Granma

Dos 705 médicos cubanos na Bolívia, só 205 tinham diploma

28.11.19 16:56

O ministro de Saúde da Bolívia, Anibal Cruz, afirmou nesta quinta-feira, 28, que, dos 702 colaboradores cubanos que estavam em seu país, apenas 205 tinham diploma de médico.

De cada três cubanos em missão na Bolívia, dois faziam outros serviços, como dirigir veículos e realizar “trabalhos técnicos”.

Todos recebiam o mesmo salário, cerca de 1 mil dólares. O valor é quatro vezes maior que o salário de um médico boliviano.

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, encerrou o acordo de saúde com Cuba no dia 15 de novembro e enviou para Havana 725 cubanos (foto).

Entre os passageiros estavam quatro cubanos que foram presos entregando dinheiro para os bolivianos protestarem contra o governo transitório. Dos quatro, apenas um tinha título de médico.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O artigo fala de colaboradores, não médicos. Entendi q dos 705 2/3 não fazia trabalho de médico (nem era médico). O título sugere q havíamos médicos atuando como tal. Editor, toma cuidado.

  2. Cubanos parecem cidadãos do túnel do tempo....ainda usam cartazes com imagem do bandido Che Guevara.... São ridículos.... Só cubano e petista ainda acreditam em socialismo e fazem culto a esse inútil desse Che...

  3. Se não tinham diploma e atuavam como médicos, eram charlatães. Assim, com certeza, eram os que atuavam no Brasil, e o governo do PT, que os contratou, incorreu em cumplicidade, com a prática criminosa.

  4. É só conversar com um idiota de esquerda que ele defende que eles são os melhores médicos do mundo. Ridículo. Quanto dinheiro jogado fora!!

  5. Vejam como os "NOSSOS" governantes á época os enalteciam !!! Mais de 2\3 dos "Médicos" eram sim "Médicos de Araque" e o povo brasileiro que se lixe. É um engodo,mas á falcatrua é criminal.

    1. ...verdade, tudo ata esquerda crítica é em benefício ao país. Tudo que aplaudem afundou a nação. Recomendo ouvirem as últimas barbaridades vomitadas pela Miss Piggy ou "A Amante": Gleisi Hoffmann. Publicada na petralha DCM.

  6. 725 pessoas em um único avião está mais apertado que no metrô de São Paulo. Quem sabe era um A380 em cima de outro? 702, 705, 725 ? parece confusão nos números. O bom de revista online é que pode ser corrigido rapidamente. Vá lá Duda, melhore o texto.

  7. Considerando que existe uma grande possibilidade dessa situação ter ocorrido com os “médicos” cubanos no Brasil, quem seria responsabilizado por abrir mão da verificação dos diplomas?

    1. O CRM quis exigir, porém a Justiça proibiu tal exigência... Há inúmeras evidências de corrupção, desde as discussões com a OPA sobre o acordo (lembra de um áudio vazado de uma reunião entre membros brasileiros e OPA?). Esse acordo com Cuba foi uma clara articulação entre partidos de esquerda brasileiros e governo cubano para transferência de dinheiro para Cuba e parte retornar ao PT, principalmente.

    1. Cubano está acostumado a andar apertado nos ônibus de Havana

  8. São muito falcatruas esses socialistas e seus comparsas, petralhas e afins...Os médicos cubanos foram retirados do Brasil antes de averiguarem se tinham diploma?

    1. Maria, na verdade eles não foram retirados, pois assim que o Jair Bolsonaro foi eleito, o Governo Cubano já sabendo de antemão o que iria acontecer, pediu para encerrar o Programa em 14 de novembro de 2018 e exigiu que os "Médicos" cubanos que aqui estavam voltassem imediatamente para Cuba.

  9. Malditos comunistas! Aqui no Brasil esses falsos médicos, militantes revolucionários, iriam ser a ponta de lança e organizadores de protestos esquerdistas. Comunista/socialista/esquerdista é ladrao, mentiroso, genocida em potencial e devem ser considerados suspeitos até que provém o contrário.

Mais notícias
Assine agora
TOPO