Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaristas não acreditam em expulsão do PSL

19.11.19 07:01

Deputados da ala bolsonarista do PSL acreditam que dificilmente serão todos expulsos do partido, como pregam os aliados do presidente da sigla, Luciano Bivar (foto). A avaliação é de que os bivaristas não darão essa colher de chá para o grupo do presidente Jair Bolsonaro, que já pediu desfiliação.

Bolsonaristas argumentam que a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral prevê que, mesmo em casos de expulsão por justa causa, o deputado continua com o mandato. Com isso, eles ficariam livres para se filiarem a outra sigla sem perder a vaga na Câmara.

“Tudo que a gente quer é ser expulso”, diz um bolsonarista. Para os aliados do presidente, o mais provável é que o grupo de Bivar aplique punições mais brandas, como suspensões, e mande embora um ou outro deputado, como demonstração de força.

Nesta terça-feira, 19, o PSL realiza sua convenção nacional, quando deve reconduzir Bivar ao comando do partido. A Crusoé, o deputado federal Júnior Bozzella disse que a legenda não deve analisar o pedido de expulsão de Eduardo Bolsonaro hoje, como se esperava.

“Hoje é convenção, e não reunião do diretório para aplicar punições. E ainda estão correndo os prazos do contraditório”, justificou Bozzella, que atua como porta-voz informal da ala bivarista e deve ser alçado ao cargo de vice-presidente nacional do PSL na convenção.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se os CORRUPTOS estão doidos para ver Bolsonaro pelas costas, se os astros da corrupção se alinharem e tudo parecer conspirar a favor deles enquanto ao mesmo tempo parece que, se eles não agirem logo, a situação pode ser reverter e eles voltarem para a estaca zero acossados por todos os lados, que opção eles terão? Não será adotar a SOLUÇÃO FINAL?

  2. Porrete e cenoura, de um lado Bolsonaro pode estar isolado e só blefando sobre Sérgio Moro. Do outro, se ele for bem-sucedido e conseguir fazer o que ele está fazendo, ele volta para o jogo em grande estilo e mais forte ainda. Portanto, a melhor chance que os CORRUPTOS teria seria exatamente atingi-lo em pleno voo enquanto ele realmente está "isolado" e ainda não conseguiu convencer Sérgio Moro de nada. Ou seja, aproveitar a vulnerabilidade dele antes que ele consiga se recuperar.

  3. Enquanto Eduardo Bolsonaro estaria teoricamente tentando esticar a corda e forçar uma situação, o PSL poderia aproveitar para dizer que isto é prova do desespero dele e do crescente isolamento de Bolsonaro, pois ele não vai conseguir trazer ninguém para o novo partido, muito menos irá participar das eleições municipais. Enquanto isto, Bolsonaro poderia tentar contrapor isto com a "carta" Moro, a possibilidade de que Sérgio Moro se filiasse ao partido.

  4. Se é para criar um impasse, então que se adicione emoção, para que a coisa pareça não só real, mas séria. É até bom que com isto haveria mais uma oportunidade de se realizar uma nova rodada de acusações mútuas. A questão é que fora a próxima janela partidária, não parece haver grandes possibilidades de migração partidária, o que deixaria o PSL com a faca e o queijo na mão, pois a única coisa que os parlamentares do PSL poderiam fazer é exatamente tentar forçar a saída.

  5. E se um deputado fizer o pedido de desfiliação alegando perseguição? E se este deputado for Eduardo Bolsonaro? E se ele estiver fazendo um teste e, ao mesmo tempo, tentando estabelecer o precedente que se aplicaria ao resto? Qual seria a reação do PSL? Aí é que o partido não o expulsaria de jeito algum, mas ele poderia no mínimo consultar a possibilidade de "aceitar" a desfiliação e, logo em seguida, pedir a perda de mandato dele?

  6. Pelo o que foi comentado às 08:46 h. (abaixo), a conclusão é a de que JB não tem estratégia de governo, que segue aos trancos e solavancos, nem estratégia política de consolidação de seu grupo. A impressão é a de um caminhão carregado descendo uma estrada na bangela, e os filhos chacoalhando em cima da carga, para desestabilizar mais o veículo. Eis a metáfora que me veio à mente agora. Saiam da estrada os prudentes que o risco de acidente é alto.

  7. Concordo totalmente com a afirmaçáo 5 do Rachid, o bivar (minusculo mesmo) esta cozinhando o galo, só esperando a próxima pesquisa de popularidade do capitáo messias (minusculo mesmo), mantendo o vies de queda, os caras váo pensar 2 vezes,,,,,,,, molusco, capitáo, bivar, joice, carla, toffoli, dilmanta, gilmar ,dudu olavo, carluxo,,,,,,,,,acho que um antepassado meu cuspiu na cruz ......o que eu fiz para merecer isso???????

  8. Algumas razões: 1 - Manter grande número de congressistas em 2020 poderá ajudar a verba do PSL. 2 - Bivar sabe que o Aliança irá demorar e causar insegurança nos dissidentes pró JB, então, deixa espaço para a permanência. 3 - Os dissidentes ficariam perdidos nas municipais. 4 - Ir para outros partidos é virar anão dentro deles. 5 - A aventura do Aliança é incerta, tal como a força política de JB e sua popularidade (ambas em declínio).

    1. Sem dúvida é mais uma confirmação de que JB não tem estratégia política coerente e mesmo suas táticas são desastradas. Essa falta de estratégia também existe quanto a governar o país (aos trancos e solavancos). Se JB tivesse um plano de governo sólido, um ministério forte (com generais), o resultado seria outro. Se tivesse formado sólida base no Congresso, idem. Brigar com o Bivar foi um erro estratégico enorme.

    2. Em resumo, os paleo-bozistas estão igual a cachorro sarnento sem dono: não sabem o que fazer.

    3. Curriculum: Bivar entrou na política mais tarde que JB,sempre no PSL. É formado em Direito com duas pós graduações, uma nos USA. É empresário de seguros. É o cacique do PSL. Bolsonaro tem 28 anos de Câmara, jamais formou um grupo nela, desde 2013 pretendia a PR, mas não tinha grupo/amizades para montar seu próprio partido; somente agora é que pensa nisso, depois de vagar por 9 partidos. Pergunta: quem é a RAPOSA nessa jogada...

    4. 6 - Além, é óbvio, de que, não sendo expulso, o congressista não tem como sair, ficando atado até o momento da janela eleitoral ou da aprovação final do Aliança.

  9. Todos esses partidos so tem um objetivo, serem mais fortes que os problemas da patria amada, dim dim e poder paralelo sao mais importantes. Os desdobramentos dentro do psl pela disputa desse dim dim e muito claro.

  10. É muito simples, é só os deputados bolsonaristas votarem com o novo partido do Bolsonaro, em todas as seções. O efeito prático continua o mesmo. O máximo que o "paraíba" pode fazer é expulsá-los; lembram da fábula do sapo? Pois é.

    1. Paulo Renato notei o seu preconceito para com os nordestinos. Eu acho que eles devem ficar no partido sim e serem punidos. ExpulsãoÉ Tudo que eles querem porque vão mudar para partido do JB.

    2. O que Bivar quer é manter intocado o fundo partidário. É só uma questão de dinheiro e poder.

Mais notícias
Assine agora
TOPO