STF

A conferência de Gilmar

20.10.19 15:17

Enquanto articula para garantir a derrubada das prisões após condenação em segunda instância no Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes segue com a atribulada agenda de palestrante no Instituto Brasiliense de Direito Público, o IDP, do qual é sócio.

De 22 a 24 de outubro, a faculdade de Gilmar em Brasília sediará o XXII Congresso Internacional de Direito Constitucional. O evento terá desde uma homenagem ao advogado e ex-deputado petista Sigmaringa Seixas, morto em 2018, até a participação do também ministro do STF Alexandre de Moraes em uma painel sobre “Garantias Penais, Combate à Corrupção e Populismo”.

O painel está marcado para a manhã de quinta-feira, 24, dia em que o plenário do STF deverá seguir discutindo a legalidade das prisões após condenação em segunda instância.

Na terça-feira, 22, o próprio Gilmar participa como moderador da conferência de abertura do congresso, quando haverá a homenagem a Sigmaringa Seixas. Estarão presentes na mesa como conferencistas o presidente do Supremo, Dias Toffoli, e o ex-ministro da corte e ex-advogado de Lula Sepúlveda Pertence.

Na quarta-feira, 23, quando o plenário do STF retoma o debate sobre as prisões, o evento contará com um painel sobre “Cortes Constitucionais e Populismo Judicial: os desafios da jurisdição contra-majoritária”. Defensores de alguns famosos investigados na Lava Jato, como Joesley Batista e Aldemir Bendine, também figuram entre os palestrantes.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A impunidade e a corrupção não eram um exceção dentro do sistema social brasileiro, mas traços psicossociais embutidos na cultura, mentalidade, estilo de vida, identidade nacionais. Dentro do consciente coletivo, eram requerimentos necessários para que a sociedade brasileira não parasse de funcionar, tanto que os CORRUPTOS ainda estão tentando emplacar esta narrativa, mesmo após tudo o que já foi revelado até o momento, anseiam pelo retorno da situação ao seu "normal".

  2. Este sistema podre e viciado não é de hj, uma vez que a corrupção que sempre imperou no Brasil necessitava da conivência, incompetência e ineficiência do aparato judicial. Não é de hj que empresas e políticos envolvidos em corrupção precisam de blindagem para conduzir suas negociatas, a questão principal é que as circunstâncias muito provavelmente fizeram com que as vicissitudes e contradições do sistema se tornassem inegáveis.

  3. Para que o mecanismo da corrupção possa funcionar com o mínimo de atrito possível, advogados e escritórios de advocacia precisam de blindagem, o que não poderia ser feito sem um suporte da OAB, uma vez que magistrados já contam com diversas "prerrogativas" que os tornam praticamente inimputáveis. Sem a cooptação do judiciário, o setor privado teria muito menos incentivos para tentar corromper os políticos ou aceitar as chantagens destes.

  4. Inclusive, o aprendiz de Gilmar é outro que tb pode servir de ponto de partida para se mapear o tumor metastático da corrupção em SP. Pelo seu pouco tempo no STF, Alexandre de Moraes ainda está longe do mestre, mas SP é o maior Estado do país, se ele for um mini-Gilmar, então tem muita sujeira debaixo do tapete envolvendo-o. A lógica da corrupção dentro do judiciário não é de difícil apreensão, para que um magistrado venda um favor é necessário um advogado que necessite deste favor.

  5. Ou seja, Gilmar é incapaz de se relacionar com qq pessoa que possua um pingo de decência e ética, pois, se perceber qq resquício de uma destas, irá fazer de tudo para destruí-las e, se não obtiver seu intento, passará então a tentar destruir o indivíduo, tal qual se observa em relação aos procuradores da Lavajato e Sérgio Moro. Como bom tumor, a única razão de ser de Gilmar é se disseminar pelo máximo de pontos do tecido social e postos dentro da máquina pública.

  6. Se assim for, então Gilmar é a chave para que se mapeie toda a rede de corrupção em sua extensão máxima, partindo dele será possível se identificar os nodos da rede, os vínculos, as relações espúrias e o modus operandi. Mulher, filho, enteado, irmãos, sobrinhos, tios, primos, amigos, sócios, contatos profissionais, tudo isto fornece o potencial da rede em torno de Gilmar. Tal como os ataques dele à Lavajato demonstram, Gilmar é incapaz de conviver e tolerar quem seja o oposto dele.

  7. Se há uma rede de corrupção envolvendo o judiciário, onde está localizado o epicentro desta rede? Em que indivíduo se concentram as relações espúrias e as atividades criminosas? Quem é o grande coordenador desta rede? Gilmar Mendes certamente seria um bom candidato, talvez ele seja o epicentro da corrupção não só no judiciário, mas do país, um carcinoma metastático que começou ainda pequeno e, ao longo do tempo, se espalhou de forma descontrolada por toda a máquina pública e o tecido social.

  8. SE O PODER EMANA DO POVO, POR QUE NÃO AVISARAM? ACHO QUE NÃO AVISARAM OU TALVEZ NÃO ENTENDEM DE PODER. UMA SITUAÇÃO DESSA SÓ NO BRASIL DOS CONFORMADOS.

  9. Está mais que na hora do quarto poder do bem, tomar uma posição pró Brasil. A quantidade dessas pessoas é muito grande para não ser ouvida. Só vou citar três nomes que possa coordenar esse processo: Alexandre Garcia, Diogo Mainardi e Augusto Nunes.

  10. Esses pseudos ministros do STF são mesmo risíveis. Acreditam que são E.Ts.! Bando de espertalhões que mamam o DINHEIRO PÚBLICO na moleza, graças aos corruptos que os indicaram. Vixe!

  11. Esse evento só merecerá meu respeito quando a solenidade de abertura for para homenagear a passagem do nobre Beiçola. Vai Beiçola, o capeta tá te chamando.

  12. Se alguém tinha dúvidas sobre a necessidade de uma CPI no judiciário (lava toga) agora não tem mais. Um eminente ministro do STF condenando o MPF por proferir palestras e o faze-lo à luz de todos. Tenho comigo que que essa pessoa (estou me recusando a se quer mencionar o seu nome) se considera acima de tudo e de todos, e ainda possui mais alguns eminentes pares como lacaio! Mais uma vez o povo pede socorro!

  13. Como Gilmar mudou, antes detestava os petistas, Lula em 1º lugar, agora só aparece com eles. Tudo para que Aécio e Temer não sejam presos, ou pensa que nos engana.

    1. É isso mesmo Marcos! Esse cara de pau, esse facínora como costuma qualificar seus opositores. não engana mais ninguém. E pensar que, no Roda Viva, afirmou que só o povo teria delegação para derrubar algum ungido do STF! Pô, se o povo está com Moro, está contra esse crápula! O que falta então? Passeatas? Abaixo-assinados? Quebra paus? Até quando o povo vai suportar tanto cinismo?

  14. Aonde estão a OAB, o Senado, a Câmara, Associações de Juízes e de Procuradores??? Esse país está se tornando uma vergonha...

  15. É a reunião do escárnio com a nação brasileira , e ainda com dinheiro público pagando despesas , é o cúmulo do absurdo .

  16. Mas que Agenda rica! Conteudo e palestrantes de 1ª linhagem! Mais uma vez, atitudes construtivas sempre mirando o bem do Brasil! Ironias a parte, GM e seus companheiros trabalhando arduamente para a destruição do Brasil. É muito triste e até revoltante.

  17. Tenho profundo respeito e admiração pelo movimento das Diretas Já, por tudo o que representou e pelas mudanças alcançadas. Portanto, jamais pensei um dia dizer o que direi agora: APROVEITANDO O PASSEIO DE 10 DIAS DO ME$$IAS PELA ÁSIA, OS MILITARES PODERIAM REASSUMIR E ACABAR COM ESSA MER** TODA. Pronto, falei.

    1. Diretas já preparou o terreno e a CF De 88 a vermelhinha, pavimentou o caminho para esse caos.

  18. Mas é muita calhordice ! Vão ensinar como roubar e sair ilesos? Corja antipatriota ! Ofendem os brasileiros pagadores de seus salários ! Canalhas !Cadê o cabo e o soldados ?Salvem-nos Generais !SOCORRO!

  19. Até quando vamos aguentar passivamente este comportamento por parte do s ministros STF? Podem tudo, comentem todo tipo de desmandos comportamentais e não pode ser cassados , punidos etc.., Legislam para proteger os poderosos, coruptos em detrimentos dos anseios da sociedade que não tolera mais este tipo de comportamento . Srs ministros , vcs esperam que aceitemos passivamente a postura de v excelências .

    1. José se todo nosso problema fossem os comunistas estava fácil. Estou esperando o CMTE in chefe fazer algumas coisa concreta.

    2. Pedro e Hélio neus amigos. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Nunca o mal venceu o bem, ainda mais se tratando de um país com instituições confiáveis.

    3. Para Pedro! Não só o amigo aí, como todos os brasileiros, q desde 2.013 apoiam a LAVAJATO, o FIM do Foro privilegiado e a prisão em 2a. instância, aguardam firmemente q o presidente legitimamente eleito COM NOSSAS PAUTAS, esteja certo, enqto CMTE "in chefe" das Forças Armadas, q o seu plano de GOVERNO tão bem desenvolvido, mesmo c as amarras q aí estão, utilize da FORÇA CONSTITUCIONAL p garantir o NOSSO desejo de uma pátria próspera e livre de comunistas.

    4. levanta a Bunda da cadeira e faz alguma coisa... so reclamar nao adianta nada.

  20. Bando de hipócritas e debochados ,beiçola sua vez há de chegar.Viva a lava jato,viva o Moro viva os cidadoes de bem deste paìs aquentaBRASIL....

    1. Viva Quintino Bocaiuva e Ruy Barbosa. Viva o ART 142 DA CONSTITUIÇÃO. Forças Armadas, poupem-nos da reedição de uma NOVA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.!!!

  21. A culpa de tudo que estamos passando agora é do JK... Se não tivesse levado a capital do país para longe dos centros onde realmente se produz e trabalha, nada disso estaria acontecendo. Se o STF ficasse em SP (ou menos no RJ), esses bandidos fantasiados de juízes não conseguiriam nem entrar no prédio, de tanta gente que estaria em volta clamando por justiça verdadeira. Brasilia vive de (e em função) de política... assim, poucos se manifestam como deveriam por lá.

    1. Jose, que tal resumir o que diz o ART142 para melhor compreensão do público?

    2. Então fujamos de nossas missões patrióticas de resgatar a NAÇÃO, pelo menos p os nossos netos. Ressuscitemos JK, conterrâneo diamantinense e padrinho de batismo, e o entreguemos a esse SUPREMO q já legisla, p aplicar-lhe uma prisão em 2a. instância, só a Ele, já q vc o condena em 1a. instância! Levanta a bunda do sofá então, e vamos corrigir a história, a PROCLAMAÇÃO de uma NOVA REPÚBLICA urge, e o ART 142 é ferramenta sim, para ressuscitarmos Quintino Bocaiuva e Ruy Barbosa.

  22. Ainda tenho esperança que o boca de bagre tenha um ataque cardíaco e que a Min. Carmen Lucia tenha uma crise de consciência e volta ao normal.

    1. Extrapolou? Eu torço por mais alguns: o velho Sarney, o novo Toffito, Renan, e por aí vai....se é por falta de praga...

    2. Extrapolou? Nada disso. Gostei, mas é pouco. Um derrame fecha a boca de sapo, paralisa o defensor de corruPTo, prende numa cama. Matando aos poucos, com muita dor. Lembrando dos HC's para ladrões.

    3. Maria, sou contra este Gilmar Mendes, mas torcer pra que ele tenha um ataque cardíaco, aí vc extrapolou...não acha??

  23. Certamente os órgãos oficiais de informações estão concluindo os dossiês necessários e indispensáveis para, constitucionalmente, afastar TODOS OS TOGADOS. Uns por crime de prevaricação, outros por serem distraídos, todos por não ter amor à patria. Ñ adianta ser só bonzinho ou recatado, viver na missa e ser educado. O que essa turma tem feito de bom ao Brasil? Lula ñ viu nada, todos os seus amigos roubaram. Tem q ficar preso porcincompetencia então!!!

  24. um monte de advogados petistas tramando e ganhando bastante pode mas promotores conversando para prender bandidos aí é crime,piada né Gilmar.

  25. O Moro falar com Deltan é "parcial". Agora esse canal*** pode fazer conferências com advogados de condenados na lava jato e tá tudo bem? Haja hipocrisia.

  26. Até quando esse Srr VAI CUSPIR NAS NOSSAS CARAS ENQTO PAGAMOS SEU ALTO SALÁRIO E SUAS LAGOSTAS ? CADÊ O ALCOLUMBRE O ENGAVETADOR DO DEM ?

  27. só bandido... uma vergonha que um corrupto destes ficar dando as cartas .. os palestrantes e o organizador deveriam sair algemados!

  28. E o SEPÚLVEDA, que, literalmente, PERTENCE ao Luladrão, será conferencista na mesma mesa que o Tofolli... Inacreditável Futebol Clube. É o fim dos tempos...

    1. Leia-se "Toffoli". Tô tão passada que errei o nome do infeliz.

  29. Isso será um Congresso ou um CONLUIO em prol da partidarização degenerativa daquele que deve cuidar da boa aplicação da nossa Constituição? Não que esse órgão máximo deva ser partidarizado, mas sim, apartidário.

  30. Disseminando chicanas jurídicas ! Não pagaria um centavo para ouvir essa gentalha de 5ª espalhando as lambanças que fazem nos tribunais nacionais . Fora do Brasil limpariam banheiros de tribunais com seus procedimentos !

  31. Os defensores de corruptos vão palestrar sobre o tema corrupção? Quando vi a escalação do time pensei que dariam aulas, de como se sair bem depois de lavar dinheiro e roubar os cofres públicos.

    1. Nas entrelinhas vão ensinar como chegaram lá. Se gritar pega...... não vai sobrar.... Prefiro neste últimos anos que me restam: Rir para não chorar.... mas não consigo, as lágrimas se me afloram espontaneamente. Não me opus em nada que alguns de meus netos estão se preparando para ir morar em um pais one haja mais decência que o nosso querido Brasil onde deverei ser enterrado em pouco tempo. Alguém tenha piedade de nós.

  32. Tirando aqueles vagabundos que sempre votam com os bandidos, os outros ministros não tem vergonha na cara para ir contra um absurdo como este...

  33. É impressão minha, ou há um desespero latente em Gilmar e sua corja do STF? Tanto desassombro em acoitar facínoras, tanta virulência liberatória e exposição explícita ao ridículo não pode ser obra do acaso. Será o caso do celular do Diretor da JBS, serão planilhas da corrupção? será que além do " amigo do amigo do meu pai " vem coisa mais pesada de ordem moral contra certo núcleo fétido do STF? Tem algo estranho, escuro, com cheiro de enxofre na Casa do Espanto.

    1. Este JF é um grandessíssimo FDP petralha. Ñ respeita o voto de milhões de brasileiros. Foca em Bolsonaro pq na verdade tem certeza q o cara- com a nossa ajuda- vai acabar c os comunistinhas como ele. Ñ quis se unir aos bons, vai amargar sua derrota até 22, qdo um dos ministros do EXECUTIVO vai dar um baile

    2. Ai ninguem penetra, mesmo xeirando a enxofre, os proprios borsonaros aderiram a esse time. Eles tao no comando o borsonaro nao entra nessa, e pesada demais pra ele, gosta de barrakos pra enganar alguns.

    3. Concordo plenamente. Estão ignorando a força de um povo !

  34. E a famiglia borsonaro, nao fala nada, se omite, falar contra e fazer barraco como os das lives e partidos, ahhh ai sim. Deixar os ditadores a vontade e com eles mesmo. Por isso tambem nao estamos mais com eles, nao nos enganam mais.

    1. Inteligente é quem acredita no maior ladrão da história - ou perdeu uma teta nos desgovernos larápios!

    2. trouxa e quem continua acreditando em borsonaros. continuem, ja mostraram com as aliancas que fizeram, facilitaram a vida do pt e conclua, o que fizeram de bom, so barrakos.

    3. Este fdp só faz xixi sentado. Ñ sabe respeitar o voto da mudança, é petralha anarquista q quer o atraso, pra continuar com alguma "boquinha" e sem trabalhar.

    4. Ah tá, os Borsonaro que trabalham para os criminosos que vc defende. Mais um ser abjeto usando a novilíngua petralha. Esse é um dos defeitos da jumentada: continuam achando que todo mundo é trouxa. Se bem que tenho quase certeza que vc é a Zéza Hofmann Wyllys.

  35. Muita vergonha,o Supremo nos faz de gato e sapato,para não dizer outra coisa,no Chile o povo está refindicando os seus direitos aqui aceitamos tudo quanta paciência.E esse cidadao rindo da cara da gente.

  36. É a fina flor dos defensores da bandidagem. A lista de participantes é bem ilustrativa e fala por si. Trata da indecência desses doutores movidos a milhares de dólares/hora que procuram "ajeitar" a constituição aos interesses de seus clientes sabidamente criminosos. gilmar mendes, sim, tornou-se chefe de uma grande organização criminosa, até cara de mafioso ele tem, com aquele beição arrogante fedendo a escárnio.

    1. O que esperar de um tribunal nomeado em sua maioria de 2003 a 2015?

Mais notícias
Assine
TOPO