Empresa denunciada por CPI recebeu valor recorde do Ministério da Saúde
Alvo de investigação do Ministério Público Federal após ter o indiciamento proposto no relatório final da CPI da Covid no Senado, a empresa de logística VTCLog recebeu valor recorde do Ministério da Saúde no ano passado, quando o contrato entrou na mira dos senadores por suspeita de corrupção. Segundo dados do Portal da Transparência do governo...
Alvo de investigação do Ministério Público Federal após ter o indiciamento proposto no relatório final da CPI da Covid no Senado, a empresa de logística VTCLog recebeu valor recorde do Ministério da Saúde no ano passado, quando o contrato entrou na mira dos senadores por suspeita de corrupção.
Segundo dados do Portal da Transparência do governo federal, o ministério repassou 298,9 milhões de reais à VTCLog ao longo de 2021. A maior parte dos recursos está relacionada ao armazenamento e transporte de doses da vacina contra o coronavírus. O valor é 25% maior do que os 239 milhões de reais pagos em 2020.
A VTCLog e quatro de seus dirigentes, entre os quais a diretora-executiva Andreia Lima (foto), estão na lista de pedidos de indiciamento feitos no relatório final da CPI da Covid por suspeita de corrupção ativa e improbidade administrativa e viraram alvo de investigação do MPF do Distrito Federal no início deste ano.
A VTCLog foi acusada pela comissão de "conceder vantagem indevida" a Roberto Dias Ferreira, ex-diretor de Logística do ministério, para obter um aditivo que aumentou em 18 vezes o valor de itens de contrato no ano passado. Dias foi demitido em junho, após ser acusado de cobrar propina na compra de vacinas.
Documentos e imagens obtidas pela CPI mostram um motoboy da empresa pagando um boleto bancário do ex-diretor do ministério, em junho do ano passado. Dias foi indicado ao cargo pelo deputado Ricardo Barros, do PP.
Líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara, o parlamentar foi ministro da Saúde no governo de Michel Temer, entre 2016 e 2018, quando a pasta fechou 330 milhões de reais em contratos sem licitação com a VTCLog.
Em julho do ano passado, Crusoé mostrou as suspeitas envolvendo a empresa de logística e as principais lideranças do Centrão, como o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o presidente da Câmara, Arthur Lira, do mesmo partido de Barros e que também fizeram indicações políticas no Ministério da Saúde. A VTCLog sempre negou ter cometido qualquer irregularidade nos contratos com a pasta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Ramon
2022-01-12 18:58:49E o gado muge de prazer vendo seus próceres roubando como gente grande (vide PT)
JO EL
2022-01-12 16:18:09Por traz de toda grande roubalheira tem sempre um ou uns dos donos do centrao ladrao, como no caso supra. No fim, pra variar nao acontece nada com nenhum dos responsaveis, ficando para a sociedade pagar a conta. MORO 2022, lavajato, lavatoga, prisao em 2a instancia, reforma tribut. e politica sem reeleicao, JAIR caindo fora.
MARCOS
2022-01-12 12:38:56NÃO SE PREOCUPEM, NÃO DARÁ EM NADA. NO BRASIL OS CRIMINOSOS PODEROSOS SÃO INIMPUTÁVEIS.
Robinson
2022-01-12 11:48:54Kd o andamento dos pedidos abertura de investigação? PGR, PF se fingindo de mortos.
Maria
2022-01-12 11:08:56MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
AMAURY FEITOSA
2022-01-12 10:38:42mas factóides desta politicalha cínica mentirosa que já quer uma nova CPI ... liderada novamente por dois ladrões e pela Greta Thunberg da Selva com TPM crônica entre os dois? mas o trabalho desta escória que não vou dezesseis anos de roubalheira que quase faliu o país é este .. investiguem como manda a lei e se for o caso puna-se a quem quer que seja.
Sônia Adonis Fioravanti
2022-01-12 09:45:13O PP ALIADO OPORTUNISTA DE BOZO ,TEM NOS SEUS QUADROS COR RUPTOS E FICHAS SUJAS ,que saqueiam o 💰💰publico ,com anuência dos 3 poderes
Sônia Adonis Fioravanti
2022-01-12 09:10:32FILHOTES ACIMA DE TUDO E LAD ROES E COR RUPTOS SAQUEANDO O PAÍS ..NO CUECAO DE QUEM ACABOU A CPI DA COVID ???
Jose
2022-01-12 08:04:49Depois os Bozistas ainda tem a coragem de zurrar aqui que a CPI não gerou resultado algum. Bozistas são criminosos!