Reprodução

EUA acusam China de ‘genocídio em andamento’ de uigures

19.01.21 18:55

No último dia da gestão do presidente Donald Trump, o secretário de estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, acusou a China de crimes contra a humanidade e de cometer genocídio da minoria uigur, que habita a província de Xinjiang.

Suas políticas, práticas e abusos moralmente repugnantes e generalizados são elaborados de maneira sistemática para discriminar e vigiar uigures étnicos como um grupo demográfico e étnico único, restringir sua liberdade de viajar, emigrar e frequentar escolas, além de negar outros direitos humanos básicos de reunião, discurso e adoração. As autoridades da República Popular da China efetuaram esterilizações e abortos forçados em mulheres uigures, as coagiram a casar com não uigures e separaram as crianças uigures de suas famílias“, diz a declaração de Pompeo.

As autoridades americanas acusam a China de crimes contra a humanidade, incluindo prisão arbitrária (foto), esterilização forçada, tortura, trabalho forçado e imposição de restrições draconianas à liberdade de religião ou crença. “Os Tribunais de Nuremberg, no fim da Segunda Guerra Mundial, processaram os perpetradores por crimes contra a humanidade, mesmos crimes cometidos em Xinjiang“, afirma o texto.

A China também é acusada de praticar um genocídio em andamento contra os uigures, que são majoritariamente muçulmanos, e outros grupos minoritários. “Estamos testemunhando a tentativa sistemática de destruição dos uigures pelo partido-estado chinês“, afirma Pompeo. Segundo o secretário, as autoridades chinesas buscam a “assimilação forçada e eventual eliminação de um grupo minoritário étnico e religioso vulnerável“.

Pompeo pede a imediata libertação de todas as pessoas detidas arbitrariamente e o fim dos campos de detenção e de trabalho forçado. Também pede o fim das esterilizações, dos abortos forçados e da remoção de crianças de suas famílias.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. China não é um país confiável dizer que temos que implorar por insumos de vacinas....mas vale lembrar que alimentamos eles e podemos nos recusar a entregar os alimentos.

  2. Os Estados Unidos voltam a mostrar uma de suas facetas nefastas. O país foi o principal promotor da atual força econômica da China quando foi pivo da promoção do país quando apoiou a ascensão da China ao posto de economia de mercado na OMC e abriu as portas para que as pricipais empresas dos EUA investissem massissamente na China. Agora ninguém segura mais aquela ditadura. Eles fazem e farão absolutamente o que querem!

    1. Ótima análise. Não adianta o Pompeu nas últimas horas ultrajar e mentir sobre o socialismo Chinês. O socialismo Chinês tem tudo a ver com um grande parlamento, dirigido pelo partido. por que o Trump não informou sobre isso antes das últimas horas de seu desgoverno ?

    1. VERDADE. Nem foi no último dia e sim nas últimas horas do desgoverno trumpista.

  3. Isso é resultado daquela política internacional que só cuida do seu quintal, como se o incêndio no vizinho não ameaçasse ninguém. Já chega de fechar os olhos para o que acontece com os seres humanos além das próprias fronteiras.

    1. Perfeito comentário! A partir do momento que seres humanos querem “comer” seres humanos, a maioria medíocre, sem caráter, valores, ética, cultura e fomentada pela corrupção; o que acontece é o que estamos vendo! Meu amigo, mas onde há vida, há esperança! Existem tecnologias para o MAL, contudo, outras tantas que servem para o BEM! Temos que acreditar e, jamais, DESISTIR! Um abraço!

  4. O vírus é chinês ninguém pode negar, mas comparar Bolsonaro com Xi Jinping, só nas terras tupiniquim no imaginário esquerdopata, uma pequena demonstração de falta de caráter e de conhecimento de causa.

    1. o.mundo todo sabe como funciona o sistema na China.. não é segredo pra ninguém. negar é mostrar ignorância.

    2. José, você não tem nem terra para ser sepultado, imagina coloniao, kkkkkkk, você é piada ambulante.

    3. Esse José é um imbecil de plantão aqui nos comentários, acho que é pago só para isso. Imbecil ele, imbecil quem o contratou pensando que é um formador de opinião. Não faz nenhum comentário, só ataca de forma imbecilizado, o faz tão veemente que o imbecil deixa claro que se prostituiu para isso.

    4. Sergio.. Os únicos que precisam de dicionário são is bozistas como você. Na lista dos genocidas da humanidade a nova adição chama-se Bozo. Por fim, você está certo sobre o capim e com o seu receio de passar fome no futuro. Entretanto, não se preocupe. Tenho uma terra aqui coberta de colonião fresquinho para você não morrer de fome.

    5. Ô Zė, pareces papagaio de pirata repetindo "genocida e necrofilo". Vai buscar num dicionário seus significados. Consulta também quem foram os genocidas da humanidade, sem isso suas palavras se perdem na ignorância. É não se esquece, se faltar capim, todos, gado e asnos, passarão fome.

    6. Você tem razão Inês bozista. Não se pode comparar mesmo. O Bozo é muito pior, mais muito pior, do que o premier chinês. Gente que apoia um presidente genocida e necrófilo certamente não tem caráter, conhecimento, vergonha na cara e mostra uma forte tendência para a delinquência e necrofilia.

  5. A China é comunista. 40% não tem acesso a internet, não existe imprensa livre e quem emite opinião contrária ao ditador é condenado a pena de morte.

    1. Charles, qual o nome do partido de oposição na China mesmo??? Os chineses foram às urnas em................

    2. lsto, Alexandre, não é a realidade. A China é um País muito mais que o nosso. Engolir os Fake-news, da direta ou da esquerda, sem se informar é tolice. É que eles querem...

    1. Segundo notícia similar no Estadão, Joe Biden já deu declarações na mesma linha no ano passado e tende a continuar essa correta crítica do governo Trump.

  6. Uma coisa é o capitalismo praticado pela China que foi necessário pra produzir dinheiro pra alimentar 1,4 bilhões de habitantes e viabilizar a continuidade no poder do ditador e de seus apoiadores sob pena de ser deposto na época. Outra coisa é a ideologia comunista regime totalitário, onde oprime seu povo sem piedade, sem liberdade onde os chefes de poder ditam suas regras, ou se cumpre ou é punido. O comunismo não deu certo em nenhum pais do mundo, neste regime campeia a corrupção.

  7. Os mesmos procedimentos que foram feitos na Alemanha 🇩🇪 de Hitler e na Rússia 🇷🇺 de Stalin, agora se repetem na China. 🇨🇳

    1. Tem algo mais perto que a China e que assusta muito mais.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO