Em meio a disputas por cargos, Comissão de Orçamento deve ser instalada esta semana
Em meio a disputas por cargos nos bastidores do Congresso, a Comissão Mista de Orçamento deve ser instalada nesta terça-feira, 6. No mesmo dia, haverá a eleição para os cargos de comando do colegiado. Correligionário dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, o deputado federal Elmar Nascimento (foto), do DEM da...
Em meio a disputas por cargos nos bastidores do Congresso, a Comissão Mista de Orçamento deve ser instalada nesta terça-feira, 6. No mesmo dia, haverá a eleição para os cargos de comando do colegiado. Correligionário dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, o deputado federal Elmar Nascimento (foto), do DEM da Bahia, deve ser eleito presidente da comissão.
A reunião para instalar a CMO e eleger os parlamentares para os cargos de presidente e vice estava prevista para a última terça-feira, 29, mas foi adiada diante da dificuldade de definir como será feita a distribuição de vagas entre parlamentares.
O colegiado tem 40 integrantes -- 30 deputados federais e 10 senadores, com igual número de suplentes. A escolha dos parlamentares é feita a partir de critérios relacionados ao tamanho das bancadas. Nas últimas semanas, foi intensa a briga para escolher representantes, tanto entre partidos, quanto internamente nas siglas.
O senador Márcio Bittar, do MDB do Acre, é o relator do Orçamento da União para 2021. Tradicionalmente, há um revezamento do cargo entre deputados e senadores – o deputado federal Domingos Neto, do PSD do Ceará, relatou o Orçamento de 2020. Pela Constituição, a votação da Lei Orçamentária Anual deve ocorrer até 22 de dezembro.
A elaboração do texto este ano é considerada mais complexa, diante dos ajustes nas contas públicas que serão necessários após a crise da Covid-19. Também há debates sobre como financiar novos programas, como o Renda Brasil. A estimativa do Ministério da Economia é de um déficit de 233 bilhões para o ano que vem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Scully
2020-10-05 09:58:03Fiquemos tranquilos!! Com certeza serão eficientes em continuar a garantir os próprios privilégios!!!Nessa hora, apesar das pseudo diferenças ideológicas, fala mais alto os ajustes do corporativismo suprapartidário. Foi assim com o fundo partidário... e assim será...afinal, não são capazes de abrir mão de nenhum privilégio, isso não!!!