Em BH, uma avenida deixa o nome pró-ditadura para trás
A Câmara de Belo Horizonte promulgou, na última quarta-feira, 5, uma lei que altera o nome da Avenida Trinta e Um de Março, que corta o centro da cidade e circunda a PUC mineira. A promulgação, assinada diretamente pelo presidente da Câmara Gabriel Azevedo, dá fim a uma polêmica com o nome da rua. Isso...
A Câmara de Belo Horizonte promulgou, na última quarta-feira, 5, uma lei que altera o nome da Avenida Trinta e Um de Março, que corta o centro da cidade e circunda a PUC mineira. A promulgação, assinada diretamente pelo presidente da Câmara Gabriel Azevedo, dá fim a uma polêmica com o nome da rua.
Isso porque a avenida era, desde 1996, nomeada em homenagem à data do golpe militar de 1964, realizado a partir da noite de 31 de Março. AlLei, sugerida por uma vereadora que era membro da Polícia Civil, fez com que a avenida no bairro do Coração Eucarístico tivesse o nome relembrando o primeiro dia do regime militar no país, que perdurou até 1985, com o fim do regime com João Baptista Figueiredo.
Agora, a Câmara aprovou um novo projeto, de autoria de um vereador do PT. Com a aprovação, a avenida passa a se chamar Edgar da Mata Machado, que foi um jornalista e parlamentar pelo estado. Durante os anos 60, Machado era deputado pelo MDB, quando foi cassado pelo Ato Institucional nº 5, que cassou os direitos políticos seus e de grande parte da classe política opositora à época.
Já nos anos 1970, Machado foi um dos líderes do movimento pela anistia política em Minas Gerais. Após a redemocratização, Edgar da Mata Machado foi eleito suplente de senador de Itamar Franco, chegando a assumir a cadeira em 1990, quando Franco assumiu a vice-presidência de Fernando Collor. Machado morreu em 1993, no cargo de senador.
A avenida já levada o nome do perseguido político, de 1994 a 1996, sendo substituído pelo nome pró-ditadura pouco tempo depois. Agora, 28 anos depois, a via voltará a ser uma indicação de seu nome.
Leia mais em Crusoé: Em MG, servidores da sede administrativa vão todos para home office
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Tania
2024-06-08 21:10:58Que boa notícia !