! Óbvio!

  7. de onde saíram esses advogados trogloditas , que nem sabem inglês nos dias de hoje o Inglês é essencial para tudo, que gente despreparada !!! como é que chegaram nesses cargos de importância?? na inciativa privada estariam desempregados !!!!

  8. Governo criminoso, diretamente culpado pelo trágico número absurdo de óbitos da Covid. Homicídios dolosos sob comando do presidente Bolsodelinquente !

  9. Resumindo, milhares de brasileiros morreram por causa do inglês! Além da fome de propina desses milicos inúteis e imprestáveis.

  10. Este general pateta Braga Neto, só faz merda! E complementa dizendo besteiras. Este tipo de milico envergonha as forças armadas e envergonha o Brasil além de prejudicar milhoes de brasileiros.

  11. Pois é…..e agora? O que vai acontecer? Porque parece que nesse país…..fica realmente tudo na pizzaria! Espero que desta vez seja diferente.

  12. Mesmo no exercito existem generais de segunda classe. O melhores militares ao atingirem anos de ofício se mantém atualizados e tem competência para qualquer missão. No entanto os que estão lá pelo soldo, deixam o tempo passar para mamar nas tetas gordas com enormes benéficos. Estes são só que andam com Bolsonaro. DUQUE DE CAXIAS ESTA REVIRANDO NO TÚMULO, CERTEZA.

  13. Nem é preciso ter vídeos!!!! Basta o resultado: CENTENAS DE MILHARES DE MORTOS, INCLUSIVE ASFIXIADOS POR FALTA DE UM SIMPLES OXIGÊNIO E A FRIEZA E OS DEBOCHES DA QUADRILHA DE GENOCIDAS!!!!!

  14. Como temos funcionários que pretendem analisar contratos do exterior analfabetos em inglês? Que gente sem a mínima condição de trabalhar no governo. Burros e incompetentes.

  15. Estamos assolado em um lamaçal de ban.didos, incompetentes e MAL INTENCIONADOS. O chefe da quadrilha (BolsoMiliciano) é quem dá o tom e o escalões abaixo seguem como um je.gue. Triste ver um país como o Brasil chegar a esse ponto. QUANDO VÃO TIRAR ESSE CANA.LHA DA PRESIDÊNCIA??

  16. Vontade de chorar. Quando prenderão esses criminosos? E por quanto tempo ficarão presos? Por muito menos Manson passou a maior parte da vida na prisão.

  17. É absurdo ver a displicência com que tratam a vida do povo. O amadorismo do MS é estarrecedor. Não ter ninguém que saiba inglês??!!!

  18. ATENÇÃO todos os ANTAS y Muares Doutrinados! ,,, A manifestação dos jumentos movidos a mortadelas "faiou". A CNN até que tentou "maquiar" alguns ângulos da "passeata" mas não deu certo, tal foi uma mixaria de manifestantes. A paulista estava literalmente VAZIA. Rio, Beozonte, Salvador, Floripa foram uma verdadeira vergonha. Por isso eu digo: Aguardem a nossa manifestação e depois morram de inveja.

    1. Nyco nycolix... vc é doente... tem sarna moral. Escabiose mental. Muquirana psíquica. Hemorroida sentimental. Resumindo: é um mimimi semfim. Vai ao médico do seu amiguinho imaginário... pra ele lhe dar a data do óbito do restinho de persona com q escreve aqui. Seu alter ego trans... vai te abandonar.

    2. PAULO Palhaço escute! ,,,, Sou totalmente contra a ideologia de gênero, portanto larga do meu pé sua bicha velha louca, .... kkk!

    3. Nyco Francysca Penyco, você é um delinquente. Com tanta corrupção que causou a morte de mais de 550 mil mortos p, você ainda vem para cá debochar dos mortos. A cadeia te espera ser decrépito!

    4. Nyco, você percebeu que eu consegui entrar na sua mente. Você fez os cálculos e constatou isso. O próximo passo Nyco, é entrar nos seus sonhos. Você assistiu o filme A Origem. Eu vou entrar nas camadas do seu inconsciente, ou seja, entrar cada vez mais fundo, nas profundezas do seu ser. Meu objetivo é torná-lo uma pessoa melhor. Mas no mínimo, você se sentirá realizado com às minhas penetrações no seu EU. MANTENHA A MENTE ABERTA NYQUINHO.

    5. Nico seu líder já era. Pode chorar, berrar, gritar, vai ser igual ao Trump, está fora. Eu votei no Bolsonaro porque iria leitar o centrão não o fez vou procurar outro que não seja o Lula também.

    6. Nyco, fico feliz em ver alguém nessa revista sem alminha sebosa, defensores das narrativas prontas e mentirosas.

  19. Patético, absurdo. Se for uma questão de ignorância e burrice já seria extremamente grave, mas cheira roubalheira a má vontade de Burronaro com a compra de vacina, seja com a OMS ou direto com laboratórios sérios, e o interesse sinistro em fechar a compra com picaretas

    1. Papuda é enviar para colégio interno católico! Precisam ser julgadoS pelo Tribunal Internacional de Haia! Lá não terão juízes preocupados em soltar bandido e prender o pessoal da LavaJato & Similares!

  20. Gostaria de ter os dados e a técnica suficientes para calcular os danos irreversíveis que a tragédia eleitoral de 2018 vai causar ao presente e, principalmente, ao futuro da nação brasileira, Um desastre atómico não teria piores consequências.

    1. Concordo com Renato. Tente analisar friamente, Carluxo. Livre-se de amarras e interprete sem partidarismos.

    2. Parabéns CRUSOÉ! O jornalismo de vocês é tão bom, que até gado bolsonarista e mortadela petista não só PAGAM, como também lêem e COMENTAM!!! Em 2022, precisamos eleger quem invista em EDUCAÇÃO! Até por aqui tem “leitor analfabeto funcional”!

    3. Parabéns Crusoé!! Vocês fazem o Melhor Jornalismo do pais. Só um Gado sem noção pode criticar e dessa forma tão estúpida.

  21. Alberto (Belém-Pa). Quem foi um mau militar nunca poderia ser um bom presidente, isso estava patente. Temos um mau-caráter na presidência da República que é responsável pela morte de milhares de brasileiros. As forças armadas brasileiras não podem e não devem contemporizar com um sujeito cruel e perverso como Jair Bolsonaro.Temos um presidente que apoia a devastação de nossas fflorestas e é responsável pela morte de milhares de brasileiros pois não permitiu a compra de vacina no tempo oportuno.

    1. É o horror de um governo de toupeiras, ignorantes, cavalgaduras, cujo objetivo é a corrupção oficializada e abonada por militares e civis da mesma laia do Sociopata Genocida, que não sabem nem a diferença entre tradução oficial para fins de contratação de serviços internacionais. Este vídeo é o retrato fiel e imoral do meu Brasil, das 550mil mortes, irresponsabilidade.

  22. Patetas e malandros ilustres. Essa gente enganou o povo e tomou o governo de assalto. São capazes de tudo. Até atentados contra ex-companheiros. Quem irá arrancá-los do poder q açambarcaram? Quem sabe faz a hora.

    1. #Dia12SetForaBolsonaro! E não se preocupem com o molusco! O 1º a cair levará o outro para … a cadeia! E quando setembro vier, já teremos até lá, metade da população vacinada! E com a gente nas ruas de novo, MUDAREMOS PRA VALER E NA MARRA a opinião dos “Liras do Centrão”

  23. É ou não é um show de horrores? E ainda acreditam que irá para o turno 2 de 22. So se a pesquisa da ex folha que o consórcio de “companheiros” realizar um milagre na pesquisa do Pt.

  24. Chega a doer na alma saber sobre os bastidores que selaram o destino de muitos brasileiros. Minha análise de tudo isso é que tivemos uma mistura de mau-caratismo, em prol de propina; negacionismo (10% da população vacinada como plano de ação comprova a tese nada científica da imunidade de rebanho); completa desorganização (até pra fazer uma tradução jurídica eles não tinham competência) sob o comando de um mentiroso patológico. Vidas se foram, famílias foram destruídas….

    1. Da mesma maneira que a mãe de um senador da república indiciado na LavaJato o substitui no Senado Federal, para que o filhote (antes petista ferrenho) assuma a Casa Civil!! BRASILSILSILSILSILSIL!

  25. POBRE brasil em pleno seculo XXI nao entendemos o portugues falado pelo PT e nossas "autoridades" entram em panico com o ingles .

  26. Obrigada de novo Crusoé, matéria perfeita, apesar de extremamente dolorosa. Viva a tecnologia, que ainda apareçam muitas provas das sabotagens e mentiras deste desgoverno.

  27. Bem, todo mundo sabia que o Bozo era genocida e o Pazu incompetente. Agora sabemos que as duas criaturas são genocidas. Tribunal de Haia nas costas dos dois delinquentes por crimes contra a humanidade. Ainda tem mais: todas criaturas que continuaram a apoiar o governo delinquente depois do primeiro ano de governo deverão ser condenadas a terem seus fígados comigo por urubus diariamente para sempre, para que elas possam se lembrar do grave crime que cometaram.

  28. Que ódio que dá esse bando de militar incompetente, sempre matando o próprio povo que deveria defender. No final das contas é sobretudo deles próprios que precisamos nos defender. Seja por nós matarem de doenças por quererem dar uma de médicos, seja por torturar e matar inocentes quando resolvem dar uma de ditador de republiqueta latino-americana.

  29. Essa postura constrangedora do representante da AGU é típica da maioria dos advogados públicos brasileiros. Se puder complicar e procurar pelo em ovo, não pensam duas vezes. Querem “conforto”. Sempre.

  30. Não entendo como um bando de analfabetos culturais podia dar certo!!! Joel Santana no inglês era expertise em pessoa !!! Milicada com ciúmes da roubalheira do PT , bora fazer o mesmo!!!! Deus como simbologia de seita como Arrecadação e corrupção; Universal, Mundial , Soares e Outras!!!! Política de esgoto , Centrão , Cultura , MAmbiente, Seguranca, Economica!!! Não vai dar certo NUNCA!!! Fora Cambada de Bandidos e Ladroes de Esperança !!!

  31. O vídeo serve também pra mostrar os DANOS causados por essa política de INDICAR apadrinhados para cargos importantes: aquele rapazote reclamando da dificuldade em traduzir textos em inglês é o exemplo mais gritante de como o Brasil NÃO PRATICA A MERITOCRACIA, mas adora um pistolão. Dá nisso: assassinato em massa! Governo INCOMPETENTE e IRRESPONSÁVEL!

    1. Boa Daisy!! Será que vocês da #CRUSOÉ podem investigar como esse incompetente foi parar lá? Será sobrinho do Ernesto (o Desonesto) ou amigo do bananinha, nomeado enquanto esperava seu amiguinho ser Embaixador em Washington? 🤦🏻‍♀️🙇🏻‍♀️

    1. E qualquer um é melhor que o Capetão! Que desrespeito aos brasileiros. Avante CPI! Justiça para os quase 550 mil brasileiros que não tiveram a chance de se vacinarem!

  32. Cuidado, não falem mal do general (eco) Pazuello, para não irritar os Cmts das FFAA, pois eles podem fazer uma nota ameaçadora a mando do Capitão Cloroquina. Se cagam de medo do Cloroquina e pensam que com suas notinhas vão intimidar os brasileiros.

  33. Dominghetti&pazuello ma che copia !! onde esta aquele papo de honra...blá,blá,blá militar. sem-pescoço sem carater sem coluna.

  34. Depois destas revelações e a constatação de tantas mentiras ditas na CPI, não é possível que tanto Pazuello quanto Élcio Franco não sejam responsabilizados e presos. Milhares de óbitos teriam sido evitados se esses 2 elementos sinistros estivessem no quartel, de onde nunca deveriam ter saído.

  35. Revista Crusoe, OBRIGADA! Espero que os responsáveis sejam punidos. Não aguentamos mais. Fora Bolsonaro e sua trupe! #12setForaBolsonaro

  36. 1- Você está diante de uma tomada de decisão, investir num mecanismo de compra de vacinas, cujo objetivo é minimizar os risco em apostas isoladas. O Brasil tinha apostado em 1 vacina, a da AstraZeneca. No consórcio apostaria em 15. Uma criança de 10 anos conseguiria analisar às variáveis e tomar a melhor decisão. Por isso que o general Pazzuelo mentiu na CPI quanto ao preço. Nada justifica tamanha incompetência. Aliás, agora que tivemos novos inputs, podemos processar melhor todo o contexto.

    1. 2- O governo adotou macabramente a estratégia da imunidade de rebanho pela contaminação. Paralelo a isso, sistematizou uma rede azeitada de fake news, p/ promover medicamentos ineficazes, gerando lucros exorbitantes p/ os participantes do Esquema. Essa negociação do Consórcio foi "nebulosa" para um governo, que ñ domina o inglês. AS NEGOCIAÇÕES COM A PRECISA E COM A DAVATI, SÃO NEBULOSAS P/ O CONTRIBUINTE, QUE Ñ CONHECE NEGOCIATAS. Aliás ñ são mais nebulosas, são à prova q o GOVERNO É CORRUPTO.

  37. Tem cheiro de podridão nisto tudo, é preciso aprofundar nesta investigação e esclarecer até onde o general está envolvido neste embrulho, ou é incompetência, ou um mentiroso mal intencionado. Os fatos revelados mostram que tem muita sujeira nisto tudo. Que se pronunciem os s citados suspeitos, devem satisfações ao país.

  38. Começo a acreditar que tínhamos que ter "um bolsonaro" mesmo no poder. Quero pensar que tudo isso não será em vão e que possibilitou vir à margem toda a podridão resultante das mazelas fruto de uma mistura entre crime organizado, milícias e a república! talvez estivesse na hora mesmo de tudo implodir... vamos acreditar nisso, senão piramos...é tudo inacreditável demais...!!

    1. Talvez você tenha razão; essa é uma oportunidade para repensar até mesmo as nossas relações: quem são os nossos próximos, onde estiveram esse tempo todo? Sob que capa escondiam-se nossos colegas de trabalho, irmãos, primos? Ou, onde estávamos nós, que não enxergamos esse mundo tão dividido no qual estamos? Passaremos pelo pior mas acho que queimamos algumas relações, talvez algumas gerações…

  39. Um representante do Exército agiu de má fé, ou seria incompetência? Bolsonaro realmente está levando todos junto com ele. Parabéns aos que se afastaram a tempo.

  40. provas e mais provas de um crime monumental cometido contra a população brasileira. Por incompetência, má fé, corrupção, ignorância... O fato é que houve crime. E precisa URGENTEMENTE ser punido.

  41. Por todas as mortes que poderiam ser evitadas, todos os envolvidos precisam ser presos e julgados no rigor da lei aqui e no exterior.

  42. Bozo Guariba é monstro genocida de seu próprio povo e quem ainda o defende não preza pela vida de seus semelhantes. Ideologia? Esse governo nunca teve uma, ela apenas é pasto para alimentar a manada de seres bestiais e dementados.

    1. Foi pura ignorância e falta de vontade porque o p r já tinha em mente a ideia tosca da imunização de rebanho. Tudo foi arquitetado para dar errado. Todos foram coniventes e são cúmplices do Tosco p r pela morte de mais de 540 mil brasileiros mortos. Agora os pacientes em recuperação da convide estão morrendo de infecção hospitalar. Não faltou 💰 para comprar CLOROQUINA. Que país é esse que o p r e o seu ministério da saúde ajuda o vírus a matar o seu povo? Bolsonaristas me respondam por favor.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO