Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Exclusivo: Gilmar Mendes recebe sem trabalhar e UnB cobra R$ 20 mil

05.07.18 16:42

O ministro Gilmar Mendes é alvo de processo interno da UnB para devolver 20 mil reais que a universidade entende que ele recebeu indevidamente durante período em que estava de licença e não trabalhou como professor. Procurado por Crusoé, Gilmar Mendes disse que devolverá os valores cobrados pela universidade.

Além de membro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes é professor concursado da universidade. Mas, nos últimos anos, vem acumulando funções na Justiça Eleitoral e no Instituto Brasiliense de Direito Público, o IDP, faculdade que fundou e com a qual fez fortuna.

Gilmar Mendes está de licença da UnB desde 2014 e, no ano passado, renovou o afastamento até 2020 – usando o limite de seis anos autorizado pela lei. Acontece que, apesar de estar afastado das salas de aula, ele recebeu salário. Agora, a universidade vai cobrar que Gilmar Mendes devolva os valores que recebeu sem trabalhar.

“A remuneração paga se deu no intervalo entre os dois registros de afastamento, e está sendo objeto de processo de restituição ao erário. Todos os valores pagos em desconformidade legal estão sendo considerados no processo de restituição ao erário, que já se encontra em curso na UnB”, diz a universidade em nota enviada a Crusoé.

De acordo com a UnB, em razão dessas licenças, ele não deu aulas nos dois semestres de 2017. Mas, segundo o Portal da Transparência, recebeu de 3 mil reais a 5,5 mil reais entre agosto e dezembro de 2017. Até décimo terceiro salário, Gilmar ganhou no ano passado.


De acordo com a UnB, o valor a ser cobrado é de exatamente 20.728,54 reais.

“No primeiro semestre de 2017, o professor também estava gozando de licença não remunerada e não desempenhava atividades junto à UnB. No início do segundo semestre de 2017, o professor estava afastado de suas atividades e, portanto, não havia a previsão de que estivesse integrado às atividades acadêmicas. A UnB concedeu nova licença quando o pedido foi formalizado. Os afastamentos previstos em lei geram substituição de docente”, diz a universidade.

Em nota, o ministro afirmou que aguarda a emissão da guia de pagamento para ressarcir os valores. Gilmar Mendes disse, ainda, que situação similar aconteceu quando ele tirou licença em 2014.

“O ministro Gilmar Mendes esclarece que qualquer valor recebido indevidamente da Universidade de Brasilia será ressarcido. Antes de sua licença vencer, em 17 de agosto de 2017, foi feito pedido de renovação. Neste ínterim, ocorreram pagamentos indevidos, já identificados. Foi solicitado que  os cálculos fossem feitos. Aguarda-se geração de GRU para efetuar o pagamentos. Fato semelhante ocorreu em 2014”, diz a nota.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Há dez anos, o nobilíssimo jurista e professor da USP DALMO DALLARI publicou artigo que gerou polêmica em que sustentava: “Gilmar Mendes no STF é a degradação do Judiciário”. Com o passar dos anos vemos que o ilustre professor estava coberto de razão.

    1. Esse tal pica das galáxias citado por você - Dallari, é o mesmo da comissão da "verdade "? Se for não têm credibilidade nenhuma.

  2. Age como marginal e como tal, feito mafioso, tenta se impor à nação atropelando o próprio colegiado do STF, igual o bandido Toffoli: tomando decisões de ofício. Estamos cansados destes vagabundo que a toda hora rasgam a Constituição.

  3. Em qualquer país sério, isso seria motivo de grande constrangimento, já que lança dúvida sobre a idoneidade moral do magistrado. Se ocorreu um erro e ele certamente soube muito antes dessa reportagem, deveria adiantar-se em ressarcir o erário o mais rápido possível e antes que a notícia viesse a público. No entanto, estamos no Bananolândia...

  4. Gillmar Mendes, se eu receber um dinheiro indevido, vou comunicar oficialmente e devolver. A GRU já gera todas as informações necessárias para devolução ao erário, assim não precisa aguardar a universidade mandar o boleto. Ou cara pálida, você tem que ser defenestrado da vida pública.

  5. Pra esse senhor de caráter duvidoso é fácil, é só mandar o valor a ser ressarcido que ele devolve. Penso que ele tem que devolver o dinheiro que os governadores injetaram na sua faculdade. Dinheiro dos contribuintes.

  6. Quer dizer que o ministro não é "Deus" o tempo todo não? Ele cumpre rigorosamente a Lei de Gerson e também faz como os espertinhos, que reclamam se falta alguns reais no contracheque, mas cala-se se a grana cai lá indevidamente.

  7. Gilmar Mendes deve estar com ódio mortal da Crusoe. Se o ódio estiver rolando, é sinal que a Crusoé está no caminho certo! #gilmarMendesSafado

  8. A mim parece que Gilmar, que deveria ter a iniciativa de ressarcir o erro, ficaria com o recebimento indevido caso ninguém reclamasse. Como pode um sujeito desses como ministro do Supremo? Lamentável, inacreditável!

  9. Esse safado, já não basta o tanto que ganha pra soltar bandido, está milionário com dinheiro de corruptos. E ainda recebe o que não lhe é devido e fica quieto. Esse verme tem que ser preso, torturado e morto, como fez o exército com esse tipo de gente, quando tinha homens nas forças armadas.

  10. Ninguém pode receber mais que um salário quando serve a dois ou mais Ógãos Públicos diferentes, seja por comissionamento ou concursado. O Servidor pode escolher de qual deles prefere receber.

    1. Isso ai pode ser um equívoco. Os desvios reais dele são de milhões e dificilmente apareceriam...

  11. Anote aí canalha, quando a velhice chegar e a autonomia for pro saco, sua mente carcomida e doente lhe trará lampejos de que... tudo lhe será cobrado na mesma proporção que lhe foi dado. É só uma questão de tempo e você não perde por esperar!

    1. A colheita na velhice é obrigatória Nem td dinheiro do mundo vai lhe dar paz de espírito

  12. Pensem quanto ele não recebe para dar essas decisões no STF na calada da noite. O indivíduo é o maior câncer da República, e só temos que ficar tristes que a atual PGR é amiga desse mal caráter e o blinda de pedidos de impedimento e impeachment.

  13. Acredito que, por serem irrelevantes tais valores, tenham passado desapercebido. Se a própria universidade não controlou isso imagina o cara que tem grana pra comprar o própria universidade!? Esse é o nosso ministro, o milionário que trabalha por esporte ou por desaforo

  14. Recebeu, sabia que era indevido, porem não devolveu espontaneamente! Isto mostra o caráter deste verme, que se não fosse descoberto, jamais teria devolvido. Este é o sujeito que ninguém confia e que é o Ministro Supremo deste país!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO