Divulgação/CLDF

Em Brasília, deputados aliados abrem CPI sobre animais para blindar Ibaneis

21.08.21 10:35

Após mais uma operação deflagrada para investigar suspeitas de corrupção na área de saúde do Distrito Federal, a base aliada do governador Ibaneis Rocha está decidida a enterrar todas as investigações sobre a gestão do emedebista.

Nesta semana, a Câmara Legislativa do DF (foto) abriu prazo para que os partidos indiquem os parlamentares que vão compor uma CPI destinada a investigar maus tratos a animais. A causa parece nobre, mas a nova comissão de inquérito não passa de uma manobra para evitar a apuração dos desvios na saúde.

A estratégia é simples: como o regimento interno dificulta o funcionamento de mais de duas CPIs ao mesmo tempo, a ideia é encontrar uma justificativa formal para enterrar a apuração dos desvios na saúde.

Depois de barrar a CPI da Pandemia, que apuraria as medidas adotadas pelo governo local para combater a propagação do coronavírus, os deputados distritais querem evitar agora a instalação da CPI do Iges, com foco em desvios na entidade que gerencia hospitais públicos da capital. A proposta, de autoria do deputado distrital Leandro Grass, da Rede, prevê a apuração de irregularidades no Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal, vinculado ao governo. A entidade virou um cabide de empregos de indicados pelo Centrão — inclusive  por caciques nacionais de partidos como o Progressistas, como o ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira.

Na última quarta-feira, 18, o Ministério Público do Distrito Federal deflagrou uma nova operação para investigar irregularidades no Instituto de Gestão Estratégica em Saúde. Mais uma vez, um dos alvos foi o ex-secretário de Saúde Francisco Araújo. Na próxima quinta-feira, ele deve prestar depoimento à CPI da Covid no Senado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Assim estes deputados estarao advogando em causa propria, pois eles sao os cumplices de toda a roubalheira, foram cooptados pra nao dizer comprados, e os seus eleitores os reelegerao tranquilamente por conta do cabide de empregos com salarios altos de Brasilia e retorno a sociedade nenhum. Este e o Brasil bem brasileiro. O povo que se exploda como dizia Erico Verissimo, e pague a conta desta festa.

  2. O gado bozista deve estar vibrando com essa CPI de maus tratos a animais. É que eles se sentem tão mal tratados com os comentários do Jose, do Palhaço Bozo e de tantos outros, que vão querer ser ouvidos pela Comissão. Coitados, têm esse direito.

Mais notícias
Assine agora
TOPO