Adriano Machado/Crusoé

Dinheiro autorizado em dezembro será para todo o ano que vem, diz Furnas

26.12.18 13:18

Alvo de um tuíte de Jair Bolsonaro criticando gastos com a Lei Rouanet, Furnas divulgou uma nota nesta quarta-feira, 26, para explicar que a liberação em um único dia de valores milionários apontada pelo presidente, na verdade, refere-se a despesas que, na prática, valerão para todo o ano de 2019.

A empresa de energia explicou que a aprovação dos projetos que serão apoiados no ano que vem foi realizada entre os 16 e 20 de dezembro. Por isso, também em dezembro é feita a publicação dos escolhidos, com os valores estimados que poderão receber, no Diário Oficial da União. Mas se tratam de projeções de investimento que valerão para todo um ano, e não de dinheiro que saiu em um dia só de Furnas.

“A projeção para investimento em projetos sociais, culturais e esportivos que serão executados em 2019 por meio de renúncia fiscal é baseada no lucro da empresa em 2018, cujo fechamento ocorre no final do ano em curso”, lembrou a empresa.

A companhia detalhou que recebeu da área financeira previsão para a renúncia fiscal de 2018 de aproximadamente 14,4 milhões de reais para Lei Rouanet e 3,7 milhões de reais para Lei do Esporte. Assim, optou por usar 6,8 milhões de reais para patrocinar projetos sociais e culturais via Lei Rouanet e aproximadamente  3 milhões de reais para projetos esportivos.

“A empresa prioriza projetos que visam a inclusão social, o acesso gratuito à cultura e o incentivo ao esporte amador. Todos os projetos aprovados para Furnas e para todas as outras estatais para execução no ano de 2019 estão sendo publicados no Diário Oficial”, encerra a nota.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A pergunta para qual não acho resposta. Se o governo é o beneficiário dos impostos, se FURNAS é estatal, logo o que ela arrecada vai para o governo que é seu dono, pq "investir" em lei Rouanet sob o argumento de renuncia fiscal? Ou seja o governo está renunciando para ele mesmo? Até onde sei o governo não paga imposto, só recebe.

  2. Na mosca Bolsonaro. Tem debruçar com uma "lupa" em cima desse projeto. E trocar logo esse diretor. Com certeza deve ser um Ptralha.

  3. Haaaaaaa então " tá explicado " ....mas agora a coisa mudou ....explicar não adianta ..."explica mas não justifica"...vai preso igual!!!!!

  4. Que antecipação de bondade não é mesmo? Quanta atenção e generosidade. Será assim com o saneamento básico da população ou Comgás escolas e creches? Tem que investigar sim.

  5. No mínimo estranho que essa "liberação" esteja sendo processada antes da posse do novo governo. Não custa nada revisar tudo. Que tal?

  6. Furnas não tem que gastar com projetos sociais. Tem que ter objetivo de distribuir energia de forma eficiente e barata. Na verdade tem que ser privatizada imediatamente !!

    1. Não foi privatizada porque o Itamar se rebelou. De qualquer forma se tem dinheiro para projeuosvsociais, tem que distribuir, desde que sejam projetos que beneficiem a sociedade.

  7. O capitão perdeu uma boa oportunidade de ficar calado. Eu quero ver quando ele tiver que decidir o perdão dos 18 bilhões de dívidas dos ruralistas.

  8. Ate o Bolsonaro limpar toda esse bando de petralhas que estao infiltrados no governo vai ser assim. Vai levar facada nas costas durante um bom tempo.

  9. Foi incluido no orçamento de 2019, pode ser tudo rapidamente analisado e cortado, já no início do ano. Tem que fazer o mesmo em todas as estatais, ate’ não sobrar nenhuma. E’ assim que não sobra nenhum dinheiro pra devolver para o governo federal investir...gasto com frivolidades em todas as areas! TESOURA!!!!

  10. Indago: Se Furnas não fosse uma estatal, mas sim uma empresa privada (ou uma sociedade anônima), seus donos (ou sócios) aprovariam tal liberação de recursos? É só uma pergunta.

    1. Nunca! Este aí é o caso de fazer bondade com o dinheiro dos outros. Fácil prakaralho!

    2. Liberariam, pois o incentivo fiscal existe também para empresas privadas. O que a empresa faz é destinar para cultura e/ou esporte recursos que seriam pagos como imposto de renda e entrariam no caixa geral do tesouro. Assim como as estatais, as empresas privadas posam de beneméritas com o dinheiro público, sem contar os casos em que patrocinam suas confraternizações e eventos fechados.

  11. Pensei que Furnas só existisse para geração e transmissão de energia! Temos que acabar COM ISSO AÍ!! Estou deixando de usar o ar condicionado para sustentar "cultura e "projetos culturais"? TNC

    1. Como esse nosso país é sugado! Aliás, o povo brasileiro. Imaginem nas outras estatais e nos bancos, o que não estão arrastando.

  12. Durante estes proximos quatro anos, deveria ser suspensa a renúncia fiscal via Lei Rouanet. Esses 14 milhõesde renúncia fiscal, poderiam entrar para o cofre da União.

    1. Politica da terra arrasada. Estão raspando tudo que podem antes da Posse do novo presidente.

    2. Sem duvida, como agora as vésperas da mudança, comprometem gastos que nem se sabe para quem será liberado.

    1. Os nomes desses beneficiados jamais serão duvulgados. Com certeza, só esquerdopatas.

    1. Exatamente Luiz é só dar corda que eles mesmos se enforcam. Estão desesperados porque a fonte vai secar.

    1. Não seria porque, dentre os contemplados, estejam “artistas” simpáticos à Crusoe?

Mais notícias
Assine agora
TOPO