Reprodução/Redes Sociais

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é condenado a três anos de prisão por corrupção

01.03.21 11:14

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, que deixou o governo em 2012, foi condenado nesta segunda-feira, 1º, a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influência. O ex-chefe do Palácio do Eliseu terá que cumprir pelo menos um ano em regime fechado.

Sarkozy ainda pode recorrer da condenação. Ele acompanhou presencialmente o julgamento e deixou o tribunal sem fazer nenhuma declaração. As acusações contra o ex-presidente são relacionadas a fatos de 2014, quando Sarkozy já havia deixado a presidência. Ele teria atuado para obter informações sigilosas de um processo judicial junto ao ex-magistrado Gilbert Azibert, também condenado no mesmo processo. Em troca, Azibert ganharia um cargo de prestígio em Mônaco, graças à articulação política de Sarkozy.

Conversas entre o ex-presidente e seu advogado, Thierry Herzog, foram interceptadas por investigadores. À época, o francês era investigado em um caso envolvendo a herdeira da empresa L’Oréal, Liliane Bettencourt. A bilionária teria feito doações acima dos limites da legislação eleitoral francesa para a campanha de Sarkozy.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ATENÇÃO, ATENÇÃO, ATENÇÃO!!! Alguém indica algum ministro para esse francês??? Ele está precisando, coitado.

    1. Coitado , bilionário não ter como gastar por 12 meses.

  2. Como são diferentes as coisas num país civilizado. Aqui, o político rouba astronomicamente e tem gilmares para criticar o juiz que sentenciou o criminoso.

  3. esse que falava mal do Brasil..pra tirar o foco dele mesmo e os trouxas de plantão acreditaram nas conversas desse correto político.

  4. Lá, o criminoso é julgado e preso por pedir informações sigilosas; cá, o próprio tribunal entrega ao criminoso informações ilegais e sigilosas.

  5. A lei é para todos na França, infelizmente, nas terras tupiniquim, temos o STF garantista da impunidade, do foro privilegiado, mas tenho esperança é a última que morre, a ratazana Mor Lula ladrão verá o sol quadrado na penitenciária de segurança máxima.

    1. Não aconselhem LULADRAO a visitar o francezinho. Ele vai de avião particular e... com o nosso dinheiro. E pior: vai levar a Dilmanta. ..

    2. Que bom o Lula estar soldo ainda.Assim, quando seu bom amigo Monsieur SARKOZI estiver preso, ele poderá visitá -lo na prisão em terras francesas! JOSÉ ROBERTO.

    3. Que bom o Lula estar soldo ainda.Assim, quando seu bom amigo Monsieur SARKOZI estiver preso, ele poderá visitá -lo na prisão em terras francesas! JOSÉ ROBERTO.

    4. atento Gilmar, atento Gilmar, atento Gilmar, sua spertise está sendo solicitada na França. Esse povo, o francês é atrasado eles não sabem que uma denúncia dessa não tem nenhuma implicância E isso não vai pegar para o Sarkozi......kkkk

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO