Flickr PSUV

Ex-chefe de inteligência militar chavista diz que governo venezuelano financiou Lula

19.10.21 15:57

O ex-chefe de inteligência e contrainteligência militar da Venezuela Hugo Carvajal (na foto, com o ditador Nicolás Maduro), conhecido como El Pollo, entregou a um juiz espanhol diversos documentos em que admite ter financiado ilegalmente movimentos políticos de esquerda na América Latina e na Europa. O material foi obtido pelo jornal espanhol Ok Diario.

Em um informe para o Tribunal Central de Instrução número 6 com o título “Financiamento Ilegal do Podemos“, nome de um partido de esquerda espanhol, Carvajal diz que o governo da Venezuela chegou a financiar “Lula da Silva no Brasil”.

O governo venezuelano financiou ilegalmente movimentos políticos de esquerda pelo mundo durante pelo menos 15 anos, entre eles a criação do partido político espanhol Podemos. Enquanto fui diretor de inteligência e contrainteligência militar da Venezuela, recebi uma grande quantidade de relatórios mostrando que esse financiamento internacional estava ocorrendo. Exemplos concretos são: Néstor Kirchner, na Argentina, Evo Morales na Bolívia, Lula da Silva no Brasil, Fernando Lugo no Paraguai, Ollanta Humala no Peru, (Manuel) Zelaya em Honduras, Gustavo Petro na Colômbia, Movimento 5 Estrelas na Itália e Podemos na Espanha. Todos esses foram revisados como receptores de dinheiro enviado pelo governo venezuelano“, escreveu El Pollo.

Carvajal ainda precisará provar com documentos suas acusações. Como o interesse da Justiça espanhola é no financiamento ilegal do partido Podemos, ele descreveu como se dava esse processo.

O ex-chavista afirmou que teve conhecimento de entrega de dinheiro vivo na Venezuela, proveniente da Embaixada de Cuba em Caracas. Também foi informado da entrega de dinheiro vivo na Espanha, por meio de malas diplomáticas venezuelanas e de empresas de fachada espanholas.

O informante recolhia o dinheiro na embaixada de Cuba na Venezuela e o levava para o ministério de Relações Exteriores da Venezuela, onde era recebido por Williams Amaro. Williams Amaro os rotulava como malas diplomáticas e as enviada para a embaixada da Venezuela na Espanha. Na Embaixada, era retirado por Ramon Gordils, que logo fazia a entrega em dinheiro vivo para Juan Carlos Monedero“, relata Carvajal.

Monedero é o fundador do partido de esquerda espanhol Podemos que visitou Lula na carceragem da Polícia Federal em Curitiba , em 2018.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tá, o cara que recebia dinheiro ilegal na Espanha se chama "Monedero" (carteira, bolsa)? E quem pagava para ele e para a turma do Lula (molusco) era "El Pollo" (o frango)? Seria cômico, se não fosse trágico.

    1. Verdade. São os mesmos que patrocinaram o Bozo genocida. Os mesmíssimos. Para este grupo, o mais importante é ter o acesso ao dinheiro público.

  2. Certamente o dinheiro chegava por meio dos voos de jatinhos venezuelanos que constantemente entravam no Brasil sem maiores explicações

  3. Não entendi mais nada. Os Bozistas dizem que o Lularapio deu dinheiro para o Chaves. Agora um ex-chavistas diz que foi o Chaves que deu dinheiro para o Lularapio. Eu quero saber também quando a KKK deu para a eleição do Bozo. Ou vocês acham que foi apenas uma doação de coração?

  4. Lula usa dinheiro do povo venezuelano para se eleger. Depois usa dinheiro do povo brasileiro, para fortalecer a ditadura chavista. A Venezuela hoje enfrenta uma crise infernal. O Brasil está enfraquecido pela corrupção e pela pandemia, ainda caminhando para o fundo do poço. Tanto dinheiro para os políticos e tanta pobreza para o povo. Mor🇧🇷 Presidente.

  5. Depois o luladrao roubo nosso dinheiro e mandou pra Venezuela. Tudo bem. Pro STF comprado nada e crime, desde que venha do chefe

  6. mão dupla já que o kadraum delator enviou bilhões de dólares para a Venezuela .. sociladrões.

  7. Precisa de mais o que para o TSE fechar o PT de vez? Esta tudo politizado e estão ignorando a lei e interpretando da maneira que bem querem. Acorda Brasil!

    1. falta a tomada do morder pela fraude como quer Zédirceu e faz rir o sinistro Bartolo.

  8. Obviedade! As ligações do Sapo Barbudo com os regimes castristas vem desde o Foto de São Paulo. Dinheiro dos petrodolares e do narcotráfico irrigaram as esquerdas de norte a sul. Hoje a ultra direita segue o mesmo caminho.

    1. Exatamente. Se tiver provas, irão dizer que não tem e vão anular por excesso de provas.

  9. Naoooo??? Capaz , esta turma tudo santo , povo brasileiro teve que votar em um genocida para se livrar de um poste , caímos em um poste do Centrão, acha que um partido que fazia conchavo com PCC não ia pegar dinheiro do Hugo Chaves , pegou de Kadafi e de muitos outros Bandidos!!!Em 22, segurem-se, vai ser o Diabo para se eleger, as 2 piores criaturas,que só fazem isto, vivem disto, Vagabundos totais , dependem da política,pobre Brasil!!!

    1. Nem precisa. O PT, segundo o ministro Gilmar Mendes, "tem dinheiro pra ganhar eleições até 2038".

  10. Mais um crime desse bandido Lula. Mais um crime também de seus comparsas. Esse crime, registre-se, é contra o País, é crime de traição a Pátria, com pena, entre outras, de extinção do partido. Corre rumores que o PT também recebeu dinheiro da Líbia, através do amigão de Lula, o assassino Cadafi.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO