Empresário da ‘máfia dos uniformes’ é o terceiro maior fornecedor de materiais para o Exército

30.01.21 08:11

A terceira empresa que mais forneceu materiais ao Exército Brasileiro em 2020 pertence a um empresário atualmente no banco dos réus por fraudes na chamada “máfia dos uniformes”, que atuou nas redes de ensino de São Paulo e do Paraná.

A firma recebeu, desde 2015, 125 milhões de reais do governo federal. No ano passado, celebrou contratos que, somados, chegam a 56 milhões de reais para fornecer sapatos, capas de chuva e sacos de equipamentos para as tropas.

O empresário Julio Manfredini ficou conhecido em razão do esquema que chegou a atingir o alto escalão do tucanato paulista. Um ex-diretor de uma das empresas do suposto cartel, criado para fraudar o fornecimento de kits de uniformes, afirmou em 2012 que o empresário era o responsável por negociar propinas em troca de contratos com Alexandre Schneider, vice na chapa do então candidato à prefeitura de São Paulo, José Serra.

Manfredini acabou denunciado por fraudes à licitação em São Paulo e Londrina, mas Schneider escapou ileso.

A empresa de Manfredini que integrou a “máfia dos uniformes” chamava-se Capricórnio. Em meados de 2014, no entanto, o executivo criou a EBN Comércio, Importação e Exportação, que, desde então, tem firmado vultosos contratos com o governo federal, especialmente com o Exército.

Apesar de, no papel, as empresas serem diferentes, quando a reportagem de Crusoé ligou para o telefone registrado na Receita Federal em nome da EBN, ouviu a seguinte mensagem: “Você ligou para a Capricórnio SA, digite o ramal desejado, ou aguarde para ser atendido”.

O determinante para que a EBN figurasse em terceiro lugar no ranking dos fornecedores de materiais às tropas foi uma licitação de uniformes em que a empresa levou o principal lote, de 634 mil sapatos, que custaram 52 milhões de reais aos cofres públicos — o valor unitário é de 84 reais.

A concorrência contou com a participação de 15 empresas. Os outros lotes da licitação eram destinados ao fornecimento de jalecos, fronhas e conjuntos de camas. Somados, esses outros itens custaram 5,5 milhões de reais. Segundo apurou Crusoé, até o momento, o material não foi entregue, e nem os pagamentos foram feitos pelo Exército.

A Crusoé, o advogado Carlos Kauffmann, que defende Manfredini, ressaltou que as ações contra seu cliente ainda não foram julgadas. “Cada nova prova juntada nos autos dos processos tem confirmado sua inocência”, disse.

Procurados, o departamento jurídico da EBN e o Exército também não se manifestaram.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Podem ir comprando as pizzas para comemorar!!!A culpa é do Rodrigo Botafogo Maia q engavetou mais de 50 pedidos de impeachment.O TB corrupto Botafogo não pode atirar pedras.Se fosse inocente, agiris. Além do q é chaghão.

    1. Como está escrito na matéria, essa máfia vem atuando há anos, não agora. Mas não esqueça que o governo ATUAL é o do presidente preguiçoso, logo, quando a imprensa pede um pronunciamento ATUAL do exército, é óbvio que tem que ser relacionado ao governo ATUAL.

  2. O Brasil esta podre e tudo apodrecido. 2022 Vamos ter uma chance de tentar dar mais uma arrumada no pais e trazer a Lava Jato de volta mais forte, meu sonho e 2022 entrar uma leva no de politico verdadeiramente patriotas e arrumar a justiça do pais e promover a prisão e sentenças de todos os políticos, funcionários públicos e envolvidos em assaltos aos bens e dinheiro publico. Doa a quem doer começando pelo STF, STJ, senado, congresso, prefeituras, estatais . So assim o Brasil volta a crescer.

    1. Você realmente acredita nisso? Papai Noel pra você ainda existe, Fadas?

  3. Deve ser investigado, e que se punam exemplarmente os responsáveis, sejam praças até oficiais generais, no entanto cabe lembrar os Blog um "pequeno detalhe" que para quem rouba, é visto com desdém, nas Forças Armadas brasileiras aposto que algum crime ligado a corrupção, envolva cerca de 10% (no máximo) de seu efetivo, ao contrário das estatais, instituições, e TUDO em que transita $$$. Nesses os números se invertem, e imagino que o dito "normal" alcance 90% de envolvidos em corrupção.

  4. Infelizmente, a corrupção entranhada na administração, política e sociedade brasileira é a única certeza que hoje podemos ter a respeito no nosso ultrajado país. Na intendência, das três armas, ela é histórica, embora seja pouco significativa em relação às grandes jogadas Governo X Capital ou Congresso X Lobby. No início dos anos 70, a turmas do rancho e das "subsistências" passou apertado com a fiscalização do R.O. o honrado general Rodrigo Otávio Jordão, mas logo ele foi para o STM e aí...

  5. E o comentário geral é chiclete, a capacidade de ficar só na superfície da imprensa em geral é grande. Com grande prazer assino a Crusoé...vale a pena!

  6. Deveriam comprar oleo de peroba pra cada cara de pau deste governo com este presidente negacionista e que mente descaradamente.

  7. Sinceramente.... dá vontade de alinhar umas 12 patrolas e passar de fora a fora no Planalto, a começar e principalmente na "Praça dos 3 Poderes"!!!!...

  8. Sinceramente.... dá vontade de alinhar umas 12 patrolas e passar de fora a fora no Planalto, a começar e principalmente na "Praça dos 3 Poderes"!!!!...

  9. Boa Luiz e André excelente o trabalho de vocês que me dá um alento em meio a tanta roubalheira descarada. O Antagonista e a CRUSOÉ são a minha fé, a verdade tanto bate até que vence!! Bolsonaro é descaradamente bandido e com muitos apoiadores como nunca visto.Os brasileiros estão anestesiados.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO