Zanone Fraissat/Folhapress

Doria nega interesses eleitorais em demora para anunciar novas restrições em SP

30.11.20 13:50

A gestão João Doria (foto) negou ter atrasado a atualização do Plano São Paulo devido ao pleito municipal. O governo anunciou oficialmente o enrijecimento do isolamento social em todo o estado na tarde desta segunda-feira, 30, um dia após a reeleição de Bruno Covas, do PSDB, à Prefeitura da capital.

“O governo do estado de São Paulo não tem, não teve e não terá nenhum interesse em transformar medidas de ordem de saúde em medidas políticas ou eleitorais. As decisões são tomadas e amparadas pelo que a ciência nos determina”, disse o governador tucano.

Questionado sobre o contrassenso entre o pedido de respeito às medidas de enfrentamento da Covid-19, como o uso de máscaras de proteção facial e o distanciamento social, e a participação em uma aglomeração durante a coletiva de imprensa após a vitória de Covas nas urnas, Doria desconversou.

“Eu, ontem, fui à uma coletiva de imprensa. Não fui à uma comemoração. Ali, no local onde eu estava, estavam jornalistas também, de todos os veículos de comunicação, muitos dos quais estão aqui hoje”, declarou.

De acordo com o governo de São Paulo, todo o estado teve de regredir à fase amarela do plano de isolamento em razão do aumento do número de óbitos e de internações. Na terça-feira, 1º, o governo participará de uma reunião virtual com os prefeitos dos 62 municípios com as situações mais críticas.

Na etapa amarela, os setores econômicos dos municípios devem seguir as seguintes regras:

  • Capacidade limitada a 40% da ocupação para todos os setores
  • Funcionamento máximo limitado a 10 horas por dia
  • Estabelecimentos podem funcionar até as 22 horas
  • Proibição de eventos com o público em pé
Em 16 de novembro, quando deveria ter realizado a reclassificação do estado no Plano São Paulo, o governo adiou o anúncio em razão, segundo justificou, da instabilidade nos dados sobre óbitos e casos graves de coronavírus, provocada por falhas no sistema do Ministério da Saúde.

Até esta segunda-feira, as regiões que concentram 76% da população paulista estavam na fase verde, que é menos restritiva. Agora, 100% do estado foi movido para a etapa amarela. Uma nova reclassificação ocorrerá em 14 de janeiro.

“Os indicadores comprovam que foi uma decisão correta, porque nós começamos a apresentar um aumento de internações em todo o estado de SP, que, hoje, e somente hoje, nos mostra que todo o estado tem de voltar para a fase amarela”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen. “Freiamos o avanço das fases verdes e fizemos reclassificações mais intensas para podermos ter a fotografia da realidade”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Dória não fez literalmente nada como Governador ,e descobriu um jeito de tirar proveito da Pandemia.Um CRÁPULA sem nome , não se preocupa com ninguém , só marketing

    1. Não clame por Deus que ele nos castiga e nos manda outro Dória

  2. O Dorinha acha que ninguém entende o joguinho político e econômico (este particular) dele. Até a molecada do grupo escolar sabe de suas intenções.

  3. O “homem” é bom, espetacular. Todo mundo acredita nele. É tão ruim, mentiroso, falso e CÍNICO, que não engana nem a velhinha de taubate.

  4. Por acreditar que o Crusoe tenha um jornalismo limpo e não tendencioso, eu refiz minha assinatura. Acredito que apesar de toda essa situação que pode indicar associação pandemia x politicagem, Sao Paulo continua sendo o Estado mais técnico no manejo de toda essa questão, e prova está que é seguido por outros Estados que tem governos conscientes.

    1. Tá Liu, todos acreditamos em você e no cientista da COVID mandado por Deus para salvar São Paulo, Joao Dória. Aproveita e renova a assinatura da Revista Cruzeiro também

    2. Tá legal Liu, o bolsonaro tá há quase dois anos sem poder governar porquê é o bicho papão. O Dória tá literalmente deixando sua marca de governo, ou seja está fudendo e tentando fuder de novo com o estado e voce acha ele um cientista sem igual. Abra o olho

  5. Ninguém sabia que ele ia mudar a fase depois do 2º turno...Sei. Brasil é assim mesmo: meu interesse primeiro, depois a saúde pública etc. Doria é e sempre vai ser mais do mesmo. 2º turno dele com Bozo eu anulo meu voto!

  6. já tinha assinado a sentença de morte, agora pisou e sapateou, eu votei nele pela imagem do liberal e empreendedor...dei com os burros n'água, o fulano é contra a liberalidade e quem empreende. Dá dó.

    1. os bolsominion estao putos que nao funcionou o bolsoboulos kkk

Mais notícias
Assine
TOPO