Agëncia Brasil

Em sigilo, Funcef cobra R$ 1,3 bi da Petrobras por rombo do petrolão

24.07.21 12:00

A Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica, cobra 1,3 bilhão de reais da Petrobras na Justiça. A ação de improbidade, que corre em sigilo, foi movida no último dia 15 com base em prejuízos provocados pelos escândalos de corrupção na estatal.

O fundo de pensão foi um dos que fizeram aportes no FIP Sondas, criado para investir na Sete Brasil, empresa fundada para explorar o pré-sal. A Lava Jato descobriu que, na empresa, foi reproduzido o mesmo esquema de pagamento de propinas a partidos e executivos que já existia na Petrobras.

A ação se ampara na delação de parte dos executivos da estatal que foram indicados para dirigir a Sete Brasil, como Pedro Barusco e Eduardo Musa. Outros fundos de pensão prejudicados pelos esquemas chegaram a travar batalhas na Justiça e em cortes de arbitragem contra a petrolífera.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se a imprensa fosse responsável,não estaria promovendo o ex-presidente corrupto e estaria ajudando a achar uma terceira via!!! Pelo amor de Deus,ajudem a informar e educar o povo brasileiro,não fiquem a serviço de partidos!

  2. Não teve petrolão. Não teve corrupção. Lula e Dilma não roubaram. Lava jato gerou desemprego. Não tem que devolver nada pro funcef.

  3. Todo esse esquema foi armado pelo Lula, Dirceu, Dilma, Ciro Nogueira/Arthur Lira e sua turma do PP, Sarney/Bezerra/Calheiros e sua turma do PMDB. E estão todos livres, leves e saltitantes. Agora, temos novos esquemas armados pelo Progressistas, Republicanos e PL.

  4. O Ex-Detento, considerado o maior ladrão na história da humanidade foi o responsável maior pela rapinagem ocorrida na Petrobras, uma das maiores empresas do mundo, levando-a praticamente ao estado de falência. Felizmente e graças ao governo atual, em apenas dois anos a empresa foi totalmente recuperada, dando lucros e com os acionistas felizes da vida.

    1. Só para refrescar a memória, quem recuperou a Petrobras foi a eficiência da Lava Jato com as denúncias e investigações do petróleo, infelizmente hoje, nas mãos do maluco mentiroso, voltou às velhas práticas.

    2. nyco o teu sonho de consumo e um ménage com Leo índio e carluxo. quando tu sonha com isso tu tem um orgasmo e acorda todo cegando.

  5. Os brasileiros ainda estão pagando, o que se estenderá ainda por muitos anos, o butim sistematizado pelo Lula, e o maior corrupto do Brasil, ainda quer voltar a ser Presidente da República. Isso é incompreensível.

    1. o problema nao é ele querer e sim o brasileiro ainda votar nele

  6. Ué, as ações da Lava Jato são suspeitas, o juiz e os procuradores são considerados suspeitos, a bandidagem venceu. Perda de tempo entrar na justiça, perderam!

    1. Verdade. Depois que o Bozo assumiu, o governo trabalhou dito para mostrar que o escândalo da Petrobras não existiu.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO