Exclusivo: Palocci delata jornalista
O ex-ministro Antonio Palocci (foto) afirmou em um dos depoimentos de sua delação premiada que o jornalista Roberto D’Ávila, atualmente apresentador de um programa de entrevistas na GloboNews, serviu de intermediário e se ofereceu como uma espécie de "laranja” para arrecadar dinheiro para o filme “Lula, o filho do Brasil”, cinebiografia do ex-presidente, atualmente preso...
O ex-ministro Antonio Palocci (foto) afirmou em um dos depoimentos de sua delação premiada que o jornalista Roberto D’Ávila, atualmente apresentador de um programa de entrevistas na GloboNews, serviu de intermediário e se ofereceu como uma espécie de "laranja” para arrecadar dinheiro para o filme “Lula, o filho do Brasil”, cinebiografia do ex-presidente, atualmente preso pela Lava Jato.
Em depoimento prestado à Polícia Federal em abril de 2018, Palocci disse que a empreiteira Schahin, que mantinha contratos com a Petrobras, se ofereceu para remunerá-lo em troca de ajuda na renovação de um contrato com a estatal. Crusoé teve acesso às declarações.
Palocci afirmou que, renovado o contrato, sugeriu que a Schahin contribuísse também com o PT. Foi quando surgiu a ideia de propor à empresa que patrocinasse o filme. O ex-ministro conta que, àquela altura, havia sido procurado por Roberto D´Ávila, por indicação do próprio Lula ou de alguém ligado ao ex-presidente, pedindo ajuda para arrecadar os 5 milhões de reais necessários para a produção do filme.
Como Milton Schahin, o dono da empreiteira, estava satisfeito com a renovação de seu contrato com a Petrobras e se mostrava disposto a atender pedidos da cúpula do PT, Palocci sugeriu que ele ajudasse com recursos para o filme sobre Lula. Foi quando o ex-ministro passou ao empreiteiro o contato de Roberto D’Ávila. O jornalista era, à época, produtor do filme.
Um trecho da delação é especialmente grave. Segundo Palocci, D’Ávila disse que poderia atuar como uma espécie de "laranja" caso empresários interessados em colocar dinheiro no filme preferissem não aparecer. O ex-ministro afirma, ainda, que o jornalista lhe ofereceu uma comissão sobre os valores que viesse a arrecadar. Eis um trecho do depoimento de Antonio Palocci:
Na delação, Palocci disse também que o Palácio do Planalto atuou diretamente para beneficiar a Schahin na Petrobras. Ele cita nominalmente a ex-presidente Dilma Rousseff, que naquele momento era ministra da Casa Civil. Afirma que, depois de ter sido procurado por Milton Schahin, que buscava ajuda para a renovação do contrato, procurou Dilma. E que ela, então, se comprometeu a receber o empresário para resolver as pendências da empreiteira. Deu certo.
Assim resumiu Palocci:
As declarações de Antonio Palocci sobre Roberto D'Ávila e a empreiteira Schahin constam do terceiro depoimento prestado pelo ex-ministro como parte do acordo de delação premiada firmado com a Polícia Federal.
Procurado por Crusoé, Roberto D'Ávila disse que Palocci mentiu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Wellington
2019-01-25 23:35:34Afinal, Roberto produziu ou não o filme? Em caso afirmativo, não adianta em nada Roberto dizer, mil vezes, que "Palocci mentiu"
Brasilino
2019-01-24 18:49:16Para a Polícia, todos são suspeitos até prova em contrário. E assim deve ser. Para a Justiça, todos são inocentes até prova em contrário. E assim deve ser também. Para a imprensa, todos, menos alguns da laia, são culpados, mesmo sem provas. E assim não deve ser.
Lucia
2019-01-24 02:18:54Não me admiro! Sempre fez campanha deslavada pra esquerda. Acusou a Lava-Jato de tendenciosa, Bolsonaro de fascistoide, e “desconhece” descaradamente as falcatruas do Luladrão no seu programa de entrevistas. Um jornalista esquerdopata típico!!
Hélio
2019-01-24 01:23:54Essa coisa chamada de Lula, está mais é para algum tipo de excrescência.
Cirval
2019-01-23 19:53:47Come quieto.
Luiz
2019-01-23 18:47:23tudo é possivel até que se prove o contrario e mesmo quando ha provas solidas os acusados sempre alegam que o delator não tem provas, são elucubrações
Omar
2019-01-23 15:49:53palhaçada como sempre
Isaias
2019-01-23 13:45:48Ou seja, Lula, o filho do Brasil, na verdade é o pai da corrupção, até seu filme de autopromoção é fruto de roubo do dinheiro público
Sheila
2019-01-23 13:45:27E agora? Esse é mais um caso "ele disse ele nega" ou o Palocci pode provar o que diz?
Claudia
2019-01-23 13:41:04Tudo vai ficando mais claro !!!!