Eleitores de 57 cidades vão às urnas para o segundo turno da disputa municipal
O segundo turno das eleições para prefeito será realizado neste domingo, 29, em 57 cidades brasileiras. Mais de 38 milhões de eleitores voltarão às urnas em 18 capitais e em mais 39 municípios para escolher seus candidatos. Assim como no primeiro turno, será preciso seguir as orientações sanitárias estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral: o uso...
O segundo turno das eleições para prefeito será realizado neste domingo, 29, em 57 cidades brasileiras. Mais de 38 milhões de eleitores voltarão às urnas em 18 capitais e em mais 39 municípios para escolher seus candidatos. Assim como no primeiro turno, será preciso seguir as orientações sanitárias estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral: o uso da máscara é obrigatório em todas as seções eleitorais. Na votação do último dia 15, a abstenção foi de 23%, considerada baixa para um período de pandemia.
Depois do atraso de quase três horas na divulgação dos resultados do primeiro turno, que, segundo as justificativas oficiais, foi causado por problemas técnicos em um supercomputador, é grande a expectativa com relação ao desfecho do processo neste domingo.
Nos últimos dias, técnicos da Justiça Eleitoral fizeram testes adicionais no computador e nos sistemas que realizam a totalização de votos e a divulgação de resultados de todo o país. Em nota, o TSE informou que “a avaliação da Secretaria de Tecnologia da Informação é de que o sistema está devidamente preparado para a realização exitosa do segundo turno”.
Outra preocupação da Justiça Eleitoral para este domingo é com os registros de casos de violência contra políticos e eleitores durante a votação. Segundo o TSE, até novembro, foram registrados 264 crimes contra candidatos ou pré-candidatos.
Em pronunciamento oficial na última terça-feira, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, fez um apelo contra a violência política de gênero no pleito eleitoral. “Esse tipo de atitude, esse tipo de comportamento é pior do que machismo. É, na verdade, covardia”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Jose
2020-11-29 09:26:16Quantas destas cidades terão idiotas suficientes para elegerem algum bozolulista? Qual será a capital com a maior densidade de néscios e beócios? Façam as suas apostas..