Chancelaria Argentina

Em silêncio sobre eleições na Venezuela, Argentina falta a reunião com ministros do Prosul

08.12.20 20:20

O ministro de Relações Exteriores da Argentina, Felipe Solá (foto), não participou de uma reunião de chanceleres convocada pelo governo do Chile, que preside o Prosul. Realizado por videoconferência na tarde de segunda-feira, 7, o encontro contou com a presença do ministro Ernesto Araújo.

Solá deixou de comparecer à reunião no momento em que a diplomacia argentina é contestada por ter se recusado a assinar declarações para rejeitar os resultados das eleições legislativas “de faz de conta” na Venezuela, que deram a  vitória à ditadura de Nicolás Maduro, mas com 69% de abstenção eleitoral. Sensível ao lobby de Caracas, o silêncio de Alberto Fernández evitou uma crise com a sua vice, Cristina Kirchner, e com a linha dura da base aliada do governo.

A reunião de segunda-feira foi solicitada pelo governo Piñera para realizar um balanço das atividades do Prosul sob a presidência chilena em seu primeiro ano de vida – o bloco foi fundado em 2019, com apoio de Jair Bolsonaro e do então presidente da Argentina, Mauricio Macri. Ao todo, oito países fundaram o organismo: Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru se somaram a Chile, Brasil e Argentina.

Minrel/Chile

“O trabalho desenvolvido pelo Prosul durante o biênio 2019/2020 expressa a vontade política e os propósitos comuns de seus membros para avançar na construção de um espaço mais efetivo de integração e cooperação que gere bem-estar para nossos povos”, disse o ministro das relações exteriores do Chile, Andrés Allamand .

Ao final da gestão do Chile, o Prosul será presidido pela Colômbia.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que triste a Argentina entrando no grupo de Cuba, Venezuela, Nicaragua e Bolívia. Disputam quem piora mais as condições de vida do povo de seus países.

    1. Pior vai ser o Brasil daqui a pouco ser invadido por Los hermanos quando a Argentina virar uma nova Venezuela.PQP.

Mais notícias
Assine agora
TOPO