Agência Brasil

Exclusivo: Palocci delata jornalista

22.01.19 19:17

O ex-ministro Antonio Palocci (foto) afirmou em um dos depoimentos de sua delação premiada que o jornalista Roberto D’Ávila, atualmente apresentador de um programa de entrevistas na GloboNews, serviu de intermediário e se ofereceu como uma espécie de “laranja” para arrecadar dinheiro para o filme “Lula, o filho do Brasil”, cinebiografia do ex-presidente, atualmente preso pela Lava Jato.

Em depoimento prestado à Polícia Federal em abril de 2018, Palocci disse que a empreiteira Schahin, que mantinha contratos com a Petrobras, se ofereceu para remunerá-lo em troca de ajuda na renovação de um contrato com a estatal. Crusoé teve acesso às declarações.

Palocci afirmou que, renovado o contrato, sugeriu que a Schahin contribuísse também com o PT. Foi quando surgiu a ideia de propor à empresa que patrocinasse o filme. O ex-ministro conta que, àquela altura, havia sido procurado por Roberto D´Ávila, por indicação do próprio Lula ou de alguém ligado ao ex-presidente, pedindo ajuda para arrecadar os 5 milhões de reais necessários para a produção do filme.

Como Milton Schahin, o dono da empreiteira, estava satisfeito com a renovação de seu contrato com a Petrobras e se mostrava disposto a atender pedidos da cúpula do PT, Palocci sugeriu que ele ajudasse com recursos para o filme sobre Lula. Foi quando o ex-ministro passou ao empreiteiro o contato de Roberto D’Ávila. O jornalista era, à época, produtor do filme.

Um trecho da delação é especialmente grave. Segundo Palocci, D’Ávila disse que poderia atuar como uma espécie de “laranja” caso empresários interessados em colocar dinheiro no filme preferissem não aparecer. O ex-ministro afirma, ainda, que o jornalista lhe ofereceu uma comissão sobre os valores que viesse a arrecadar. Eis um trecho do depoimento de Antonio Palocci:

Na delação, Palocci disse também que o Palácio do Planalto atuou diretamente para beneficiar a Schahin na Petrobras. Ele cita nominalmente a ex-presidente Dilma Rousseff, que naquele momento era ministra da Casa Civil. Afirma que, depois de ter sido procurado por Milton Schahin, que buscava ajuda para a renovação do contrato, procurou Dilma. E que ela, então, se comprometeu a receber o empresário para resolver as pendências da empreiteira. Deu certo.

Assim resumiu Palocci:

As declarações de Antonio Palocci sobre Roberto D’Ávila e a empreiteira Schahin constam do terceiro depoimento prestado pelo ex-ministro como parte do acordo de delação premiada firmado com a Polícia Federal.

Procurado por Crusoé, Roberto D’Ávila disse que Palocci mentiu.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Afinal, Roberto produziu ou não o filme? Em caso afirmativo, não adianta em nada Roberto dizer, mil vezes, que "Palocci mentiu"

  2. Para a Polícia, todos são suspeitos até prova em contrário. E assim deve ser. Para a Justiça, todos são inocentes até prova em contrário. E assim deve ser também. Para a imprensa, todos, menos alguns da laia, são culpados, mesmo sem provas. E assim não deve ser.

  3. Não me admiro! Sempre fez campanha deslavada pra esquerda. Acusou a Lava-Jato de tendenciosa, Bolsonaro de fascistoide, e “desconhece” descaradamente as falcatruas do Luladrão no seu programa de entrevistas. Um jornalista esquerdopata típico!!

  4. tudo é possivel até que se prove o contrario e mesmo quando ha provas solidas os acusados sempre alegam que o delator não tem provas, são elucubrações

  5. Ou seja, Lula, o filho do Brasil, na verdade é o pai da corrupção, até seu filme de autopromoção é fruto de roubo do dinheiro público

  6. Boa tarde. O Brasil realmente é uma terra maravilhosa. Roubam, roubam, e continuamos de pé. Vai aparecer ainda muita gente, que jamais pensariamoos que estivessem envolvidos.

  7. Esse Roberto D'Ávila, é o famoso faz de conta, sou de todos, contanto que eu fature. A quem ele engana?! Só trouxas e Manés !!!

  8. Esse Roberto DÀvila não vale metade do que defeca. Faz parte da quadrilha que sempre mamou nas tetas do Governo; de qquer Governo que lhe pague uns caraminguás. Faz qquer negócio, qquer entrevista que lhe renda uns trocados. Trabalha na empresa certa!

  9. Esse Schahin não é o mesmo do caso Celso Daniel? Pelo raciocínio lógico da Globo podemos afirmar então que Roberto D’Avila, jornalista da facção Globo, tem provável envolvimento com o assassinato do ex Prefeito de Santo André? É só uma pergunta.

  10. Ontem assisti ao Jornal das 10 para saber se iriam noticiar a denúncia contra o D'ávila. Como era de se imaginar, nada. Hoje, depois de quase 1 anos, abrir o O Globo on line e igualmente nem um comentário sequer. Isso prova o jornalismo parcial que eles sempre fizeram. Não são um grupo sério e merecem ser ignorados por todos. Na hora de acusar os adversários, as mais tênues denúncias são tratadas como absoluta verdade. Agora que atinge alguém da casa, ficam covardemente em silêncio. São um lixo!

  11. Os Petralhas atacaram por todos os lados ! Sugavam dinheiro dos empresários de todas as formas . Uma cooperação do Mal ! No final o povo é quem pagava todas as contas ! Não é atoa que quebraram o País !

    1. Com certeza vai, mas para limpeza a cara do pilantra dessa mer toda...

  12. Tanta falcatrua para produzirem um peça de culto à personalidade de um criminoso, conforme decisão da Justiça, e que cumpre a devida pena. Tragicamente ridículo.

    1. Exato. Fora o fato de que, em 99% dos casos, "biografias" são produzidas apenas após a morte do biografado. Obviamente, no caso do Molusco isto não seria útil já que a intenção principal era exatamente de incentivar o culto à sua personalidade corrupta.

  13. Curiosamente... as duas únicas entrevistas que vi deste Roberto D'Avila foram (pasmem!) com Sarney e Renan. Fiquei com a evidente impressão que ambos (Sarney e Renan) o tinham na mais alta conta. Foi desta época que comecei a ter horror dele...

  14. Kkkkkk quero ver cair a casa de todos esses canalhas!! Faltam os Noblats, falta o Chico Pinheiro, falta uma porção de vagabundos!!!

    1. Considerando que o atual presidente vai dar certo, essa é a esperança de todo brasileiro que quer de fato o bem do Brasil. Penso que devemos caminhar já trabalhando a continuidade desde governo na próxima eleição presidencial. A podridão moral, a corrupção enfim o aparelhamento geral, demanda um trabalho enorme que será combatido ferrenhamente pelas forças retrógradas que são muito fortes. Esses 4 anos primeiro mal dará para desenstalar as forças ocultas, como esse caso do jornalista citado.

  15. Acabou o sossego para esse jornalista vermelho, saiu da zona de conforto e daqui para frente ele que se prepare para o tsunami que vira.

  16. A acusação contra o jornalista é grave e ele vai ter que provar que Palocci esta mentindo. Acredito que vai ter grandes contrariedades daqui por diante.

  17. Já conclui a tempos. Em uma próxima encarnação quero ser jornalista. Dificilmente são citados fazendo algo errado. Um protege o outro e o outro protege o um. Somente casos que não tem como esconder, não é Pimenta ? Por onde andas ?

  18. A Rede Globo tem interesse funanceiro e ideológico para inviabilizar o governo Bolsonaro. Mas ficou mais claro agora que seus jornalistas possuem interesse individual nesses ataques contra a família Bolsonaro. #ForaGloboLixo

  19. Interessante é que nestes comentários não estou vendo aqueles "esquerdinhas de plantão" que vivem espinafrando. Puxa, onde será que eles estão?

    1. Só 99,9%? Quer dizer que de cada 1000 jornalistas acharemos 1 isento? Será?

  20. Será que D’Ávila, em suas entrevistas pré-eleição, favoreceu a esquerda em retribuição à bolada recebida pro filme?

  21. Que degradação moral está toda a sociedade brasileira. Para resgatar os valores de ética, respeito não será nada fácil. O poder no Brasil está literalmente em decomposição.

    1. Certamente não será demitido como foi o indispensável William Waack.

  22. Você ja viu um esquerdista honesto? Não são só "desonesto intelectual" mais conhecido como mentiroso, são desonesto na vida prática mesmo. Amigão e admirador de Leonel.

    1. O cara era produtor do filme Qual é a dúvida ? Palocci está prestando um grande serviço ao Brasil Errou muito ! Mas teve ao menos a " dignidade " em entregar todo esse esquema sujo ! No qual diga-se de passagem, ele não se auto exclui dos Esquemas Criminosos

    1. Isso, vai COAF, mostra sua cara, suas entranhas, o Flávio já era , fez merda. Mas peguem os outros também, ou vcs sáo do Inmetro, de pesos e medidas.

    1. Ricardo, que comentário perfeito, é muito bandido por metro quadrado neste pobre Brasil.

    1. considerando que o atual presidente vai dar certo, é a edperanca

    2. a mera intenção como diz vc já demonstra o viés de conduta e a índole do indivíduo que não tem ética, e tudo faz , até participar de corrupção ou se oferecer pra ser cooptado para causas escusas apenas para levar vantagens. que nome o Sr daria a esse tipo de gente??

    3. Não importa como dizem os jornalistas: Não é necessário divulgar a fonte; Levanta a suspeita , cria a pauta bomba e vida que segue. Se não for verdade só afeta ele e sua família . Enquanto isso : COAF divulga “espontaneamente” movimentação financeira do D’Avila; Globo divulga manchete e JN relata os fatos com direito de defesa do D’Avila.

  23. Esses jornalistas, pretensamente honestos, teem a maior saudade do Lularapio por isso. Pegaram dinheiro adoidado! Nosso dinheiro, claro.!!

    1. Por isso sempre tentaram - e tentam ferrar Bolsonaro. O pai dos ricos não deixava de pagar uma mesada para mentirem ao seu comando.

  24. Vejam com quem esse jornalista é casado e o que a esposa dele fazia. Aí nós entenderemos muita coisa no judiciário brasileiro.

    1. A PGR não quis homologar a delação de Palocci. Podemos imaginar o por quê. Essa delação com a PF não pode abordar quem tem foro privilegiado. Sonho com o dia em que Dallagnol assuma a PGR.

  25. Esperando ancioso o que a Globonews vai falar!!! É muito bom uma coisa dessa, se o Palocci não tivesse sido tão safado poderia até gostar dele!

    1. Muitos jornalistas devem estar envolvidos, se não por corrupção , por mas por manipulação do povo.

    2. Acredito que seja só a ponta de um enorme iceberg! Que podridão!!

    1. É só o que tem nessa Globolixo Outros virão Fecha logo essa droga que só presta pra servir os famigerados Bandidos !

  26. Quando se pensa que está puxando uma pena aí aparece uma galinha inteira. Estou esperando que esses depoimentos sirvam para punir essas quadrilhas.

    1. Nunca confiei nesse calhorda do Roberto D’Avilla!!! Suas perguntas poupando os vermelhos eram evidentes!!! Safado!!! Mais um global no chiqueiro!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO