Alan Santos/PR

Em acordo com a PGR, Onyx admite caixa dois e se compromete a pagar R$ 189 mil

03.08.20 17:22

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (foto), firmou um acordo com a Procuradoria-Geral da República no qual admitiu ter recebido recursos da JBS via caixa dois nas campanhas eleitorais de 2012 e 2014 e, em troca do pagamento de uma multa de 189 mil reais, conseguiu encerrar a investigação sobre o caso

O valor é equivalente a nove salários líquidos mensais do ministro, de 21 mil reais. Nas eleições de 2018, ele declarou ao Tribunal Superior Eleitoral ter um patrimônio de cerca de 1 milhão de reais. O acordo ainda precisa ser homologado pelo ministro Marco Aurélio Mello, relator do caso.

Assinado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, o acerto é o primeiro desse tipo fechado perante o Supremo Tribunal Federal. Regulamentado na Lei Anticrime, o acordo de não-persecução penal pode alcançar apenas crimes realizados sem violência e cujas penas mínimas sejam inferior a quatro anos.

O pagamento de caixa dois ao ministro foi revelado na delação premiada de executivos do grupo J&F, dono da JBS, e virou alvo de uma investigação preliminar no STF. Os empresários descreveram repasses de 200 mil reais em 2014 e de 100 mil reais dois anos depois. 

Em maio de 2017, quando os relatos foram revelados, Onyx admitiu ter recebido 100 mil reais não declarados à Justiça Eleitoral para abastecer sua campanha. Disse, no entanto, que não sabia a real origem do dinheiro quando o recebeu. No acordo de não-persecução penal, confessou os dois recebimentos elencados por executivos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Deixa eu entender: recebeu 300 mil, vai devolver 189 mil. Fez um bom negócio. Lucrou bastante. Pena que o Bolsonaro disse em campanha que não admitiria corruptos em seu governo. Agora, para cumprir a promessa, vai ter de demitir o Onyx.

  2. Se recebeu, fez um ato criminoso. Só confessou porque foi pego. Deveria ir para a cadeia como um criminoso comum. No Brasil bozista, a justiça somente beneficia os ricos e poderosos.

    1. José infelizmente não é só nesse governo,nos anteriores os acordos eram ainda piores.

    1. Tá na cara que esses aí são clarificados como "pau mandado" do ministro-infrator. Ô cambada, isso não vale, e não vai mudar nada. apsc/df

    2. Rosali, antes de escrever, leia bem o assunto é as datas, para não cair no erro de falar errado. Olha o período do qual está falando.

    3. Quem dera todos tivessem a coragem De fazer o que você fez. Reconhecer o erro e prontificar-se rapidamente para resolvê-lo é um belo exemplo para todos os outros. Você merece e acho que deve continuar Ajudando o Presidente. Você é uma das pessoas que estão no rol daquelas que querem consertar o nosso Brasil.

    4. Onyx Vc é homem decentes e não é traíra ,naquela época era prexe usar caixa 2. Sua cinceridade, faz com q/perdoamos sua falha e vc está limpo com seus eleitados, tenho certeza didto, está perdoado. Seja um bom Ministro e toque o barco. O Brasil precisa de homem com você Boa sorte

Mais notícias
Assine agora
TOPO