Foto: Isac Nóbrega/PR

‘Está na hora de parar de politizar esse negócio’, diz Bolsonaro sobre cloroquina

14.01.21 10:40

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender nesta quinta-feira, 14, a prescrição de medicamentos sem comprovação científica na rede pública – o chamado tratamento precoce preconizado pelo Ministério da Saúde inclui medicamentos como a ivermectina e cloroquina. Esta semana, a pasta do general Eduardo Pazuello cobrou da prefeitura de Manaus a oferta dos medicamentos e considerou “inadmissível” a administração da capital amazonense não fornecer os remédios.

Em conversa com apoiadores na manhã desta quinta, Bolsonaro defendeu a medida. “Parece que o PSol teria entrado com ação para que prefeitos não deem tratamento precoce. Se for verdade, está na hora de parar de politizar esse negócio aí”, disse Bolsonaro.

Depois da divulgação sobre a pressão do Ministério da Saúde em Manaus, o deputado federal do PSol, Marcelo Freixo, anunciou que acionaria o Ministério Público Federal contra a ingerência da União.

Em vez de providenciar agulha, seringa e calendário de vacinação, Pazuello está pressionando a prefeitura de Manaus a distribuir cloroquina e ivermectina na rede pública. Até ronda nos postos de saúde o ministro quer fazer. Vamos acionar o Ministério Público Federal”, informou Freixo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quem são os genocidas? Os médicos que usam todo/parte dos medicamentos disponíveis e que evitaram quadros piores ou políticos que impedem o uso? O Remdesivir foi aprovado há 3 meses! Está disponível? É viável? Ou devem dizer ao paciente: acenda uma vela e reze!!!!

  2. Está na hora de cuidar da pandemia com responsabilidade, de providenciar vacinas para imunização em massa da população e deixar de fazer piadas de mau gosto .

  3. O FDA hj ,14 de jan21, passou a aceitar que os médicos americanos prescrevam Ivermectina para Covid19. Demorou muito tempo.,,muitas vidas. Espero q os arrogantes “Çientistas” e jornalistas brasileiros não demorem a seguir o chefe FDA.

    1. Isso! Diga ao vírus para esperar, enquanto só tivermos um remédio comprovado cientificamente (e não disponível, detalhe). Se o médico receitar a você ou alguém de que goste, recusem!! Digam que são testemunhas de Jeová e preferem aceitar a vontade de Deus!!

    2. Parece que é para tratamento dos primeiros sintomas. Logo nos primeiros dias. Como preventivo e para estágios mais adiantados, parece que a ivermectina é inócua. Estudos europeus sobre o medicamento estão em andamento. Não há definição , ainda, sobre a eficácia dele. Esperemos.

    1. O Conselho Nacional de Medicina já se posicionou co tem o uso dessas medicações por falta de comprovação em dez e no resto do mundo tb não é usada.

  4. O CAPITÃO AMIGÃO DO QUEIROZ TEM TODO DIREITO DE RECLAMAR DA POLITIZAÇÃO DO ASSUNTO. ELE QUE É UM ESPECIALISTA, PHD EM INFECTOLOGIA, FORMADO NA PRESTIGIOSA UNIVERSIDADE DA REPÚBLICA DA QUEIROZLANDIA, ALI NA TAQUARA, O MAIOR CENTRO DE PESQUISAS DO CORONAVIRUS, TEM TODO DIREITO DE RECEITAR PARA OS SEUS SEGUIDORES ZUMBIS SE PROTEGEREM CONTRA O VIRUS. MUITOS VÃO SER CONTAMINADOS E MORRER. MAS, E DAI! É O EFEITO REBANHO QUE ELE SEMPRE DEFENDEU. TAOKAY! A OMS NÃO SABE DE NADA, SÓ POLITIZA E ATRAPALHA.

  5. Bolsonaro é um serial killer além de Bandido Miliciano corrupto Mandrião vagabundo milíciano assassino hipócrita RETARDADO bolsonazifascista Mandrião beócio, ENRUSTIDO ASSASSINO PSICOPATa

    1. O filhote fala para ficar em casa até sentir falta de ar. Já o pai da cria diz q pode sair, não usar máscara e se aglomerar, se faltar ar toma cloroquina e estará curado. Vacina? Melhor não, vai virar jacaré. 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡

    2. fica em casa até sentir falta de ar .Lula Dilma ze Dirceu mandetta paloci esses aí são ótimas pessoas que bacana .vocês acreditam que tenha virgem na zona kkkkkk

  6. O Capitão Cloroquina deveria ser processado por gastar milhões na compra de insumos para fabricar esta droga e agora tem que desovar através do pau mandado Sargento Garcia.

  7. Parece que o nível dos comentários deixou de enfatizar as questões técnicas e passou para a ofensa pessoal. Infelizmente ainda há aqueles que pensam que se valer da grosseria é a melhor forma de convencer os demais de que seus argumentos são os mais corretos. Lamentável!

    1. Apoiadíssimo. Desagradável essa grosseria toda. Não estão no Twitter.

    2. Não defender e ficar passando pano para as atitudes erradas de políticos hipócritas já é um bom começo.

    3. Concordo plenamente, Sr. Renato! O que o sr. sugere fazer? Sabemos o quanto a incompetência e a corrupção, em todas as esferas da vida publica, nesta e em outras épocas, afetam nosso país, e como nosso judiciário deixa a desejar neste quesito. Se você tem a solução, por favor, deixe-nos saber.

    4. No entanto, sr. Jorge, já passou da hora de punir fortemente as autoridades que desperdiçam dinheiro público com medicamentos inúteis e minam os esforços pelo convencimento à adesão de medidas profiláticas reconhecidamente eficazes. Não é questão de grosseria. E, sim, de tratar a inépcia e a irresponsabilidade criminoso como o que, efetivamente, são.

    5. Bom, não sou médico, portanto essa lisura jo trato de coisas médicas não me é peculiar. No mais, como disse antes, nas discussões opinativas desta ilha, os dois lados ou pontos de vistas tendem a ser algumas vezws mais coléricos. Procurarei ser mais comedido nese aspecto. Mas vou continuar chamando bolsonarista de bozista e nosso presida de bozo, disso não abro mão! Grande abraço do palhaço!!! 🤡🤡🤡🤡🤡🤡

    6. Ok, Palhaço Bozo, mas é preciso respeitar. No meio médico temos o hábito de ouvir todas as opiniões e, mesmo que não concordemos com algumas delas, não ironizamos ou ofendemos seus protagonistas. Quem o faz perde totalmente a credibilidade perante os demais colegas. Nessa profissão, quanto mais aprendemos, mais nos damos conta que sabemos muito pouco. Quem se vale da grossseria ou se acha dono da verdade está dando um atestado de ignorância. Boa sorte em seus próximos comentários.

    7. Jorge, perdoe os excessos, eles costumam vir dos dois lados. As vezes um lado fica mais agressivo. Mas é importante fazer uso da separação do joio do trigo, mesmo em comentários mais exaltados existem informações lógicas, corretas e que agregam valor no entendimento geral. Alguns gostam de propagar mentiras e distorções da verdade e outros defendem a lisura da verdade como regra para troca de opiniões e entendimentos.

  8. Estudo polonês de 2017 informa que cloroquina causa distúrbios psiquiátricos. Já que os conselhos de Medicina e Farmacia não dão um pio, peço à imprensa que informe isso. Ponham ‘chloroquine psychosis’ no Google. Vão encontrar esse e muitos outros estudos. E acho que a turma do "tratamento precoce’ está é intoxicada.

    1. E tem mais. O journal of Clinical Psychopharmacology em 1982 publicou as reações adversas na saúde mental com doses normais de cloroquina, que são: psicose, delírio, mudanças de personalidade e depressão. É hipotetizado que uma alteração de humor induzida por drogas ou um estado confusional tóxico pode resultar em sobredosagem não intencional e morte.

    2. Maria, provavelmente a pessoa era uma bozista q vaiu no conto da cloroquina milagrosa! 🤣🤣🤣🤣. Como não informou o que ocorreu depois, vou torcer para q essa escolha não tenha levado a óbito vossa pessoa amiga.

    3. Em outro caso, de pessoa que eu conheço, o médico obrigou a fazer um eletrocardiograma e a assinar um termo de responsabilidade. Só assim ele receitou a cloroquina

    4. Silvia, conheço uma pessoa que tem um problema sério de saúde (não me lembro o nome da doença agora) que disse que o médico lhe receitou a cloroquina como tratamento, mas antes fez ela fazer uma bateria de exames para saber se ela não tinha nenhum problema de glaucoma ou cardíaco, pois o medicamento é muito forte e os efeitos adversos podem ser muito graves. Enfim, para o presidente Bozo, cloroquina nos olhos dos outros é refresco, né?

  9. Esse desmiolado perdeu a mais mínima noção de senso comum, meu Deus, quem politizou a tal de Cloroquina, foi ele, que no começo da pandemia apareceu com essa panaceia, num verdadeiro acesso de delírio, talvez sonhando com um Prémio Nobel ou o título de Salvador da Humanidade. Chega charlatão! O Brasil não é Rio das Pedras!

  10. Qdo Dilma saiu do poder pensei , nunca mais nesse Brasil haverá um presidente tão limitado intelectualmente qto a Sra Dilma. Infelizmente me enganei , há o Bolsonaro.

    1. Caro Antônio, os dois provaram do que são (in)capazes. Ambos. Deixe a torcida de lado e verifique.

    2. Tá com saudades?? Trás ela de volta. Ela já provou o que é capaz

  11. Para os equiloucados: se conhecemos os rombos, roubos e sandices da marginalha petralha e ídem da marginalha broncosalha, é porque a imprensa nos informou, pois não???? Ou foi "um passarinho" que nos contou?????? É ÓBVIO QUE FOMOS INFORMADOS SOBRE """AS FAÇANHAS CRIMINOSAS""" DE TODOS ELES PELA IMPRENSA!!!!! Que história idiota é essa de ...""quando isso e aquilo, ninguém falou nada""????? Tanto a imprensa ""falou"" que sabemos!!!! Pronto, taí desenhado pra vocês, equiloucados !!!!!

  12. Onde está o Conselho Federam de Medicina e todos os órgãos competentes desse país ( se é que sobrou algum) para dar uma enquadrada nesse ministério da saúde para que a saúde dos brasileiros seja levada a sério. Não adianta notas de repudio dos ministros do STF e nem rompantes do Rodrigo Maia, é uma população de 210 milhões de brasileiros à deriva, tudo é politizado, tudo vira piada e o povo não terá vacina 2 milhões da Covishield não resolveram nada 2 dose nem se fala.

    1. Antonio, ela não funciona, isso ja foi provado cientificamente. A pessoa não morre em função da ministração da cloroquina para tratar a covid, ela morre por causa do agravamento dos sintomas graves ocasionados pela ministração irresponsável da cloroquina. Irresponsável pq, mais uma vez, cientificamente ja foi comprovado sua ineficácia e agravamento dos sintomas graves devido aos sintomas adversos graves do consumo do remedio.

    2. A pergunta é? Se não faz mal porquê essa crítica toda? Porquê não prescrever, se muitos médicos prescrevem e funciona? Até agora não sei de caso algum que tenha tomado hidroxicloroquina e morrido em função disso

    3. Palhaço Bozo, você está certo. Uma coisa é uso off-label, a decisão é do médico. Outra é o governo alardear um tratamento não comprovado com medicamentos que sabidamente causam efeitos colaterais sérios.

    4. Nisso você está certo Pedro, o médico precisa ter liberdade para fazer seu trabalho e também consciência das consequências e escolhas que fizer. A grande maioria sabe muito bem disso. Mas o grande erro está é no governo federal, com o Ministério da Saúde fazendo propaganda da cloroquina milagrosa para o povo e insistindo desesperadamente para que governadores e prefeitos distribuam o santo remédio. Tivemos 2 ministros médicos q se recusaram a defender essa loucura, isso é deveras emblemático...

    5. Se não proibiram o uso acredito haver motivo. Se os médicos têm liberdade de utilizar o medicamento não cabe aos políticos ou juízes proibirem. A obrigação dos políticos é gestores públicos é fornecer o material que os médicos necessitam e em casos extremos o judiciário obrigá-los a isso. . Qual remédio e qual protocolo de tratamento utilizar é escolha do médico, com consentimento do paciente ou da família.

  13. Mais uma vez leigo lendo notícia científica sem saber interpretar. Fanáticos por kopia e kassio sem saber ler e interpretar.

    1. kkkkk, agora as bozetes querem se revestir de verniz cientifico para que seus argumentos desprovidos de lógica tenham mais força. Pedro, explica isso para o seu presidente genocida, ele não é médico mas é um defensor enfático do uso da cloroquina milagrosa.

    2. No caso "in fábula" um pouquinho de inglês ou colocar a matéria científica no tradutor antes de divulgar também ajuda. Por favor consulte seu médico para que ele explique a diferença de tratamento precoce e tratamento de paciente hospitalizado. Mesmo que já saiba, no caso, a opinião que vale é a do médico. Para ser médico tem que estudar muito, já para ser político parece que quanto menos melhor.

    3. Pelo seu nível só nessa área mesmo és Expert. Quanto a Bolsonaro faz o que quiser não ligo.

    4. Pedro, aqui ninguém ganha no grito se passando por esperto e chamando os outros de leigos. Coloca o seu comentário e vamos ver até onde consegue chegar. Eu sou mais especialista que você em qualquer área. MINHA ESPECIALIDADE É CHUTAR BUNDA DE BOLSONARISTAS .NESSA ÁREA EU TENHO PÓS-DOUTORADO.

  14. Para acabar de vez com todas estas mentiras e fake news, aqui está a declaração oficial do instituto de saúde norte-americano sobre o remédio do Bozo. https://www.nih.gov/news-events/nih-research-matters/hydroxychloroquine-doesnt-benefit-hospitalized-covid-19-patients.

    1. Amigo palhacinho doriana, quem rema contra a corrente e a ciência são vocês que não acreditam na ciência e nas vacinas. Minha opinião vai de encontro ao que toda a comunidade cientifica também pensa. Esses sofismas ardilosos das bozetes histéricas podem dar certo com seus amigos mortadelas sequelados, mas com o brasileiros honestos e conscientes essa retórica bozolavista não se cria. Bozistas são verdadeiramente deprimentes.

    2. Nobre palhaco bozo, se realmente trabalha em hospital, primeiramente meus agradecimentos por estar na linha de frente nesta pandemia. Se não é médico limite-se na posição de leigo e continuar a acatar ordens dos médicos no hospital. Limpar e trocar comadres não te fazem experto em denegrir trabalhos cientificos de quem estudou mais que você. Talvez onde você trabalha não tenha nenhum médico expoente em tratamento de covid, mesmo assim respeite-os e reserve para você suas opiniões farmaceuticas

    3. Ciência é dinâmica. Nesta área então, nem se fala. Portanto, é preciso conhecer bem a ciência antes de divulgar informação errada por aí. A saúde das pessoas não é coisa para amadores e certamente não para generais especializados em logística ou políticos genocidas.

    4. É você Jorge, tenha responsabilidade ao divulgar algo. Se você sabia que esse estudo já tinha sido superado por outros, por que divulgou? Se não tem o que fazer, vai dar o cu, se masturbar, enfiar a cara na privada...

    5. Pedro, o espertão. Quando o Trump levantou a questão da Cloroquina? Faz tempo. Trump diz tomar hidroxicloroquina para evitar coronavírus mesmo sem eficácia comprovada. Ela evitou que ele contraísse a Covid? Nos Estados Unidos, ainda na gestão de Trump, alguém fala de cloroquina? No mundo, qual país insiste como faz Bolsonaro na cloroquina? Então Pedro você que chama os outros de leigos. Eu tenho um conhecimento acima da média e te pergunto: Em que consiste o seu tratamento precoce?

    6. Amigo Pedro, trabalho em hospital e conheço o nosso sistema de saúde. Também me informo com pesquisas cientificas e observações de especialistas. Mas especialistas de verdade e não esses Zé bozistas q querem cair nas graças do governo federal e das bozetes histéricas. Tivemos 2 ministros médicos q se recusaram a recomendar o uso da cloroquina, sendo só feito essa aberração quando um general pau mandado assumiu a pasta. Quer coisa mais emblemática q isso?

    7. Agora o palhaço da instruções médicas de como usar Cloroquina.

    8. Não se deve usar a hidroxicloroquina em tratamento precoce pois o uso dela para covid requer acompanhamento continuo do médico. Como fazer esse acompanhamento se o paciente precoce não está internado? como fazer esse acompanhamento com o nosso sistema público de saúde que sabemos não está preparado para agir dessa forma? Melhores hospitais podem ter médicos que ministrem esse medicamento, mas o local tem equipamentos para monitorar o coração e fazer qualquer intervenção urgente quando necessário

    9. Jorge, o José apenas não soube ler e interpretar o artigo que prontamente fez kopia e kassio. Este artigo se refere a pacientes hospitalizados e não a tratamento precoce.

    10. Só para início de ilustração, sem entrar no mérito científico do artigo citado, ele se refere a tratamento de pacientes hospitalizados, por óbvio não se refere a tratamento precoce , não conheço hospital que interna paciente para tratamento precoce, outros detalhes melhor não discutir com leigos.

    11. Prezado José: a publicação do AJM não é mentira nem fake news. Pode até ser que esteja desatualizado ou superado por outras pesquisas (não consegui abrir aquela que vc referiu). Ocorre que não se deve despresar, seja por razões políticas ou ideológicas, pesquisas conduzidas por instituições e profissionais sérios e responsáveis, sobre uma doença da qual ainda se conhece muito pouco; não devemos descartar qualquer possibilidade. Foi assim com a Penicilina. E não chame de Bozo quem pensa diferente

    12. É importante os médicos terem liberdade e alcance a todos os medicamentos e protocolos de tratamento. A vacina não é a solução final pois não é infalível. Pessoas vão continuar a adoecer e precisam ser tratadas e orientadas a procurar ajuda médica o mais cedo possível. Quem decide o medicamento é o tratamento é o médico, o político tem obrigação de disponibilizar todos os recursos.

  15. Artigo do The American Jornal of Medicine, publicado em 01/01/2021 como "review"; para acessar diretamente o site onde consta o artigo da publicação, digite... https://www.amjmed.com/article/S0002-9343(20)30673-2/fulltext

    1. Pedro, você quer dar o cu para mim? Cara eu não sou chegado nisso. Então coloca quais são os médicos bons que você conhece e quais os tratamentos precoces que eles preconizam para a Covid? Você tem que divulgar, pois esses tratamentos podem salvar vidas. Mas acho que você quer chamar minha atenção, para dar o seu cu para mim. Se for isso desista.

    2. A MENSAGEM DO JORGE É FAKE NEWS. O ESTUDO CITADO É DE AGOSTO DE 2020 E JÁ FOI DESCONSIDERADO POR ESTUDOS MAIS AMPLOS REALIZADOS DEPOIS. O JORGE NÃO TEM NADA MELHOR PARA FAZER. DEI ALGUMAS IDEIAS PARA ELE DE COMO PODERIA USAR O SEU TEMPO DE ÓCIO DESCONSTRUTIVO.

    3. Não adianta Jorge, vão dizer que encontraram na Internet um cientista, desconhecido, que diz ser contra. Quem pode se consulta com os melhores médicos e certamente usam os melhores protocolos de tratamento. Não há tratamento infalível para as doenças graves. Há bons médicos e maus médicos. Fico com os bons. Quem não acredita em tratamento precoce fique em casa esperando ser chamado para a vacina.

  16. Que o Bolsonaro é um boca-rota, nós já sabemos, como sabemos que a imprensa vive faturando (e irritando a todos) em cima disso. Eu vi na CNN entrevista do Sec. Saúde Amazonas, qdo perguntado insistentemente pelo repórteres da emissora, se o pessoal do Min. Saúde que estavam dando suporte em Manaus, fizeram algum tipo de pressão pela utilização de medica/ºs hidroxicloroquina, azitromicina ou ivermectina, no trata/to precoce e ele NEGOU terminantemente que isso ocorreu. Pq a imprensa mente tanto?

    1. Pedro, lembro do bozonaro dizendo que ia combater a corrupção e hoje as bozetes se calam com a cumplicidade dele para com os corruptos de todos os matizes ideológicos. O senador com dinheiro no rabo é um caso emblemático dessa contradição de bandeiras defendidas e escolhas após eleito. Maus exemplos existem vários e permeiam todos os poderes e espectros ideológicos, mas jamais devem ser usados para justificar os erros atuais. Isso é menosprezar o raciocínio e bom senso do brasileiro.

    2. Lembro dos artistas postando serem a favor do vírus assim com as mortes o governo ia cair, e a imprensa se calou. Quando o ex presidiário chamou crise de marolinha a imprensa se calou. Quando ele fez comentário RACISTA dizendo que quem fez a crise tinha olhos azuis a imprensa se calou. Dizem que se pagar bem eles até publicam a verdade.

    3. Vicente, quem será que mentiu? A imprensa ou o secretário de um estado falido e totalmente dependente de ajuda federal? A resposta é muito simples, mas talvez vc não goste dela.

  17. Percebemos que temos 3 poderes corrompidos e falidos quando vemos um louco governando esse país numa pandemia sem precedentes e ainda patrocinando a morte de mais de 200 mil vidas brasileiras, com o olhar submisso e leniente de PGR, STF e Congresso que não fazem absolutamente nada para frear a sanha assina desse homem.

  18. Bozonáro é um ser das trevas, agente do mal e da morte. Vivemos uma mentira corrupta por mais de 16 anos e agora entramos na idade das trevas e da maldade que esse louco vem patrocinando em solo brasileiro. O povo brasileiro deve ter muito carma pra queimar, só pode...

    1. Creio que jogamos pedra na cruz , só pode ser ... como é possível ? Tivemos duas gestões do Lula , uma da Dilma ,um impeachment e agora o Bolsonaro ? Creio que fizemos algo muito grava mesmo ....

  19. Já passou da hora de os outros poderes se mexerem para afastar esse homem louco. O povo brasileiro não aguenta mais tudo isso. É muita maldade vinda de uma única pessoa.

  20. Bolsonaro incentiva as pessoas a não usarem máscaras, a se aglomerarem, a não tomarem vacina e a se entupir de cloroquina (um remédio cientificamente comprovado que não serve para tratar covid). Ele deseja o caos e o aumento no número de mortes de seu próprio povo. Manaus está um caos e ele manda o seu capacho gordo ir lá escarrar na cara do povo sofrido com essa ideia mortífera de entupir o povo de cloroquina. Estamos diante de um monstro insensível ao sofrimento dos brasileiros.

  21. O problema dele é que mandou o Exército - que obedeceu às cegas - fabricar toneladas de cloroquina, claro, às nossas custas, e agora não sabe onde esgotar as tais toneladas, que inclusive tem data de vencimento. Então, como não se importa a mínima com a vida do POVO BRASILEIRO, quer matar mais alguns milhares pra não ser pego pelo ""crime administrativo"", já que, ao que parece, não será pego pelo de genocídio, a julgar pela compra do congresso e da corvolândia.

    1. PRESCRIÇÃO DE TRATAMENTOS E MEDICAMENTOS É FUNÇÃO DOS MÉDICOS, QUE CONHECEM A ESPECIFICIDADE DE CADA CASO, QUE CONHECEM AS COMORBIDADES DOS ENFERMOS, QUE CONHECEM O ORGANISMO DE SEUS PACIENTES E, OBVIAMENTE, *FORMARAM-SE EM MEDICINA*, E NÃO PARA UM ZÉ MANÉ QUALQUER, PORQUE NESSE CASO, SABEMOS TODOS, CONFIGURA-SE O CRIME DE "EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA""!!!!

    2. E, claro, ""se todo mundo morrerá um dia, porque não hoje"", não é mesmo,""a coisa""?

    3. E, claro, ""se todo mundo morrerá um dia, porque não hoje"", não é mesmo,""a coisa""?

  22. Gostaria de saber o que esse louco presidente ganha com a morte dos brasileiros? não consigo entender essa intenção assassina dele. Faz tudo de ruim para o povo e não se preocupa em governar o país.

    1. Eugenia. Hitler tentou com algum sucesso por algum tempo.

  23. Quantas mortes serão necessárias para que STF e Congresso chutem a bunda desse monstro genocida da cadeira presidencial?

  24. Sem comprovação científica? A eficácia da Cloroquina no tratamento do Covid-19 está devidamente documentado e recomendado pelo The American Journal of Medicine, uma das publicações médicas de maior prestígio em todo o mundo, numa abrangente análise das pesquisas já feitas com o medicamento. Está na edição de 01/01/2021. Senhores, informem-se melhor.

    1. Pedro, o que quer da o cu para mim. Foi atualizado o estudo de eficácia da cloroquina, ótimo. Passa o link para que eu possa me atualizar. Quanto a alguém ser formado na internet, isso é irrelevante. Eu tenho um diploma do MIT. Quer ver onde posso chegar? Com você o meu primário já basta para chutar a sua bunda. Aliás você sabe do que estou falando quando me refiro ao MIT? Entendi, você acha que é: MAIS ISPERTO QUE TODOS...BOLSONARISTAS.

    2. Amigo pedro, nao perco tempo colando aqui link de pesquisa cientifica. Nao tenho q provar nada para ninguem, mas tenho a liberdade de dar minha opinião e, veja só, ela é a mesma de toda a comunidade científica. Essa defesa cega e burra dos bozistas é uma coisa surreal. Nao vejo a hora do genocida ser destronado para que a trupe de bovinos delinquentes do gabinete do ódio parem de azucrinar na internet.

    3. Aqui são todos cientistas formados na Internet, se você fala a favor da Cloroquina e apresenta estudos imediatamente há um kopia e kassio de um artigo contra e dizem ser irrefutável e o seu é fake. Não há nada dizendo que está publicação é fake, reposta sim estudo de agosto 2020 mas também suas atualizações. Leigos sabem ler matérias científicas, interpretar é um estágio fora do alcance deles por falta de conhecimento científico na área. Há também estudiosos de menor estatura querendo aparecer.

    4. Bozista. A cloroquina é ilusão bozotrumpista. A ciência já comprovou que a relação "eficácia/efeitos adversos graves" não ajuda no tratamento da covid e ainda piora o quadro clinico das pessoas que acabarem manifestando os sintomas mais graves do vírus. Quem tomou esse medicamento para combater a covid e não teve complicações deve agradecer a Deus e não ao medicamento, pois o mesmo tende a aumentar os riscos da pessoa.

    5. JORGE ISTO É FAKE NEWS. A MATÉRIA É ATUAL, NO ENTANTO O ESTUDO AO QUE VOCÊ SE REFERE É DE AGOSTO DE 2020. ESSE ESTUDO FOI SUPERADO POR OUTROS ESTUDOS MAIS ABRANGENTES. ME DIGA, QUAL OUTRO PAÍS ESTÁ USANDO INDISCRIMINADAMENTE CLOROQUINA? A MAIORIA DOS PAISES COMEÇOU A VACINAÇÃO.

  25. Vamos deixar de mimimi. Tive COVID, detectada pelo teste PCR. Fui atendido num dos melhores hospitais particulares de Brasília. Foi-me receitado: Ivermectina, Azitromicina e Hidroxi-Cloroquina. Não tive qualquer complicação. Passado o período de quarentena, retornei ao hospital, onde fiz tomografia e o pulmão estava limpo e eu sem COVID. Nos hospitais públicos de referência em COVID em Brasília, também se receitam os remédios a mim indicados!!!!

    1. Hidroxicloroquina não pode ser recomendada de forma geral para o povão, isso pq é um medicamento com efeitos colaterais graves e necessita de acompanhamento médico. Como fazer esse acompanhamento, por exemplo, em um estado em calamidade pública de saúde por causa da pandemia (Amazonas)? Acha mesmo que o povão terá acompanhamento médico no uso precoce/preventivo desse medicamento? Isso é pura loucura bozista que deseja aumentar o caos e as mortes diárias!

    2. Há médicos que recomendam no tratamento precoce e outros não. Há estudos a favor e estudos que não demonstraram eficácia. Há estudos que indicam que pacientes se beneficiaram. Acho que os médicos têm que ter ao seu alcance todos os medicamentos. Na rede privada há mais sucesso no tratamento pela liberdade de cada médico e paciente escolher o protocolo de tratamento. A vacina não vai resolver o problema imediatamente e também não é infalível. Deve haver liberdade na relação médico paciente.

    3. Sorte a sua Bozista José. Mas provavelmente a sua não complicação da covid foi por o seu corpor ter combatido perfeitamente o vírus e não por causa da cloroquina. A ciência já provou que esse remédio é ilusão bozotrumpista para tratamento da covid. Pode mugir a vontade que a verdade não mudará.

    4. José, você e muitos. Agora os estudos científicos são para analisar a eficácia.Tenho conhecidos que tomaram suco de laranja apenas e não tiveram complicações. Se fizermos um estudo dando suco de laranja para alguns e placebo para outros, vamos constatar que muitos que beberam o suco de laranja não terão complicações. E também teremos pessoas que receberam placebo e não terão complicações.Troca o suco que não foi feito nenhum estudo pela cloroquina que foi feito diversos estudos e conclua.

  26. Onde estão as Associações médicas a se manifestar contra o charlatão? Aqui todo mundo lamenta mas não faz nada contra o retardado

  27. Os políticos não ligam para o povo. Mas nenhum político que quer se reeleger quer mortes. Voltemos um pouco no tempo para ver as postagens dos atores que agradeciam a chegada do vírus e que as mortes derrubaram o presidente. Há mais mortes na rede pública que nos hospitais privados. Nos particulares médicos e pacientes podem optar por medicamentos e protocolos não aprovados ou não disponíveis na rede pública..

    1. Mario, quem fez referência ao vírus neste contexto foi o Lula. Com relação a diferença de tratamento e protocolos entre hospitais públicos e privados, desenvolve o seu comentário dando nome aos bois. MARIO AQUI NÃO TEM ESPAÇO PARA FAKE NEWS.

  28. Não existe tratamento precoce pra Covid segundo os infectologistas do mundo todo. Infelizmente tem médicos desatualizados defendendo o charlatanismo irresponsável! E políticos oportunistas canalhas receitando cloroquina , ivermectina pro povo desavisado e negacionista! Mais de 200 mil mortos e os bolsominions fanáticos acreditando nessa farsa!

  29. Bolsonaro que dia será feriado para celebrar o Dia da Vaquinha Sagrada Cloroquina? Nós seres humanos, somos uma mistura de racional e irracional. Na tomada de decisão, às emoções definem nossas ações..Num cassino o medo e a ganância se alternam. Agora quando a pessoa é LOUCA, essa bússola interna não funciona. Ela tem seletividade no que quer entender. Ela não consegue mudar o modelo mental. Pergunta para o Bolsonaro:

    1. SE A CLOROQUINA FUNCIONA, POR QUE O MUNDO INTEIRO ABANDONOU O TRATAMANTO COM ESSE MEDICAMENTO? Mas ninguém faz essa pergunta para ele. Todos que estão ao seu lado, para permanecerem na sua equipe, falam apenas o que ele quer ouvir. Um péssimo líder terá sempre uma péssima equipe. Eu gostaria que tivéssemos um medicamento eficiente no tratamento da Covid. Tem nesse momento vários estudos em andamento, porém nenhum conclusivo. Loucura e insistência tola estão levando a perda de foco.

  30. Mais um detalhe. Os doentes de Manaus e do resto do país não podem esperar pela vacina. Se eu e minha família nos contaminarmos, queremos o tratamento precoce, com toda certeza.

    1. Margareth, faça o que você quiser, a vida é sua. Mas entenda uma coisa, não existe tratamento precoce para esse vírus baseado na ministração de cloroquina. A ciência já provou que essa teoria é puro charlatanismo bozotrumpista que deseja o aumento de mortes e o caos social.

    2. Continuando Margareth. O suco de laranja na minha amostra teve 100% de eficácia. Já a cloroquina na amostra do presidente teve 1,5% de mortes. Fora os casos de internação. Então Margareth a decisão é sua.

    3. Margareth, se não tivéssemos perdido tempo com essa questão da Cloroquina, estaríamos adiantados na vacinação. Você têm todo o direito de se tratar com o que quiser. Eu tenho quatro pessoas conhecidas que tomaram suco de laranja e não tiveram complicação com a Covid. Então eles deveriam relatar na redes sociais que suco de laranja combate à covid? O presidente falou que 200 conhecidos dele tomaram a cloroquina. Um senador e dois militares morreram.

  31. O problema não é o Bolsonaro defender um medicamento. Mas a oposição ser contra esse medicamento por causa do Bolsonaro. O tratamento precoce já mostrou eficácia em vários hospitais s e quem demonstra isso são os próprios médicos com resultados excelentes no dia a dia, na luta contra essa doença.

    1. Efeito placebo. Placebo tem até 20% de eficácia. Isso é tão conhecido que até é utilizado em protocolo clínico.

    2. João, eu preciso ser perdoado por ser inteligente. Como escreveu o Palhaço Bozo, você não está legal. Vai procurar o que fazer.

    3. Esse João ta doidão, ta concordando com todos os pontos de vista ao mesmo tempo...rs... Vai ver é a cloroquina q ele tomou "preventivamente"..rs...

    4. Isso Silvana,esse Paulo deve ser perdoado pois não sabe o que fala...

    5. João, tentativa de tratamento com cloroquina para covid foi feita no início da pandemia por praticamente todo o mundo. Tivemos uma curva de aprendizado na abordagem de tratamento, como por exemplo o "time" para entubação. Quanto a efeitos colaterais, se aumentar o número de pessoas tratadas, aumenta a probabilidade de reações adversas. Na minha análise, sem comprovação científica de eficácia, é um risco desnecessário.

    6. Concordo Margarethe,mesmo sem "comprovação científica"como não para de gritar o grupo que só pensa em se promover criticando,numa situação como a de Manaus em que ainda não temos vacina acho toda tentativa válida,pois sabemos que o uso desses medicamentos "sem comprovação científica "tem sido defendido por vários médicos e por enquanto não fez ninguém piorar....

    7. Maegareth, Quais hospitais? Em que cidades? Quantos pacientes? Quais médicos prescreveram? Esses médicos que prescreveram divulgaram algum estudo comprovando a eficácia? MARGARETH AQUI NÃO TEM ESPAÇO PARA FAKE NEWS. VAI PROCURAR OUTRO LUGAR .

    8. Não é fato. A Sociedade Brasileira de Infectologia publicou em 09/12/2020 uma revisão sobre tratamento da Covid. Essa atualização,alinhada às recomendações das Sociedades de Pneumologia, Medicina intensiva , e órgãos internacionais - reiteraram a total ineficácia clínica do tratamento precoce. Como o acesso a essas informações é muito fácil , acredito que você sabe disso.

Mais notícias
Assine
TOPO