Raylson Ribeiro/MRE

Depois de aderir aos EUA no 5G, governo troca diplomata responsável por relações com a China

23.11.20 10:17

O ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, assinou portarias que alteram o comando do Departamento de China do Itamaraty, que passa a ser chefiado pela diplomata Cláudia Vieira Santos. Ela era, até então, líder de uma das divisões do Ministério das Relações Exteriores que lidam com países europeus.

A troca no comando do departamento ocorre duas semanas depois de o Brasil declarar que apoia os princípios da iniciativa “Clean Network” do governo de Donald Trump, que busca excluir empresas chinesas, como a Huawei, do mercado global de 5G.

O apoio foi concedido em cerimônia com a presença do subsecretário de Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Keith Krach.

Santos vai substituir Luiz Maria Pio Corrêa, que foi dispensado do cargo “a pedido”, segundo registro no Diário Oficial da União. A nova chefe do departamento é especialista em desenvolvimento sustentável e energias renováveis. Em 2013, ela concluiu o Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco com trabalho focado na “diplomacia dos biocombustíveis”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Quem é pior, Boçalnaro ou os boçalnaristas ? Bando de idiotas ignorantes, que nao enxergam um dedo na frente do nariz .....

  1. Quanto à essa funcionária Cláudia, ao ser nomeada por Bolsonaro, não se digo a ela "parabéns" ou "sinto muito". Sinceramente, não sei!

  2. Não se passa um só dia em que esse traste broncossauro-maricas, não apronte alguma coisa de ruim contra o BRASIL!!!! Igualzinho ao traste maduro, gosta de cutucar países poderosos pra aparecer na mídia internacional como valentão mas, resulta sempre em "palhacinho valentinho", esse idiota q só humilha, envergonha e prejudica o NOSSO PAÍS!!!! A hora em que a China resolver retribuir de fato, ele simplesmente esconderá os rachids no bolso e o PAÍS é que levará a pior com o suor do agronegócio!!!!!

  3. Os interesses americanos , mais uma vez preservados .Sem contra partida . O dia que a China resolver juntar tudo que deve estar atravessado na garganta , e .. reagir , só em pegar a caneta ( será uma Big? Kkk) acabou . O agro comércio hoje , treme , com razão .

    1. VELHINHA DE TAUBATÉ SABE O QUE VAI ACONTECER? A CHINA VAI FECHAR COM OS USA E O BRASIL VAI FICAR ISOLADO. A CHINA PODE FAZER MUITOS NEGOCIOS COM OS USA,INCLUSIVE COMPRAR MUITA SOJA,MILHO E CARNES TSMBEM. ESSE GOVERNO É IMA BOSTA.

    2. Elaine, você e o Jose (sem acento) estão corretíssimos. Uma uma precipitação burra fechar o 5G com os americanos. Vamos, sim, levar um pé na bunda da China que vem investindo pesado na Africa, que logo se tornará o novo celeiro de alimentos do mundo. E continuaremos levando outros pés na bunda dos americanos que nada nos têm dado em troca de tudo o que a eles temos cedido. Temos nos abaixado demais para eles e já estamos com o traseiro à mostra. Mas, para os americanos podemos, não é Antônio?

    3. Elaine, existe um velho ditado popular que diz: - quem muito se abaixa, a bunda aparece; entendeu o significado? O Brasil é suficiente grande e importante para aceitar as chantagens e se curvar perante a China; ela depende muito mais de nós que nos dela; para eles alimentos são mais importantes do que tecnologia; se vocẽ conhece o Brasil produtivo do centro oeste deve saber o que eu estou falando; reflita um pouco antes de ser catastrófica; serve também para o Jose (sem acento)

    4. Cara Elaine, não se pode ir cedendo por medo ou dinheiro. Isto é aceitar ser chantageado ou se prostituir. China não é democrática, reprime, elimina, anula toda opinião contrária, não respeita os direitos humanos etc. A Huawei é uma empresa do governo disfarçada de privada. Claro que vai se infiltrar em tudo que puder como faz a Rússia. Apenas devemos fazer o justo sem se preocupar com o resultado. No fim dá tudo certo. Fica em paz!

  4. É bom lembrar. Basta o presidente chinês usar a caneta bic dele que a economia do Brasil irá para o esgoto, o habitat natural dos bozistas!

    1. Antônio, se torcer resolvesse jogo, a China seria campeã do mundo em todos os esportes. Eu falei a realidade com base em dados. O resto é conversa fiada!

    2. O nosso modelo já está baseado na tecnologia chinesa. Mudar é só prejuízo.

    3. ACONTECE MARINA QUE OS BOZOBOSTAS ESTSO POR YODA PARTE ATACSNDO SS PESSOAS. NAO FALEM DE POLÍTICA EM PUBLICO PORWUE BOCE CORRE O RISO DE SER ESPANCADA PELOS SEGUIDORES DO MINTO.

    4. Marina, tá complicado. As pessoas, não todas, perderam a decência e a educação no trato com seus semelhantes. Não há mais respeito. Fazer um comentário é buscar aborrecimento. Não sei bem o que nos levou a isso. Isso observo em várias partes do mundo. Não é só no Brasil. Triste.

    5. Seria tão melhor se os leitores trocassem informaçoes sem agreções! É possível??

    6. Fico impressionado com a capacidade de alguns "ditos brasileiros" torcerem contra o próprio país, esse Jose é a prova disso, totalmente destituído de qualquer senso moral e patriótico. Se o país for para o buraco ele vai junto, com sua ideologia destrutiva e anacrônica. Precisamos de brasileiros com coragem e determinação, de idiotas já estamos cheios.

    7. Leso - Você se mostra desinformado. Os chineses transfeyiram tecnologias agrícolas para os africanos, que já produzem tudo o que a China precisa. A hora que a China quiser, ela chuta a bunda do agronegócio brasileiro sem nenhuma pena! Leso, ninguém depende do Brasil. Hoje o país é descartável.

    8. Já começou a dizer merda, seu Zé. A China depende do agro negócio do Brasil, pois não tem nenhuma nação a altura para substituir. Leia, tanso

  5. Espero que dê tempo de reavaliar essa decisão afinal o presidente dos EUA não será mais o "amigo " do Bolsonaro. O mais novo amigo é o Putin que é amigo da China. Esse mundo dá voltas.

  6. Se foi usado o 5G americano o brasileiro pagará muito caro, o chinês será muito, mais muito mais barato. Quem sai com os bolsos cheios será a família do presidente psicótico.

    1. Seria isso um crime de “lesa-Pátria” praticado por nosso Presidente?

    2. Fiquei realmente muito preocupada 😦 com esta decisão e atitude

Mais notícias
Assine
TOPO