Reprodução

Bélgica detecta variante sul-africana de coronavírus e preocupa o Brasil

26.11.21 11:03

O ministro de Saúde da Bélgica, Frank Vandenbroucke (foto), anunciou nesta sexta, 26, o primeiro caso da nova variante de coronavírus, que foi detectada na África do Sul e apelidada de “nu“.

Com isso, a Bélgica é o primeiro país europeu a detectar a nova cepa, após casos terem sido reportados em Israel, Hong Kong e Botsuana.

A preocupação com essa nova cepa se deve ao fato de que ela parece ser mais resistente às vacinas. A nova cepa tem 30 mutações na proteína espícula (spike, em inglês), usada pelo vírus para entrar nas células humanas.

Ela tem um potencial de se disseminar muito rapidamente e pode levar a uma possível redução da eficácia das vacinas existentes, pois é muito diferente das cepas que estão circulando no mundo“, diz o infectologista Julival Ribeiro, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia. “O Brasil precisa ficar muito atento para isso, porque não pode relaxar nas medidas. Não sabemos qual será o futuro da pandemia. Estão falando em liberar o Réveillon e o Carnaval, o que na minha visão é muita insensatez considerando o que está acontecendo na Europa.

A Anvisa recomendou nesta sexta, 26, a restrição de voos vindos dos países da África onde a cepa já foi detectada.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sera sensato mesmo liberar geral inclusive carnaval ou ter acima de tudo e de todos ter responsabilidade e colocarmos nossa barba de molho tendo em vista que a do vizinho esta pegando fogo.

  2. .. reabram a CPI Circo dos canalhas pois algo deu errado .. o Brasil não pode ser tutelado por una escória criminosa.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO