Casa Branca

Erdogan procura Trump e Putin para conter escalada militar na Síria

28.02.20 20:49

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan (foto) telefonou nesta sexta-feira, 28, para os colegas Donald Trump e Vladimir Putin para tentar encontrar uma solução para a escalada militar na Síria.

Na quinta-feira, 27, ao menos 33 soldados turcos foram mortos em ataques na região de Idlib atribuídos ao regime sírio de Bashar al-Assad, apoiado pela Rússia de Putin. Nesta sexta, as forças de Ancara, aliada dos EUA, mataram 31 combatentes sírios em retaliação.

Em seguida, a Turquia abriu sua fronteira por 72 horas permitindo a entrada de milhões de refugiados, a maioria sírios, na Europa, principalmente pela Grécia e pela Bulgária. A medida, se prolongada, pode provocar uma nova crise migratória, como ocorreu entre 2015 e 2016.

Segundo a Casa Branca, Trump expressou suas “condolências” a Erdogan pelas baixas sofridas pelo exército turco, a maior já registrada em um único ataque desde o início de sua intervenção na Síria em 2016.

“Os dois líderes concordaram que o regime sírio, a Rússia e o regime iraniano devem parar sua ofensiva antes que mais civis inocentes sejam mortos e deslocados”, informou a Casa Branca.

Já na conversa com o presidente russo, segundo autoridades da Turquia, Erdogan e Putin expressaram “séria preocupação” com a situação no noroeste da Síria, e decidiram estudar a “possibilidade de realizar uma cúpula em breve” para debater a crise.

Erdogan havia anunciado um encontro na semana que vem com Putin, o presidente francês Emmanuel Macron e a chanceler alemã Angela Merkel para discutir a situação na Síria. O líder russo, no entanto, desmentiu sua participação alegando ter outros compromissos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Trump é foda! A Turquia sacaneando e babando ovo da Rússia, ele tirou as tropas e abriu a Síria para a invasão turca, agora Turquia e Rússia estão em guerra. Rsrsrs. E o melhor, a Turquia forçando a Europa a se posicionar. Lembrando que a Rússia sustenta a Síria, porque esta proíbe a passagem de gás vindo de outros países para a Europa, mantendo a exclusividade russa. E a Europa vem negligenciando gastos militares há anos! Especialmente a rica e metida Alemanha.

  2. Tenho uma solução. Vamos enviar a família Bozo para servir de bucha de canhão lá na guerra da Síria. Assim, resolveríamos o problema deles é o nosso ao mesmo tempo. Taoquei?

    1. José a família Bozó não é o problema, o problema são 12 milhões de desempregados, a corrupção e a impuni Dade, deixadas pelos 16 anos de PT !

  3. Amigos Trump e Putin é foda Crusoé!!! A Backer se fudeu por ñ aceitar 140 milhões. Ainda existem empresas e homens honrados. Ainda existem AMBEV, ainda existe um supremo cooptado. Tô aprendendo c vcs jornalistas, começo pela cartilha: O A B , ainda não sei formar palavras, mas sou crente: ADORiOa "Santos Cruz"

  4. Só faltam 16 dias. Mimimi aqui de nada adianta. BORA PRAS RUAS Dia 15. Essa RAÇA só “BOTA o GALHO DENTRO” quando ouve “A VOZ ROUCA DAS RUAS” como dizia o Ulisses Guimarães. E eu digo, no dia 15 de março os PILANTRAS e PARASITAS vão ouvir é o “RUGIDO LOUCO DAS RUAS”. O TSUNAMI do dia 15. Convoquem os amigos, a família, os vizinhos. Quero ver todos lá dia 15 de março. Vocês ficarão arrepiados ao cantarem o HINO NACIONAL.

  5. Só faltam 16 dias. Mimimi aqui de nada adianta. BORA PRAS RUAS Dia 15. Essa RAÇA só “BOTA o GALHO DENTRO” quando ouve “A VOZ ROUCA DAS RUAS” como dizia o Ulisses Guimarães. E eu digo, no dia 15 de março os PILANTRAS e PARASITAS vão ouvir é o “RUGIDO LOUCO DAS RUAS”. O TSUNAMI do dia 15. Convoquem os amigos, a família, os vizinhos. Quero ver todos lá dia 15 de março. Vocês ficarão arrepiados ao cantarem o HINO NACIONAL.

  6. Todo mundo que se mete naquela esculhambação da Síria se dá mal. Esse Erdogan vai ser expulso de lá e ainda ainda vai se ferrar com os curdos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO