Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Câmara vai retomar votação da PEC da Vingança e Lira quer aprovar texto nesta terça

19.10.21 15:29

A Câmara dos Deputados vai retomar nesta terça-feira, 19, a chamada PEC da Vingança, que aumenta a ingerência política sobre o Conselho Nacional do Ministério Público e reduz a autonomia dos integrantes do MP. Na semana passada, o presidente da casa, Arthur Lira, do Progressistas, decidiu adiar a deliberação. Segundo aliados, o parlamentar estava inseguro quanto à garantia de aprovação da proposta de emenda à Constituição.

Ainda há resistência à PEC, mas Lira aposta que terá votos para a aprovação da proposta. Além do Centrão, deputados bolsonaristas e petistas apoiam a proposta de emenda à Constituição. Na segunda-feira, 18, o presidente da Câmara defendeu o teor do texto, que é alvo de críticas de todas as entidades que representam integrantes do MP.

“Pesos e contrapesos, todo mundo tem que ser fiscalizado. Quem controla também tem que ser controlado”, argumentou Arthur Lira. O deputado entrou em confronto com representantes do MP ao afirmar que a PEC teria apoio da categoria. As associações representativas de promotores e procuradores negam que haja qualquer acordo ou aval do MP ao projeto. A fase de discussão da PEC da Vingança já foi concluída e falta apenas a votação em plenário.

Em carta aberta à sociedade divulgada nesta terça-feira, 19, a Associação Nacional dos Procuradores da República voltou a repudiar o texto da PEC da Vingança. “Esperamos que a proposta seja devidamente rechaçada pelos membros da Câmara dos Deputados, pois o nosso compromisso com a sociedade brasileira não pode cessar. Fazemos um chamado a todos os membros do Ministério Público brasileiro para que juntos repudiemos essa proposta”, diz a entidade.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. controle tem que existir , o que a sociedade não quer é não precisa , é que investigados por corrupção possam indicar os controladores , a influência já existe e é altamente nociva para o país, com essa PEC , será o fim do combate a corrupção pelo MP, que já sofre perseguição.

  2. A proposta da PEC é absurda e o momento é inoportuno. Isso demonstra a falta de conexão dos ditos representantes do povo, com o próprio povo. Mor🇧🇷 Presidente.

  3. Saibam senhores deputados, os eleitores brasileiros estamos de olhos fitos nos senhores, na forma como os senhores irao se comportar, porque a maioria dos filhos desta Patria jamais perdoaremos aqueles que aprovarem esta PEC e certamente os excluiremos nas proximas eleicoes de continuarem nos mentindo, falsos ao povo e a Patria, lhes mostraremos que temos amor proprio e a Patria brasileira. Paguem pra ver e vejam.

  4. Enquanto o povo eleger essas “excrescências” todos os caminhos nos levarão ao caos, ou ao precipício. Esse Congresso é um verdadeiro “ Sepulcro Caiado”, uma vergonha no mundo 🌍

  5. Aprovem e xisparemos com essa legislatura pra fora das urnas!!!! A VINGANÇA SERÁ A DO POVO BRASILEIRO sobre os marginais que votarem a favor da maldita pec da vingança!!!!

    1. Queremos mesmo ver essa matilha na rua sem a proteção da imunidade parlamentar e, pagando por todos os seus crimes!!!!

  6. Aprovem e xisparemos com essa legislatura pra fora das urnas!!!! A VINGANÇA SERÁ A DO POVO BRASILEIRO sobre os marginais que votarem a favor da maldita pec da vingança!!!!

    1. Queremos mesmo ver essa matilha na rua sem a proteção da imunidade parlamentar e, pagando por todos os seus crimes!!!!

  7. Eu espero que esses canalhas que votarão a favor da PEC, nenhum sejam reeleitos nas próximas eleições. Que os eleitores desses corruptos criem vergonha e aprendam a votar e não vender o voto. 🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮

  8. Triste Brasil … decisões que só nos afundam , a dura realidade mostrando a cara ! Quando os políticos vão lembrar de atuar para o interesse da população ?

    1. Não presta nenhum com as respectivas famílias . Corja de vagabundos ladroes

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO