EUA dizem que Rússia poderia invadir Ucrânia 'a qualquer momento'
A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki (foto), disse nesta terça, 18, que, considerando o deslocamento de forças na região, a Rússia poderia invadir a Ucrânia a qualquer momento. "O presidente russo Vladimir Putin criou essa crise ao concentrar centenas de milhares de soldados ao longo das fronteiras da Ucrânia. Isso inclui mover forças russas...
A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki (foto), disse nesta terça, 18, que, considerando o deslocamento de forças na região, a Rússia poderia invadir a Ucrânia a qualquer momento.
"O presidente russo Vladimir Putin criou essa crise ao concentrar centenas de milhares de soldados ao longo das fronteiras da Ucrânia. Isso inclui mover forças russas na Belarus recentemente e conduzir exercícios adicionais na fronteira leste da Ucrânia. Então vamos ser claros. Nossa visão é que essa é uma situação extremamente perigosa. Nós estamos em um estágio em que a Rússia poderia, a qualquer momento, lançar um ataque à Ucrânia", disse Jen Psaki.
Os Estados Unidos ainda tentam resolver a situação pela via diplomática. O secretário de estado americano, Antony Blinken, encontrou-se com o ministro de Relações Exteriores Russo, Sergey Lavrov, na manhã desta terça em Genebra. Segundo Jen, Blinken pediu para que a Rússia tomasse passos imediatos para reduzir a tensão. Ele também foi para Kiev, capital da Ucrânia, para falar com o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Suzane
2022-01-19 21:18:23Segundo a Reuters e a BBC news, Putin reuniu cerca de 100.000 tropas de soldados, e não centenas de milhares de soldados, como a imprensa brasileira anda noticiando... podem olhar novamente, pois a palavra usada é "troops" e não "troopers".
Jaime
2022-01-19 10:49:03Bem, quando todo mundo olha pra uma lado em que um estardalhaço danado tá rolando, o bandido ataca onde só se vê calmaria... exemplo? A Venezuela admite existência de tropas russas em seu solo. E Em Cuba? Pelo que sei, a prisão de Guantánamo foi desativada. Russos poderiam entrar sossegado. Em todo caso, se ocorrer mesmo uma invasão (coisa q duvido) e Putin esteja mesmo querendo aumentar o preço do gás, então espero que os soldados russos estejam munidos de comprovante de vacina e máscara...
MARCIO
2022-01-19 08:39:09Os EUA é um cach.orrinho de qualquer um, não vão interferir em nada. E não é que "poderiam invadir a Ucrânia", vão invadir a Ucrânia, só ver as declarações das mais altas patentes do Exército Russo e do Putin
José Marques
2022-01-19 06:08:22Puro jogo de cena. Putin não vai invadir a Ucrânia porque não precisa: ele já tem o controle das províncias orientais separatistas que são fortemente pro Rússia. Não precisa anexá-las como fez com a Crimeia (também fortemente pró Rússia). A concentração de tropas na fronteira é para desestimular um ataque do governo de Kiev aos rebeldes, com apoio dos americanos.
Odete6
2022-01-19 04:16:31É LÓGICO!!! Ou é preciso desenhar?! É o delírio mais elementar de todo ditador assassino, demente e otário em sua trajetória de estupidez e perversidade. Com o perdão da redundância. A HISTÓRIA UNIVERSAL já cansou de ensinar a óbvia lição.
MARCOS
2022-01-18 20:54:50PUTIN VAI REFAZER A UNIÃO SOVIÉTICA (URSS).
Peter
2022-01-18 19:42:53Lavrov recebeu sua colega alemã hoje, terça-feira, dia 18, em Moscou. Como ele pôde ter estado em Genebra?
MARCOS
2022-01-18 18:18:47E onde está a OTAN? Vão esperar Putin repetir as aventuras de Hitler, tentando dominar a Europa?