Adriano Machado/Crusoé

Delegados da PF esperam represália com pedido de inquérito sobre Toffoli no STF

11.05.21 21:25

A Polícia Federal enviou ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, um pedido de abertura de inquérito para investigar supostos pagamentos ilícitos ao ministro Dias Toffoli (foto) que foram objeto da delação premiada do ex-governador do Rio Sérgio Cabral.

O pedido de investigação, revelado nesta terça-feira, 11, pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmado por Crusoé, foi encaminhado ao STF na semana passada pelo delegado do caso, sem o conhecimento da nova cúpula da PF, que foi trocada pelo presidente Jair Bolsonaro no mês passado. Toffoli e Bolsonaro se aproximaram após o inicio do governo.

Fontes da PF ouvidas por Crusoé relataram que o clima na corporação ficou tenso após o pedido de investigação do ministro, fato inédito no Supremo, e já esperam retaliação ao delegado que decidiu pedir autorização para investigar Toffoli, como ocorreu com os procuradores da República que tentaram apurar a relação do magistrado com as empreiteiras Odebrecht e OAS, como mostrou Crusoé em setembro do ano passado.

Desta vez, Sérgio Cabral afirma em sua delação que Toffoli recebeu cerca de 4 milhões de reais para favorecer dois prefeitos do estado do Rio em processos no Tribunal Superior Eleitoral, onde o ministro ocupou uma cadeira entre 2012 a 2016. Os repasses teriam sido feitos por meio do escritório da advogada Roberta Rangel, mulher de Toffoli, entre 2014 e 2015.

Em nota à imprensa, Toffoli disse “não ter conhecimento dos fatos mencionados” e que “jamais recebeu os supostos valores ilegais”. O ministro Edson Fachin, que homologou o acordo de delação premiada fechado por Cabral com a PF, em fevereiro do ano passado, encaminhou o pedido de abertura de inquérito para a Procuradoria-Geral da República emitir seu parecer. No passado, a PGR recusou celebrar acordo de colaboração com o ex-governador do Rio.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Senhores Delegados , os hackers já estão vasculhando seus telefones, e-mail, correspondência, etc... vem chumbo grosso de suas vidas agora, mandem suas famílias para fora do país

  2. Tá na cara que isso não irá dá em nada!! Todos tem medo de enfrentar. A maioria porque tem o rabo preso e outro tem outros interesses!! Infelizmente é assim que funciona!!

  3. O mecanismo vai tentar de tudo pra punir o delegado cumpridor da lei. Sem a lava toga ampla geral e irrestrita não se limpará a sujeira debaixo do tapete do judiciário

  4. Até uma criança sabe que a maioria dos ministros dos tribunais superiores, trabalham e julgam em causa própria! Se fosse um país sério, estariam todos no xilindró

  5. Parabéns ao Delegado da PF que fez o pedido para investigar o Tófoli, mesmo conhecendo o Brasil e suas 'autoridades', que farão tudo para barrar eventual investigação e prejudicar o Delegado. É preciso que os Delegados da PF apóiem o colega e/ou deixem vazar para a imprensa qualquer vingança que porventura ocorrer. O sistema é bruto. Vide a Lava Jato.

  6. Como é bom saber que ainda temos profissional correto que cumpri seu dever. Parabéns você é uma exceção onde deveria ser regra

    1. Esse sujeito nunca foi juiz , é comparsa de meliantes condenados

  7. Alguém já escutou de um corrupto e ladrão corrompeu e roubou de fato? Este sujeito do STF como alguns outros devem ter um passado sujo e sempre vão alegar que de fato praticaram ilícitos.

  8. Bandidos se protegem! Como costuma acontecer na Terra de Sta. Cruz, o denunciante será desacreditado e o delegado que pediu a investigação, será PROMOVIDO ...para uma vaga no Acre.

  9. O mesmo Toffoli que "arquivou" os acordos de delação do Sérgio Cabral. Ele sendo um dos envolvidos deveria ter se julgado parcial, mas óbvio que não o fez. O Brasil não tem futuro mesmo.

  10. O problema deste país, infelizmente, fica tudo no dito pelo não dito. Vão alegar, como sempre, que é apenas uma fala de um delator corrupto sem crédito. O que deve correr dinheiro por debaixo do pano deve deixar qualquer um de cabelo em pé. Principalmente nesta tais instâncias da Justiça. Se a coisa fosse mais séria, não ficaria pedra sobre pedra.

  11. quadrilheiros, quadrilheiros,quadrilheiros...Sao somente estas as noticias neste TRISTE BRASIL. Ate Papai do Ceu cansou, logo o Cristo desce o corcovado e tambem se vai...

    1. Lembram? “...Amigo do amigo do meu pai...” Será que vai?

    1. Se eles (STF) tivessem ficha LIMPA não haveria represálias, iriam fazer questão de mostrar que nada têm a temer.

  12. O Brasil é uma vergonha, somos comandados por uma QUADRILHA instalada no STF! A outra QUADRILHA instalada no SENADO não faz nada! Parabéns ao delegado que cumpriu seu papel! As quadrilhas com certeza vão vir babando! Só uma REVOLUÇÃO pra tirar as quadrilhas instaladas

    1. Pena que o delegado corre o risco de pagar caro por cumprir seu dever, como os procuradores da Lava Jato. Vamos ver o que a associação profissional dele faz pra defendê-lo.

  13. Parabéns ao delegado que encaminhou este pedido de inquérito ao STF contra este pilantra deste mesmo STF. Também parabéns ao delegado que encaminhou queixa- crime contra o ministro do meio ambiente. Mostraram que não tem sangue de barata.

    1. digo pedido de autorização de investigação de Toffoli

  14. O amigo do amigo ainda esta solto? o STF vai censurar de novo? a mesada de 100mil por mês da esposa pode? coaf vai levantar as movimentações financeiras? sera que o STF vai peitar a população e jogar tudo para debaixo do tapete? esperava o q do advogado dos Petralhas no STF, vocês acham que um cara vira santo de um dia para o outro? sera que depois do Tofolli vão chegar no Gilmar e no Lewan? sera que agora sai o Lava Toga? sera que temos senadores de verdade nessa hora? 2022 VOTE!🇧🇷🕵💰🚔

  15. Será que agora o “amigo do amigo do meu pai” cai agora? Muito pouco provável. O espírito de corpo do STF não permitirá. Bandido defende bandido.

  16. Mais um para ser perseguido e objeto de vingança. Quando é que esse pessoal da PF e PR vão aprender que não adianta confrontar o MECANISMO. Haja vista o que está acontecendo com Moro e Dallangnol.

    1. Discordo de sua opinião. Melhor mesmo é enfrentar. É por causa desse medo que o Brasil está dominado pelos corruptos

  17. Consta que uma investigação sobre estes fatos foram arquivadas pelo próprio Toffoli, após manifestação de Aras. Posteriormente houve aquela decisão esdrúxula do Toffoli, com relação aos dados do COAF, que paralisou o procedimento do 01 Flávio e tantos outros no Brasil inteiro. Tem muito caraço neste angu.

  18. Claro, a boçal-lândia e a corvolândia acharão fácil um meio de livrar o corvo salafrário!!! É esperar pra ver!!! E o ""senado"" que pode moralizar essa degradada ""instituição""..... quieto!!!!

    1. Com certeza cometerão alguma covardia com o delegado, um decente e verdadeiro BRASILEIRO da gente se orgulhar!!!!

  19. As investigações da lava jato tinham chegado bem perto de alguns desses pavões. Acabaram com a operação, mas pelo jeito alguns não pretendem se render.

  20. Espírito de corpo é o que não falta à bandidagem do STF . É o congresso , o Bolsonaro e o STF jogando o Brasil na privada e dando descarga.

  21. Os bolsonaristas, que estão tão injuriados com o STF, principalmente pelo caso do Lula, agora vão ter q assistir e passar o conhecido pano caso o seu presidente retalie o Delegado pr tentar acalmar o ministro companheiro. Certeza de que eles vão se convencer de q quem agiu errado foi o Delegado, pq o Minto tá jogando xadrez e o PT pode voltar. Pr mim bolsopetistas são irmãos gêmeos que se odeiam, mas que no mundo político têm muitos interesses comuns

    1. Concordo contigo. Mas não seria uma forma de deviar o olhar do povo para o STF. Poem fogo na casa do outro lado da rua e deixam de olhar pra CPI da Covid. Não existe coincidência. As vésperas do Cabo Pezadello depor a imprensa vira a câmera para o STF.

  22. Com todo respeito, segundo ex-Ministro do STF Celso de Mello, “na República não há cidadãos de primeira e segunda classes, pois todos são iguais perante a lei”. Se há indícios de prática de crime, como parece ter concluído o Delegado da Polícia Federal ao solicitar que o Ministro Toffoli seja investigado, nada mais normal que isso ocorra a fim de se concluir se o Ministro é inocente ou culpado. Ninguém está acima da lei, é isso que diz a nossa Constituição e a Americana (Nobody is abobe the law)

  23. É muito bom para o país a gente ver que ainda restam servidores com coragem para tentar investigar o alto escalão do judiciário , e melhor ainda seria passar a limpo a vida dos 11 ministros que hoje geram muitas controvérsias , com suas decisões e interpretações duvidosas e que mudam ao sabor do vento sempre gerando insegurança jurídica e revolta na população , então seria muito salutar se pudéssemos como pagadores do altíssimo custo , saber mais da situação de cada um deles.

  24. Ja está escrachado que o ex-advogado do PT, que nunca passou em concurso público e foi colocado por Lula nonSTF para ajudar os corruptos do partido, é um corrupto descarado. Vamos esperar para ver quem vai querer melar a investigação

    1. Aras, Afinal a PGR foi aparelhada para resolver assuntos do tipo.

  25. Bovinos não entenderam que a retaliação deverá vir da cúpula que foi aparelhada pelo Planalto e não de ministros do STF....rs... patéticos.

    1. A retaliação deve vir sim e deve ficar até um novo acordo entre AMIGOS do foro privilegiado...Pergunta que não quer calar, Porque tirar poder do Coaf??

  26. Vão mandar o delegado para algum lugar bem longe, vão aumentar a pena do Cabral e ele continuará ganhando uma boa mesada dela.

    1. Vai falar com o amido dele chamado Bolsonaro para trocar o delegado da PF igual no AM.

    1. Cambada de vagabundos . Quando diminuir a pandemia , o povo dará as respostas para essas fezes humanas putrefas do STF, salvo alguns como Barroso , Fux e Facchin . Cadê Gilmau , depois das manifestações ?Vao ter que prestar contas com o dinheiro que pagamos a essas coisas chamadas de ministros. O povo não é mais otario . Vão pagar é dobrado , cada lágrima rolada

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO