A conferência de Gilmar
Enquanto articula para garantir a derrubada das prisões após condenação em segunda instância no Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes segue com a atribulada agenda de palestrante no Instituto Brasiliense de Direito Público, o IDP, do qual é sócio. De 22 a 24 de outubro, a faculdade de Gilmar em Brasília sediará o XXII...
Enquanto articula para garantir a derrubada das prisões após condenação em segunda instância no Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes segue com a atribulada agenda de palestrante no Instituto Brasiliense de Direito Público, o IDP, do qual é sócio.
De 22 a 24 de outubro, a faculdade de Gilmar em Brasília sediará o XXII Congresso Internacional de Direito Constitucional. O evento terá desde uma homenagem ao advogado e ex-deputado petista Sigmaringa Seixas, morto em 2018, até a participação do também ministro do STF Alexandre de Moraes em uma painel sobre "Garantias Penais, Combate à Corrupção e Populismo".
O painel está marcado para a manhã de quinta-feira, 24, dia em que o plenário do STF deverá seguir discutindo a legalidade das prisões após condenação em segunda instância.
Na terça-feira, 22, o próprio Gilmar participa como moderador da conferência de abertura do congresso, quando haverá a homenagem a Sigmaringa Seixas. Estarão presentes na mesa como conferencistas o presidente do Supremo, Dias Toffoli, e o ex-ministro da corte e ex-advogado de Lula Sepúlveda Pertence.
Na quarta-feira, 23, quando o plenário do STF retoma o debate sobre as prisões, o evento contará com um painel sobre "Cortes Constitucionais e Populismo Judicial: os desafios da jurisdição contra-majoritária". Defensores de alguns famosos investigados na Lava Jato, como Joesley Batista e Aldemir Bendine, também figuram entre os palestrantes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2019-10-22 22:52:30A impunidade e a corrupção não eram um exceção dentro do sistema social brasileiro, mas traços psicossociais embutidos na cultura, mentalidade, estilo de vida, identidade nacionais. Dentro do consciente coletivo, eram requerimentos necessários para que a sociedade brasileira não parasse de funcionar, tanto que os CORRUPTOS ainda estão tentando emplacar esta narrativa, mesmo após tudo o que já foi revelado até o momento, anseiam pelo retorno da situação ao seu "normal".
Uira
2019-10-22 22:44:42Este sistema podre e viciado não é de hj, uma vez que a corrupção que sempre imperou no Brasil necessitava da conivência, incompetência e ineficiência do aparato judicial. Não é de hj que empresas e políticos envolvidos em corrupção precisam de blindagem para conduzir suas negociatas, a questão principal é que as circunstâncias muito provavelmente fizeram com que as vicissitudes e contradições do sistema se tornassem inegáveis.
Uira
2019-10-22 22:35:08Para que o mecanismo da corrupção possa funcionar com o mínimo de atrito possível, advogados e escritórios de advocacia precisam de blindagem, o que não poderia ser feito sem um suporte da OAB, uma vez que magistrados já contam com diversas "prerrogativas" que os tornam praticamente inimputáveis. Sem a cooptação do judiciário, o setor privado teria muito menos incentivos para tentar corromper os políticos ou aceitar as chantagens destes.
Uira
2019-10-22 22:22:26Inclusive, o aprendiz de Gilmar é outro que tb pode servir de ponto de partida para se mapear o tumor metastático da corrupção em SP. Pelo seu pouco tempo no STF, Alexandre de Moraes ainda está longe do mestre, mas SP é o maior Estado do país, se ele for um mini-Gilmar, então tem muita sujeira debaixo do tapete envolvendo-o. A lógica da corrupção dentro do judiciário não é de difícil apreensão, para que um magistrado venda um favor é necessário um advogado que necessite deste favor.
Uira
2019-10-22 22:18:32Ou seja, Gilmar é incapaz de se relacionar com qq pessoa que possua um pingo de decência e ética, pois, se perceber qq resquício de uma destas, irá fazer de tudo para destruí-las e, se não obtiver seu intento, passará então a tentar destruir o indivíduo, tal qual se observa em relação aos procuradores da Lavajato e Sérgio Moro. Como bom tumor, a única razão de ser de Gilmar é se disseminar pelo máximo de pontos do tecido social e postos dentro da máquina pública.
Uira
2019-10-22 22:07:14Se assim for, então Gilmar é a chave para que se mapeie toda a rede de corrupção em sua extensão máxima, partindo dele será possível se identificar os nodos da rede, os vínculos, as relações espúrias e o modus operandi. Mulher, filho, enteado, irmãos, sobrinhos, tios, primos, amigos, sócios, contatos profissionais, tudo isto fornece o potencial da rede em torno de Gilmar. Tal como os ataques dele à Lavajato demonstram, Gilmar é incapaz de conviver e tolerar quem seja o oposto dele.
Uira
2019-10-22 21:53:14Se há uma rede de corrupção envolvendo o judiciário, onde está localizado o epicentro desta rede? Em que indivíduo se concentram as relações espúrias e as atividades criminosas? Quem é o grande coordenador desta rede? Gilmar Mendes certamente seria um bom candidato, talvez ele seja o epicentro da corrupção não só no judiciário, mas do país, um carcinoma metastático que começou ainda pequeno e, ao longo do tempo, se espalhou de forma descontrolada por toda a máquina pública e o tecido social.
Silas
2019-10-22 15:48:27#manifestaçoesnasruas
Lucia
2019-10-22 00:07:27Até quando vamos ler notícias desse tipo e dormir em paz?
Fabio
2019-10-21 21:48:08SE O PODER EMANA DO POVO, POR QUE NÃO AVISARAM? ACHO QUE NÃO AVISARAM OU TALVEZ NÃO ENTENDEM DE PODER. UMA SITUAÇÃO DESSA SÓ NO BRASIL DOS CONFORMADOS.