Presidência da República

Ex-presidente do Paraguai é alvo de operação da Lava Jato

19.11.19 07:22

O ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes (foto) é um dos alvos da Operação Patron, desdobramento da Lava Jato do Rio de Janeiro iniciada na manhã desta terça-feira, 19. Cartes é suspeito de ter ajudado o doleiro Dario Messer a fugir para o país vizinho.

O nome da operação vem do termo que Messer usava para se referir ao ex-presidente paraguaio. Cartes terá o nome inserido na difusão vermelha da Interpol, que permite sua prisão em outro país. O ex-presidente ocupa atualmente o cargo de senador vitalício do Paraguai.

A operação tem como alvos pessoas que colaboraram na fuga ou na ocultação do patrimônio de Messer, chamado de “o doleiro dos doleiros”, por chefiar um esquema de evasão de divisas. Messer foi preso em julho, em São Paulo.

A ação cumpre 37 mandados expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Os mandados são cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro e Búzios, no litoral fluminense, e em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, fronteira com o Paraguai. A PF já prendeu na ação o doleiro Najun Azario Turner, em São Paulo. Outros 15 mandados de prisão preventiva e três de prisão temporária  deverão ser cumpridos, além de 18 mandados de busca e apreensão.

Uma investigação realizada pelo Congresso do Paraguai apontou que Messer seria um sócio oculto de Cartes no Banco Basa, com sede em Assunção. O banco foi criado a partir de uma casa de câmbio do ex-presidente paraguaio.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Incrível!! O PT corrompeu a América Latina toda. E ainda há pessoas que defendem essa quadrilha. Fico triste de ver pessoas como Caetano, Gil e Chico ao lado de toda essa sujeira.

    1. Toda essa sujeira proporcionou foi muita grana pra muita gente!!!!

  2. E o STF quer acabar com a Lava Jato. Não pune, solta e quer prender os xerifes. O Povo deveria colocar na Cadeia os Corruptos do STF. Enquanto existe possibilidade. Sim, jogá-los no lixão (literalmente) da história.

    1. Mas terá que inocentar o Flavitcho !!! Aí é que pega!! O acordão custou caro Tio...caro D +++

    2. Esse é o medo do atual STF. Moto e Bretas no lugar dos Melos. Ai sim, seria o nosso sonho e o terror da bandidagem.

    3. Ja imaginaram Moro e Bretas e outros juízes sérios no STF? Com certeza, a Constituição Federal seria respeitada e a população teria a garantia do cumprimento das leis, e não a defesa de mafias, quadrilhas e bandidos, como a maioria do SFT de hoje, que não nos representa, faz!

  3. Parabéns Bretas , por continuar firme e forte no trabalho contra a corrupção! Mesmo com o Supremo Tribunal agindo de forma espúria para por um fim à maior operação de combate à corrupção de todos os tempos! Vamos em frente, ainda conseguiremos destituir esses Ministros que denigrem e envergonham a justiça brasileira!

    1. Essas pessoas não podem mais serem soltas. Elas deveriam devolver tudo que roubaram. É o Bretas está fazendo muito bem seu trabalho.

Mais notícias
Assine agora
TOPO