Adriano Machado/Crusoé

Ex-procuradores pedem a Aras que denuncie Bolsonaro

29.01.21 16:21

O ex-procurador-geral da República Claudio Lemos Fonteles, a ex-procuradora federal dos Direitos do Cidadão Deborah Duprat, além de outros três ex-integrantes do MPF e um desembargador, pediram nesta sexta-feira, 29, que Augusto Aras denuncie o presidente Jair Bolsonaro (foto) por causa de sua postura frente à pandemia do novo coronavírus.

O grupo quer que Bolsonaro seja enquadrado no artigo 247 do Código Penal, que prevê pena de de 10 a 15 anos de reclusão a quem “causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos“. A penalidade pode ser duplicada se o ato resultar em morte.

Jair Bolsonaro sempre soube das consequências de suas condutas, mas resolveu correr o risco. O caso é de dolo, dolo eventual, e não culpa”, diz o documento. A representação amplia a pressão sob Aras, criticado pela conduta permissiva diante do presidente.

O grupo crê que Bolsonaro tenha cometido crime em diferentes situações. A lista conta com discursos contra a obrigatoriedade da vacinação, com lançamento de dúvidas sobre a eficácia dos imunizantes; ausência de providências necessárias para a distribuição das vacinas pelo país; imposição de obstáculos à produção e aquisição de insumos; ausência de resposta do governo brasileiro à oferta da Pfizer; apologia ao uso de medicamentos comprovadamente ineficazes; e a má utilização de recursos públicos com a produção em larga escala de cloroquina e hidroxicloroquina pelo Exército brasileiro.

Assinaram, além de Duprat e Fonteles, o desembargador Manoel Lauro Volkmar de Castilho, o subprocurador aposentado Paulo de Tarso Braz Lucas, os ex-procuradores dos direitos do cidadão Alvaro Augusto Ribeiro Costa e Wagner Gonçalves.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Estamos MENOS PIOR que 20 países em óbitos por milhão, entre Bélgica, Reino Unido, Itália, Bulgária, Espanha, França, Suécia e Portugal entre MUITOS outros. Por que CRUSOÉ não nos informa os FATOS que justificariam os procuradores "exigirem" . Por que não nos apresentam o DOCUMENTO assinado, em nome da tão apreciada e democrática TRANSPARÊNCIA ? Se o Brasil estivesse entre os três países com mais óbitos, até poderia concordar, mas não está, pelo contrário. E SP de Dória, NADA. Muito + óbitos.

  2. Não há dúvida que Bolsonaro responde por seus prepostos. É Princípio Universal de Direito. Eduardo Pazuello é um mero cumpridor de ordens. Ele próprio já declarou: "Um manda, outro obedece."

  3. Concordo Antônio Passou a ser uma revista parcial se juntando a maioria dos veículos de comunicação Já pedi para cancelar Fevereiro é o último mês

  4. Fiz a assinatura da Crusoé há pouco tempo, mas só vejo reportagem contra o governo federal. Não existe mais ninguém a ser investigado pela revista???

  5. Estamos vivendo dias estranhos no Brasil. O mundo vai em busca das vacinas. Bolsonaro rejeita as vacinas e compra milhões em cloroquina. É ponto pacífico no mundo, que devemos usar máscaras e manter um distanciamento físico. Bolsonaro e sua claque abominam isso. Hoje somos o pior país no enfrentamento da pandemia. Temos um general incompetente no Ministério da Saúde, que não conseguiu inferir, mesmo avisado, do caos que ocorreria em Manaus. Dias estranhos. Seria bom voltar a normalidade

  6. quando este pesadelo acaba? ninguém aguenta mais tanta sandice deste desgraçado que brinca de presidente da república, um grande e notório Filho da Puta!

  7. Estão morrendo mais de mil (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) brasileiros por dia. Mais de 200 mil já morreram. O presidente continua a sabotar as medidas de prevenção e não mexe uma palha para conseguir vacinas para a população. E há quem ache isso normal, que não há crime.

    1. Vc ainda está esperando o príncipe encantado no cavalo branco? Papai Noel não existe! Vírus não tem nacionalidade ! Vírus se combate com planejamento e compra de VACINAS. Milhares morreram pq acreditaram no seu Minto ! Usaram cloroquina , se aglomeravam, se contaminaram e morreram . Comportamento do PR foi e é criminoso ! Só não vê quem não quer!

    2. Não querida mérdia. O Bozo é o principal culpado pela pandemia e mortes no Brasil. O merdão que vc idolatra fez questão de incentivar q as pessoas disseminassem o virus e não respeitassem os semelhantes. Ele, assim como os retardados ideológicos que o seguem cegamente, são os verdadeiros culpados pelo caos instalado no Brasil, pela economia em frangalhos e pelas mais de 200mil mortes. Bando de monstros desprezíveis que não merecem viver no meio da sociedade.

  8. O senhor Cláudio Fonteles teve alguma atitude quando Lula, que o nomeou, foi desmascarado pelo Mensalão? Não, claro que não! Aliás, Fonteles, a última vestal da Casa da Luz Vermelha participou das articulações de FHC para livrar a cara de Lula. Daí, veio o Petrolão. Sondagem Paraná Pesquisa crava que Bolsonaro bate quaisquer oponentes na corrida presidencial. Isso, claro que vai levantar mais desvarios da esgotosfera e seus robôs do gabinete do ódio.

    1. Lourival, João Doria vence o Bolsonaro no segundo turno. Bolsonaro atingiu o seu pico, mas deve ter um derretimento, a medida que seus erros no enfrentamento da pandemia, for entendido pela massa. Doria, que agora está sendo mais conhecido no Brasil inteiro, já parte de um percentual significativo. Eu pergunto: Você prefere o Bolsonaro da cloroquina, ou o Doria da vacina? Imagina um debate entre os dois. Pois o Bolsonaro não poderá fugir do debate, como fez na eleição passada.

    2. Dois bozistas delinquentes e genocidas zurrando aqui. Gente, apreciem o evento pois em breve eles serão recolhidos ao esgoto por crime contra a humanidade. Notem que a cada dia eles fica mais transtornados e embrutecidos. Deve ser overdose de cloroquina com leite moça pela jugular ou por outro lugar!

    3. É uma epidemia de gente famosa dando opiniões abalizadas. Os bons estão calados diante dessa alcateia de hienas que tomou conta do noticiário.

  9. Precisaria incluir mais gente além do Bolso. Ele contou com a colaboração e às vezes, iniciativa de muita gente conhecida na política e fora dela, me parece.

    1. Sim...principalmente aquele grupo de médicos que orientaram o Ministério da Saúde incentivar o " fake tratamento precoce cloroquina". Dr.Osmar das Trevas , Dra Nise Descabelada e Cia.

  10. Faltou ainda o incentivo aos eventos de contaminação em massa no inicio da pandemia e o boicote os seus ex-ministros. Se juntarmos todas as evidências, o Bozo já deveria estar preso ou amarrado em uma camisa de força!

    1. Antonio, sabe a principal diferença do Bolsonaro para o PT? A Lava Jato desmantelou a corrupção petista. Essa corrupção pode estar ocorrendo agora, porém a Lava Jato não poderá descobrir, pois Bolsonaro acabou com a Lava Jato.

    2. Antônio Genocida e Delinquente acabou de sofrer um distúrbio no único neurônio que ainda funcionava e vomitou os zurros abaixo. Não liguem não, pois o ser bestial está cada vez mais transtornado pela overdose diária de cloroquina com leite moça que ele toma pela jugular. Seres bozistas são assim, bestais! Fazer o que? Apenas sentir pena!

    3. Há esqueci. Faltou também dizer que diferentemente de outras autoridades monárquicas da república, ele nunca processou alguém pelo modo educado com que à imprensa o trata. É um parvo esse presidente. Quer mais uma ajuda aí Josenéscio?

    4. Poxa só isso? Faltou denunciar o 50 e poucos milhões de votos, o lucro absurdo e criminosa das estatais, uma vergonha, estatal não é pra dar lucro, a queda abrupta na corrupção. Será que esse GENOCIDA não sabe que à corrupção é um patrimônio da nação, uma instituição seríssima. José grato pelos seus comentários abalizados e fundamentados. Em 2022 vamos apoiar Maduro para presidente de todos o néscios

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO