Breno Esaki/Agência Saúde

Anvisa autoriza uso emergencial de novas doses da Coronavac

22.01.21 16:37

Em conformidade com a orientação da área técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Diretoria Colegiada da autarquia autorizou nesta sexta-feira, 22, o uso emergencial e temporário de 4,8 milhões de doses da Coronavac, envazadas pelo Instituto Butantan com base na matéria-prima fornecida pelo laboratório chinês Sinovac.

A diretora-relatora do pedido, Meiruze Freitas, ainda estendeu a permissão a futuros estoques do imunizante. “Manifesto-me pela aprovação de eventuais novos pedidos de uso emergencial nos moldes aprovados até o momento. Ou seja, as vacinas sendo importadas prontas da Sinovac, ou o granel da vacina formulado e estéril sendo importado da Sinovac para o envaze e acondicionamento no Instituto Butantan“, sugeriu.

A aprovação segue condicionada à apresentação pelo Instituto Butantan do relatório de imunogenicidade até 28 de fevereiro. O documento indica a capacidade do imunizante de provocar uma resposta imune. 

A vacina Coronavac atende aos critérios necessários de qualidade, segurança e eficácia para o uso emergencial. Da mesma forma, como no estudo anterior, faço uma ressalva a um ponto crítico que requer abordagem complementar quanto ao estudo de imunogenicidade“, destacou Meiruze.

O aval não permite a vacinação em massa dos brasileiros. Para isso, os laboratórios precisam conquistar o registro definitivo dos imunizantes. Neste momento, serão inoculados somente integrantes dos grupos prioritários, como profissionais da saúde e idosos.

O diretor Romison Mota acompanhou o voto da farmacêutica. O economista considerou a urgência com base em alguns aspectos, como o fato de as vacinas serem a forma “mais eficaz” de se prevenir e controlar doenças infecciosas e o grave cenário de pandemia, com o indicativo de colapso dos sistemas de saúde público e privado.

Terceiro a falar, Alex Campos reforçou o coro. “Essa deliberação apenas reforça o trabalho técnico da agência na análise das vacinas e não se trata de mera e desnecessária burocracia“, afirmou.

A diretora Cristiane Rose Jourdan Gomes acompanhou o voto da relatora e ressaltou que “as vacinas deverão, no tempo mais breve possível, chegar à população brasileira através do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde”. 

O diretor-presidente da agência reguladora, Antonio Barra Torres, foi o último a se posicionar.

Os diretores nortearam-se pelos relatórios apresentados pelas áreas de medicamentos, que avalia os estudos clínicos e de eficácia e segurança; e de certificação de Boas Práticas de Fabricação, que verifica se os locais de produção da vacina têm condições adequadas

A decisão passa a valer a partir do momento em que os laboratórios forem comunicados. A autorização será publicada no portal da Anvisa.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Os esquedopatas que compõem o SISTEMA CLEPTOCRATA POLÍTICO BRASILEIRO, vão fazer de tudo para impedir a candidatura do presidente Jair Messias Bolsonaro em 2022, porque eles sabem muito bem que o mito é imbatível e povo brasileiro esta com ele.

  1. Graças a Deus consegui desligar a Tv . Tirei a Globolixo e a CCn lixo da minha casa. Não queria tirar a Cruzoe mas fico chateada com os comentários, não reportagem, que vcs postam.

  2. Parabéns ao Diretor Presidente da ANVISA, Almte. Barra Torres pelo sua aprovação da Coronav. Antes de ser amigo de Bolsonaro, ele é um médico que fez o Juramento de Hippocrates e como tal, se posicionou.

    1. O gado continua pastando e mugindo. Eles não cansam de remar contra a maré.

    2. reitero esse comentário. chega de atirar contra o país que luta pra tudo dar certa. chega!!! Já basta a Globo e CNN. Quero continuar acreditando na Crusoé porquê só assinante. não me faça cancelar...m

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO