Marcos Oliveira/Agência Senado

CNMP abre processo contra procuradores da Lava Jato do Rio

19.10.21 16:20

Em mais uma decisão contra investigadores que atuaram na Lava Jato, o Conselho Nacional do Ministério Público, o CNMP, decidiu nesta terça-feira, 19, abrir um processo administrativo disciplinar contra onze procuradores que integraram a força-tarefa do Rio de Janeiro.

Por 8 votos a 3, o colegiado que fiscaliza as ações dos membros do Ministério Público acolheu o relatório do corregedor Rinaldo Reis Lima (foto), defendendo a abertura de uma apuração sobre os procuradores por suposta violação de sigilo funcional. Em seu parecer, Lima propôs a demissão dos profissionais, o que ainda será analisado durante o processo no CNMP.

A representação contra os procuradores da extinta força-tarefa da Lava Jato do Rio foi feita pelo próprio corregedor, com base em um pedido da defesa dos ex-senadores Edison Lobão e Romero Jucá, denunciados pelo Ministério Público Federal no Rio por corrupção nas obras da usina nuclear de Angra 3.

Eles argumentam que os procuradores divulgaram dados que estavam sob sigilo em um release publicado no site do Ministério Público Federal no qual informavam sobre a denúncia oferecida contra os caciques do MDB, como valores supostamente pagos em propina aos políticos. Segundo os procuradores, todas as informações divulgadas já eram de conhecimento público.

Essa é a segunda decisão seguida do CNMP contra integrantes da Lava Jato. Na segunda-feira, 18, o órgão decidiu demitir o procurador Diogo Castor, que integrava a força-tarefa de Curitiba, por causa da contratação de um outdoor no Paraná, com recursos próprios, em apoio à operação de combate à corrupção, feita em março de 2019.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lobão e Jucá, dois notórios pilantras, derrubam o MP! O que o povo brasileiro pode fazer contra esse absurdo? Estamos reféns dessa quadrilha? Que país é esse?

    1. Na ponta do dedo dos analfabetos políticos que apertam o botão verde do “confirma” e elegem, direta ou indiretamente essas fezes.

  2. aparentemente , não vai precisar o congresso aprovar a PEC em que os caciques ,indicam os integrantes do CNPM para praticamente proibir o MP de investigar os grandes corruptos do Brasil e punir quem investigar.

  3. Absurdo! É paradoxal que os bandidos estejam julgando os defensores da lei! É inaceitável e proponho uma nova Constituição, mudando nosso sistema para voto distrital com "recall". Rinaldo Reis Lima que vá ser corregedor de Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Kassio Marques, Aras, Lira e Ricardo Lewandowski! SOCORRO Sérgio Moro!

  4. O fio de esperança se agarra outra vez quando vejo que em notas como essa, o pessoal que está aqui, sempre de plantão para criticar a revista, não aparece. Quero crer que sem Bolsonaro, eles ficam com Moro.

  5. Sinto engulhos ao ler estas notícias, inacreditável. Fico torcendo pra que todas estas pessoas que nos fazem tão mal, morram o mais breve possível.

  6. Esta cnmp esta politizada e aparelhada. Não tem vergonha de perpetuar a impunidade dos poderosos? você não se incomoda que Lobão e Juca levaram uma grana para aprovar benefícios para terceiros e que nem estão ai para o Brasil. VERGONHA!! pode fechar a cnmp, não quero bancar essa conta e sustentar essa galera que joga contra o pais.

  7. Impressionante! Romero Jucá e Edson Lobã “ gente finíssima “ e os procuradores bandidos. Total inversão de valores. CNMP assim agora, imagina depois com a pec da vingança?

  8. A inversão de valores éticos continua: bandidos com todos os direitos e mocinhos sendo perseguidos. Até qdo poder judiciário??? Já estamos cansados deste filme.

  9. RINALDO REIS LIMA, mais um nome pra caderneta macabra deste pobre país. Justiça no Brasil, com raras exceções, só dá pra acreditar na 1a instância. Passou daí, é só negociata e política espúria.

  10. DO JEITO QUE A COISA ANDA, TODOS OS PROMOTORES BRASILEIROS SERÃO DEMITIDOS. SERÁ O ADVOGADO DA DEFESA CONTRA O JUIZ. ACABOU O MP.

  11. Pós é,nessa inversão total de valores,com proteção total dos criminosos,não sei bem porque,consigo enxergar a pata podre do porco Gilmar Mendes,o maior algoz da lava jato.

    1. Essa digital que vc bem vê eu tbm vejo em toda a proteção a corruptos e punição a procuradores e investigadores honestos, inclusive o que o investigou. É nauseante.

  12. É a cambada de canalhas capachos, servos amestrados do desgoverno genocida, perseguindo os íntegros, competentes e justos!!!! A verdadeira vingança do POVO BRASILEIRO virá a cavalo!!!!

    1. Verdade!! Vamos eleger os que forem perseguidos. Pelos menos isso! É o mínimo que podemos fazer por eles! E devemos, em favor do país.

  13. Nosso povo merece os políticos que temos, vamos continuar a votar em lula, Bolsonaro, Romero Juca, Zé Dirceu, Flávio cheik, Eduardo bananinha etc.

    1. os bandidos são os corretos .... essa é a mensagem.....

  14. Meu Deus!! Qta inversão. Me desespero em saber q as pessoas q desvendaram tantos roubos e falcatruas sejam criminalizados e punidos no lugar dos q o cometeram. Brasil sendo Brasil.

  15. Nossa que vergonha para o nosso país esse procedimento. Como cidadã brasileira eu me sinto desprotegida e ameaçada pois vejo que a cada dia o país se aproxima do caos total!

  16. Edison Lobão e Romero Jucá são ícones na corrupção, sempre lembrando que o patrono dessa corrupção é a parcela garantista do STF .

    1. Gilmar Mendes e Ricardo Lewandovski presentes! Os outros que tbm "garantem" (a impunidade a bandidos e perseguição aos honestos, como Tofolli, Carmen Lúcia, Kassio, Rosa Weber, comem na mão do Gilmar).

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO