Reprodução

Deportação coletiva de haitianos terá baixo impacto no fluxo migratório, diz especialista

24.09.21 20:11

Milhares de haitianos que chegaram à fronteira com os Estados Unidos nos últimos dias foram enviados para Porto Príncipe, a capital do Haiti, de avião.

Para Jessica Bolter, do Migration Policy Institute, em Washington, a deportação coletiva terá um impacto reduzido nos fluxos migratórios.

Isso pode diminuir um pouco o fluxo, mas é improvável que interrompa o movimento de haitianos. Enquanto cerca de 2 mil migrantes foram deportados para o Haiti, um número maior foi autorizado a entrar nos Estados Unidos para pedir asilo. A maioria das pessoas que teve permissão para entrar é de famílias, então imagino que continuaremos vendo famílias haitianas migrando para a fronteira entre os Estados Unidos e o México“, diz Jessica. “Além disso, há relatos de que há quase 20 mil migrantes haitianos esperando no norte da Colômbia para viajar para a fronteira com os Estados Unidos.”

Apenas uma minoria desses haitianos deixou o país de origem recentemente. A maior parte deles estava em outros países da América Latina, como o Chile e o Brasil, para onde havia migrado após o terremoto de 2010.

Eles agora querem migrar para os Estados Unidos porque suas dificuldades econômicas foram agravadas pela pandemia, tiveram problemas para obter vistos de trabalho no Chile e enfrentaram experiências com discriminação racial na América do Sul“, diz Jessica.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. No Brasil mais de 70mil haitianos e 260mil venezuelanos imigraram para cá com único objetivo .. cagar uma vez por dia .. brasileiros do Amapá migram para a Guiana Francesa visando a França.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO