Mateus Bonomi/Crusoé

Elogio de Eduardo a golpe em El Salvador destoa de postura da comunidade internacional

03.05.21 11:21

O elogio feito pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (foto), do PSL de São Paulo, à destituição de todos os integrantes da Suprema Corte de El Salvador e do procurador-geral do país destoa da opinião da comunidade internacional a respeito do episódio.

De maioria governista, o parlamento salvadorenho aprovou a medida no último sábado, 1º. Recém-empossados, os congressistas tomaram a decisão sob a justificativa de que as sentenças da Suprema Corte se contrapunham às ordens do presidente do país, Nayib Bukele. A destituição, apesar de prevista na Constituição de El Salvador, é vista com grandes ressalvas pelas principais potências mundiais.

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, afirmou ter “profundas preocupações” como os rumos da democracia de El Salvador. “Um judiciário independente é fundamental para uma democracia saudável – e para uma economia forte“, completou.

Secretário de Estado do país norte-americano, Antony Blinken adotou tom similar e relatou ter conversado com Bukele sobre a posição dos Estados Unidos. “A governança democrática exige o respeito à separação de poderes, para o bem de todos os salvadorenhos“.

Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell Fontelles disse nesta segunda-feira, 3, que acompanha os acontecimentos com “preocupação“, uma vez que a medida afronta o Estado de Direito e a separação de poderes. “A segurança jurídica e física dos magistrados no exercício das suas funções deve ser plenamente garantida“, emendou.

Filho 03 de Jair Bolsonaro e ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, Eduardo Bolsonaro aplaudiu as destituições em El Salvador. “Juízes julgam casos, se quiserem ditar políticas que saiam às ruas para se elegerem“, escreveu, nas redes sociais, um dia após apoiadores do Planalto irem às ruas para entoar a frase “Eu autorizo, presidente“, em alusão à um possível sinal verde para Bolsonaro ordenar às Forças Armadas a intervenção em estados e municípios contra medidas de isolamento social. Eduardo compareceu aos protestos, recheados de críticas ao Supremo Tribunal Federal.

As falas do deputado sobre El Salvador foram duramente criticadas pela oposição. A bancada do PSOL pretende acionar o STF para que as declarações sejam investigadas nos inquéritos que apuram o financiamento e a promoção de atos antidemocráticos, além da difusão de fake news e supostos ataques a ministros do Supremo. “Não aceitaremos mais ameaças às liberdades democráticas“, disse a deputada Fernanda Melchionna.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eu já quero ver essa família 👪 longe do cenário político logo, logo. Ô, povo insuportável! Não escapa um. Se queria um STF melhor não teria abortado a CPI da Lava-Toga nem teria indicado Kassio Nunes

  2. Carl Shmidt, o jusfilósofo do nazismo pensava a mesma coisa. Para ele o Presidente da República era o máximo intérprete da Constituição. A China já o tem como teórico oficial.

  3. Esse cara tem que começar a trabalhar para justificar o que que recebe às nossas custas. Filho do acéfalo não para de falar e escrever idiotices.

  4. Quer dizer que, agora, o Brasil vai QUESTIONAR decisões tomadas por Congresso de potências estrangeiras? Se está previsto na Constituição deles, que fazer? Aqui, no Brasil, para quem não sabe, existem inúmeros pedidos de impeachment contras ministros do STF que SEQUER foram tramitados (existe isso?). Milhões de brasileiros assinaram documento pedindo abertura de processo? coisa prevista na Constituição, e nada aconteceu. Lá, os caras SEGUEM a Constituição deles é nós temos q protestar? Vaaa!!

  5. COMO TEM BABACAS NESTE MUNDO! SÃO DEZ PILANTRAS QUE DEVERIAM ESTAR ALGEMADOS E PRESOS! SÃO UMA FACÇÃO CRIMINOSA! O DIA DELES CHEGARA!. AGORA FICAM ESSES BABOES AQUI ESCREVENDO BOBAGENS. QUERO VE.LOS RASGAR O TUIM, COM A VITORIA DE BOLSO.22 (SENÃO ROUBAREM NÉ)

  6. O Bananinha é uma espécime. Seu pai, o Bananão, como vc, foi eleito por um país cansado da corrupção sistêmica do PT. E agora, o que é o governo do Bananão e os trabalhos do Bananinha como deputado? Kassio, kopia e kola, Aras na PGR, briga de criança com a China, mais de 407 mil mortes (muitas evitáveis), sem vacinas, uma economia fodid*, a volta do Lula...A pergunta é: eleitores continuarão a votar em lixo como o Bananão e o Bananinha, em vez de outros tantos lixos? Usar a cabeça e não a bunda

  7. ao meu ver a constituição deveria ser seguida ao pe da letra , os 3cpoderes deveriam ser totalmente independentes, justamente para não ter decisões tendenciosas. Para isso os ministros da suprema corte não poderiam ser escolhidos por um dos poderes, deveriam estar lá por meritocracia, avanço na carreira juízes competentes e com anos de experiência e não o que vemos atualmente...

  8. São Paulo não merece um representante desse nível. Ontem, ele era o responsável pela base área de Alcântara-MA. Hoje, salvadorenho, já foi chinês. Autorizo, aos eleitores de SP, a mandarem esse rapaz passar um temporada na Coreia do Norte.

    1. Coincidência ou não, esta matéria lembra um certo país continental no hemisfério sul. Seria bom que nossa Constituição previsse o mesmo, para acabar com as lambanças jurídicas dos togados superiores!!

  9. Se por um acaso essa família conseguisse o poder total, como desejam, sem dúvida alguma, tudo daria errado devido a burrice, incompetência e ignorância orgulhosa dessa gente. Mesmo assim eles colocariam a culpa pelo desastre seria de outros.

  10. O 03 está em busca de holofote, nada mais. Ele é incapaz de defender o que quer que seja construtivo como já demonstrou como parlamentar ausente e desprestigiado no Câmara. Merece desprezo por mais essa manifestação de pensamento medíocre para um político eleito numa república democrática como o BR.

  11. Maravilhoso exemplo para o BRASIL fazer igual a El Salvador com a bandeira verde amarela pendurada no pescoço é pra chorar

    1. Isso nunca vai ocorrer, pelo menos não com o Bolsonaro como presidente. Pois o MINTO goza hoje de uma popularidade que beira entre 10% e 20% de votos válidos e continua descendo ladeira a baixo. O Ditadorzinho de El Savador conseguiu dar o golpe chavista em seu país por gozar de alta popularidade e uma maior parte da população se comportando como rebanho bovino.

  12. Bananinha adora fazer bananada com o salário pago pelos otários...e a bananada é seletiva, pois os que sustentam os "brodi" não entram na lista...

  13. A carapuça é para o Brasil? Nós aqui temos um independente e imparcial? Como diriam na terrinha, bestial! Totalmente cooptados e politizados, julgam conforme o que lhes passa na cabeça e, obviamente, no bolso.

    1. Palhaço, deixa de ser ridículo! Mais mentiroso que o lula na presidência não existiu. Se vc o quer para vc, leve-o para casa. O STF cheio de esquerdistas, julgando para beneficiar quem os indicou, e vc vem com essa conversa de Kassio parcial! Quem é imparcial ali? Malabarismos jurídicos, aberrações, etc, só não vê quem não entende de Direito, os ignorantes, e os de má vontade. Não existe terceira via, a esquerda está desesperada, não tem candidato. 2022, Bolsonaro lá!!!

    2. Vai dizer que o "Kassio com K" é imparcial? Amigo, nosso judiciário precisa sim de uma verdadeira faxina, e para isso é necessário tirarmos o Bozo do poder e torcermos por uma terceira via em 2022 que não seja hipócrita e mentirosa como foi e fez o Bozo após se eleger em 2018.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO