World Economic Forum

‘Esperava mais ajuda do governo brasileiro’, lamenta Carlos Ghosn

08.01.20 12:58

No primeiro pronunciamento desde que fugiu de Tóquio para Beirute, Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, reclamou das autoridades de sua terra natal. “Esperava mais ajuda do governo brasileiro”, declarou o executivo, em uma entrevista coletiva. Ele elogiou, entretanto, a atuação do cônsul-geral do Brasil em Tóquio, João de Mendonça Lima Neto. “Foi muito amigo. Ele cuidou de mim.”

Em janeiro do ano passado, a família de Ghosn declarou que pediria ajuda ao governo brasileiro para tentar entrar em contato com o executivo, então preso em isolamento na capital japonesa. Dois meses depois, o executivo conseguiu autorização para cumprir prisão domiciliar em Tóquio e, no último dia 30, fugiu para o Líbano. Ghosn tem nacionalidade brasileira, francesa e libanesa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Promotores públicos no Japão apresentaram novas acusações contra o ex-CEO da Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, detido desde novembro em Tóquio por suspeita de crime fiscal. As acusações são de violação de confiança e de subnotificar sua renda como executivo da montadora japonesa às autoridades financeiras do país. Ele já havia sido formalmente denunciado por ter supostamente declarado remuneração menor que a real durante cinco anos, entre 2011 e 2015.

  2. incrível...enquanto enchia o bolso não pediu ajuda agora quer? sinto muito mas isto é um problema entre ele e o Japão..como dizia Vicente Mateus..me inclua fora disso

  3. Nos Contrões, região rural de Petrópolis, ele ajudou muitas crianças de escolas públicas a entrarem no mundo da Informática. O interesse dele era genuíno, ele visitou a escola nos poucos dias em que esteve no Brasil. Sendo procurado por gente da mídia e de negócios, ele gastou horas visitando o laboratório e as crianças...

  4. Claro que esperava mais. Vendo todos os criminosamente corruptos aqui no Brasil soltos pelo STF e o Congresso legislando pra eles. Pensou que teria 5 instâncias lá também.

  5. Pois é, compadre. Mas posso lhe perdoar por essa falta de informação sobre o que se passa neste país do 3º mundo: o PT não está mais no comando, por enquanto, vigarista por aqui ainda não está tendo vez.

  6. Não é pq tem a cidadania que Bolsonaro vai afagar tua cabeça. Se fugiu é pq deve! Pisa aqui que devolvemos kkkk Já temos os "domésticos" para nos preocupar!!!

  7. Nem li a matéria, mas vou deixar meu comentário: Pelo que vi, até antes desta matéria, nunca se apresentou como brasileiro. Sempre preferiu se apresenta com duas outras nacionalidades. Agora está cobrando do Brasil por que?

  8. O Brasil tem tantos corruptos que agora já os está exportando. Se o Japão quer descobrir onde foi a falha, procure nas próprias autoridades, policiais ou não, quem levou a propina.

    1. Eduardo você crê que os japoneses, com tanta tecnologia, não teriam provas?

    2. Você pode provar que ele é corrupto para fazer essa afirmativa? Denegrir sem provas. Vc gostaria que fizessem com vc?

  9. Poxa, já que o Carlos Ghosn está reclamando do governo brasileiro, podíamos dar uma mãozinha e mandá-lo de volta para o Japão.

  10. A fuga teve participação do Consulado Brasileiro em Tóquio? Isso precisa ser apurado, com urgência, pois o cara é corrupto até os dentes, e se o Brasil de Bolsonada se prestou a esconder esse Lula da Nissan a coisa NÃO pega bem.

    1. Luiz, com base no fato de que o Japão é um país sério e podemos dar bastante confiança à justiça de lá.

    2. Como alguém em sã consciência pode afirmar wue “o cara é corrupto até os dentes” sem saber nenhum detalhe documentado dos fatos? É um verdadeiro caçador de bruxas!

  11. Cacete. Tem três nacionalidades e quer direito de todas? Escolha uma. Talvez a libanesa, pois somente assim não serás extraditado!

    1. É que a coisa vai ferver por aqueles lados do oriente. Ele que não é bobo..

    1. Pedindo a extradição dele e encaminhando o assunto para o STF. Toffoli, Levandowski e Gilmar saberiam o que fazer. Na tabela de preço deles deve ter o ítem "internacional". O cara assaltou a Nissan, deve ter uma grana boa disponível.

Mais notícias
Assine agora
TOPO