Em discurso, Biden pede unidade ao país: 'Temos de acabar com essa guerra não civilizada'
Após ser empossado como presidente dos Estados Unidos nesta quarta, 20, Joe Biden (foto) fez um discurso em que pediu unidade aos americanos. "Este é o dia da democracia. Hoje não celebramos o triunfo de um candidato, mas uma causa, a causa da democracia", disse Biden. "A democracia é frágil. Nessa hora, meus amigos, podemos dizer...
Após ser empossado como presidente dos Estados Unidos nesta quarta, 20, Joe Biden (foto) fez um discurso em que pediu unidade aos americanos.
"Este é o dia da democracia. Hoje não celebramos o triunfo de um candidato, mas uma causa, a causa da democracia", disse Biden. "A democracia é frágil. Nessa hora, meus amigos, podemos dizer que a democracia prevaleceu."
O presidente insistiu diversas vezes na necessidade de unificar o país. "Sem unidade, não há paz. Não há nação, apenas um estado de caos. Vamos começar a ouvir um ao outro novamente, ver um ao outro, mostrar respeito um ao outro. A política não precisa ser um fogo fora de controle, que vai devastando tudo o que encontra."
"Temos de acabar com essa guerra não civilizada, que coloca democratas contra republicanos, a cidade contra o campo, conservadores contra liberais. Podemos fazer isso se abrirmos nossas almas em vez de endurecer nossos corações." Biden também pediu para que as pessoas rejeitem a cultura em que os fatos são manipulados ou até mesmo fabricados.
Em seu pronunciamento, o presidente se referiu à invasão do Capitólio por apoiadores de Donald Trump, mas sem citar o ex-presidente. "Aqui nós estamos, apenas alguns dias depois de uma turba raivosa tentar silenciar o desejo do povo. Eles tentaram impedir o funcionamento da nossa democracia, nos tirar desse solo sagrado. Isso não aconteceu. Não vai acontecer hoje, nem amanhã, nem nunca."
Para homenagear os mais de 400 mil americanos que morreram na pandemia do coronavírus, Biden pediu um minuto de silêncio. "Este é um período de desafios. Estamos encarando um momento de ataques à democracia, de desigualdade crescente, de uma pandemia, de mudança climática. O fato é que vamos enfrentar tudo isso de uma só vez. Seremos testados. Vamos nos levantar porque este é um tempo de ousadia. Há muito o que fazer."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Modestino
2021-01-20 23:17:52Estou doido pra ver a cara dos eleitores de Biden daqui a 2 anos.....
Regina
2021-01-20 17:03:45Não tem como comparar!Biden é outro tipo de político,equilibrado,ponderado!
Ana
2021-01-20 15:56:58Acho que vou raptar o Biden e traze-lo pro Brasil para concorrer a eleição em 2022. Se Bolsonaro sair antes, devolvo. Ebaaa!
Nilson
2021-01-20 15:07:29Um bom exemplo de democracia, Bolsonaro poderia aprender se tivesse humildade e seguir o mesmo. Dividir o pais foi um erro fatal cometido por Lula e copiado por Bolsonaro. Sempre fomos uma nação plural de todas as cores e assim devemos continuar a se-lo.
Leda
2021-01-20 15:01:03uma fala que dá gosto de ouvir/ler.
Ibraim
2021-01-20 14:48:29Ilario. Existe guerra civilizada ???