Adriano Machado/Crusoé

Lula ‘apavorado’ com a dupla Ciro-João Santana

03.05.21 10:13

Quem esteve com Lula nos últimos dias disse que ele está “apavorado” com a parceria anunciada entre Ciro Gomes e João Santana para a campanha de 2022. “Foi a pior notícia para o PT desde que Lula se tornou elegível novamente”, afirmou um interlocutor do ex-presidente. É que, se o presidenciável do PDT e ex-ministro da Integração Nacional de Lula já possuía munição contra o petista, agora o arsenal ficou bem mais pesado.

Lula, que desembarca nesta segunda-feira, 3, em Brasília para reuniões com embaixadores, caciques do MDB e parlamentares de esquerda, entende que o ex-marqueteiro do PT, por ter atuado nas campanhas dele em 2006 e de Dilma em 2010 e 2014, virou um arquivo vivo à disposição do adversário.

O temor do ex-presidente, inclusive, já começou a ganhar contornos de realidade. Pela manhã, Ciro postou em seu perfil oficial no Twitter o que chamou de uma “verdade sobre Lula”. “Eu gostaria que você tivesse paciência de escutar coisas que não está acostumado. Uma delas: o governo Lula deu pouco aos pobres e muito aos ricos”.

O petista está convencido de que vem chumbo bem mais grosso por aí. Preso em 2016 pela Lava Jato e condenado a oito anos de prisão por lavagem de dinheiro, Santana afirmou em sua delação que Lula e Dilma tinham pleno conhecimento dos pagamentos de caixa dois em suas respectivas campanhas. Segundo o marqueteiro, o ex-ministro Antonio Palocci dizia a ele que algumas decisões sobre pagamentos precisavam da “palavra final do chefe”.

Graças ao acordo de colaboração premiada com a PGR, “Feira”, como Santana era conhecido nas planilhas da Odebrecht, cumpriu três anos de prisão domiciliar em sua casa em Salvador, na Bahia. Desde setembro de 2020 ele está no regime aberto.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Porque apavorado? Quem não deve não teme. Eles não vão falar nada que não seja mentiras. Tudo que possa falar sobre você, será sempre mentiras .

  2. LULA.. quer um conselho... desista... viva sua aposentadoria... se tentar dar as caras ao povo.. será julgado pelo mesmo.... e com sorte... não terá novos problemas do seu passado... pois sempre a aquele que viu e/ou houviu algo...

  3. Quem está apavorada sou eu, brasileira honesta tendo que ver um ladrão, corrupto e sem escrúpulos em Brasília tentando saquear e sangrar novamente os cofres (e os pobres) de um país chamado Brasil!!! 😪😪😪🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  4. Espero que viva seus últimos anos apavorado, acovardado e sem dormir. Desejo que tenha toda a cachaça que puder beber, que beba bastante, pelo menos 5 litros por dia.

  5. Quem anulou as condenações desse sujeito, em nenhuma frase dessa vergonhosa decisão o considerou inocente, assim como nós os brasileiros do bem. Que surja uma esperança de terceira via para 2022.

  6. O Sapo barbudo tem tantos podres nas costas, quanto capas pretas pronto a ajudá-lo. Resta saber da onde vem tanto dinheiro para pagar essa cambada toda.

    1. Todas anuladas pelo Gilmar Mendes. O cara é um inocente. Culpado é quem vota nele.

  7. O Ciro não tem opção. Para chegar ao segundo turno tem que abater o Lula. Hoje é uma tarefa relativamente fácil. O petista tem mais telhado de vidro que estufa de plantas. Ele, Ciro, acha que tem mais chance de ganhar do presidente, no segundo turno. Como o Bolsonaro também acha, vai tentar abater o Ciro para ajudar o Lula. Essa briga da esquerda pode abrir uma fenda para a entrada de um centrista, que é o sonho de consumo da velhinha de Taubaté. Vai ser divertido.

  8. Nem Bolsonaro e família.nem Lula...nem Ciro. Alô,Brasil! Há políticos ficha limpa por aí? Alô,Brasil,há políticos que abram mão do Foro privilegiado? Alô,Brasil, queremos GENTE HONESTA..CHEGA DE BANDIDOS

  9. Faz sentido. Se o Lula dormiu com o Santana por duas décadas e foi preso, Coroné saberá usá-lo, sem nenhuma cerimônia ou maus tratos. O Santana será a bala de prata do Coroné, o pacto entre os dois, sem qualquer escrúpulos, além de um bom dinheiro, é expor as vísceras que sobrou do Lula. Do Bolsonaro nem vai precisar, o próprio e seus zezinhos e luizinhos e já começaram a tomar veneno.

  10. Um pedido ao pessoal da Crusoé nesse aniversario. Pelamordedeus, deixem de colocar a figura de bêbado e ladrão, condenado nas chamadas da matéria. Isso é desrespeitar o assinante. Feliz aniversário, Crusoé, apesar da falha.

    1. Concordo, não se deve dar destaque pra criminoso covarde, o pior brasileiro de todos os tempos, usando as palavras do Mainardi. Destaque sovado ele voltar pra onde nunca deveria sair, CADEIA de verdade e não o Spy que o colocaram. E de lá para profundezas do inferno!!!

  11. E sobre as condenações em três instâncias você não fala nada? E do malabarismo jurídico para soltá-lo e depois cancelar os processos para torná-lo elegível você se cala? O lula é ladrão, os fatos foram confirmados por três instâncias!!! Mas se vc o quer como presidente, leve-o para sua casa!!!

  12. Ô coisa boa. Tomara que João Santana exponha todas as vísceras podres do molusco. O Ciro não é coisa boa, mas, perto do Lula ele é um santo.

    1. É mas não dá pra dá corda pra isto daí que vira cobra criada rapidinho!

  13. Pois é, a direita não aceitou derrota em 2014, travou todo o andamento do País com suas pautas bombas. Criou uma justiça sua no MP de Curitiba, com procuradores e juiz com ódio incomum ao PT. STF permitiu manobras para processo permanecer em Curitiba e Lula ser preso, mesmo q a sentença não traga sequer prova do afirmado pelo juiz. Agora estão com medo de Lula??? Guenta o tranco, até pq sabemos q mesmo não sendo um Gandhi,foi o presidente com 87% de aprovação.E mil vezes melhor q o Bozo. Chorem!

    1. Toneladas de provas contra Luladrão. Leiam os processos. Ou calem a boca.

    2. 2- são pagos para investigar e punir, quando ocorre crime. O que foi feito. Investigação e inúmeras provas contra o Lula, e punição. Três instâncias, diversos juízes, inclusive do STF... Vamos deixar de safadeza. Bolsonaro é uma tragédia em curso, mas um impeachment pode abreviar nosso sofrimento. Lula é uma tragédia passada e a porr* de uma assombração que voltou dos mortos pelo poder do espírito santo STF. Então Haddad, vai tomar no c*. Kakay, vai tomar no c*. Lula, > corrupto do Brasil.

    3. 1- Haddad, vai tomar no c*. Kakay, vai tomar no c*. Começo mandando essas duas figuras tomarem nos respectivos c*, pois a narrativa deles é essa desse comentário hipócrita. Lula disse que nunca tinha ido ao apartamento do Guarujá. Aparece uma foto que desmente o corrupto. Lula disse que o sítio não é dele. O engenheiro e outros desmentem o corrupto. O apartamento alugado não é dele, salvo engano é do primo do Bumlai (não é do Joãzinho, é do primo do Bumlai, rsss). Os integrantes da Lava Jato...

  14. O Bolsonaro é um acidente em curso.Temos mais que o suficiente, para resolver esse problema através de um impeachment. Lula é um acidente que pensamos que tínhamos superado, trazido novamente ao tabuleiro, por um STF, cujos membros são escolhidos pelo que apresentam de PIOR. O Brasil não aguenta mais quatro anos de Bolsonaro, como também não aguenta a volta do maior corrupto do país ao poder. Precisamos de alguém para pacificar o Brasil. O nome mais certo para isso neste momento, é Romeu Zema.

    1. E Moro o nome certo para colocar o país na direção correta e minimizar a criminalização .

    2. Verdade Antonio. Caso ele tenha vontade política de se tornar presidente, precisa se projetar nacionalmente. A grande vantagem do Zema, é não ter rejeição, nenhum caso de corrupção e ser um excelente gestor.

    3. Tudo, menos Lula ou Bolsonaro. O país não suporta mais ficar marcando passo.

    4. O Zema não tem rabo preso, tem competencia,tem foco, sabe administrar conflitos e dificuldades cronicas como a herdada no governo de minas. Mas, sua imagem está muito limitada ao estado de MG.

    1. MITO MITO MITO MITO MITO !!!!!!!!! EU. A. U. T. O. R. I. Z. O. !!!!!!!!!!

    2. Pagou o que muar desesperado? Como todo mundo sabe, os únicos que ganham dinheiro para vomitar nas redes sociais são os muares bozistas!

    3. Será divertido ver todos estes pseudo-candidatos brigando por nada. Nenhum deles levará! Teremos alguém de fora do circuito. A população não aguenta mais!

    1. Para resolver esse impasse : Lula # Bolsonaro só mesmo alguém muito honesto....Moro seria o ideal.....

    2. Pra que renovar essa porcaria de bandeira psdb/pt ??? Tire o MARIO e restara quem (todos iguais aos FOLHA)...

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO