De casa nova, PF aposenta o mítico 'Máscara Negra' depois de 44 anos
A Polícia Federal iniciou nesta semana a mudança de sua sede nacional, em Brasília, para um prédio novo em folha. O velho "Máscara Negra", apelido do edifício com vidros fumê que abrigava a corporação desde os tempos da ditadura militar, está sendo trocado por um complexo mais moderno e confortável. O aluguel do novo prédio,...
A Polícia Federal iniciou nesta semana a mudança de sua sede nacional, em Brasília, para um prédio novo em folha. O velho "Máscara Negra", apelido do edifício com vidros fumê que abrigava a corporação desde os tempos da ditadura militar, está sendo trocado por um complexo mais moderno e confortável.
O aluguel do novo prédio, o MultiBrasil (foto), custará aos cofres públicos 1,4 milhão de reais mensais. Ao longo de cinco anos, período de vigência do contrato, os gastos vão chegar a 72 milhões de reais. O período pode ser prorrogado.
Com a fachada decorada em preto e branco, o edifício recém-construído pertence à empresa MultiBrasil Construção Ltda, da família Baracat, tradicional no mercado imobiliário da capital.
O complexo de três torres abrigará, além da direção-geral e das demais diretorias da PF, unidades da corporação que antes funcionavam fora do "Máscara Negra", em outros prédios alugados em Brasília.
"O prédio é mais moderno, recém-inaugurado e possuí várias novas tecnologias em relação à sede atual", afirmou a corporação, por meio de nota.
O "Máscara Negra" é parte integrante da história da Polícia Federal. A PF funcionou no local por nada menos que 44 anos. De lá partiram decisões cruciais que definiram o rumo dos principais casos em que a instituição atuou nas últimas décadas, como as investigações do caso Collor e do mensalão petista. Antes disso, foi palco de parte dos conhecidos abusos da ditadura, quando a polícia era usada como um dos braços do regime.
Para anunciar a mudança, a PF divulgou um vídeo em que exibe helicópteros e viaturas a caminho da nova sede (veja abaixo). Um grupo de policiais do Comando de Operações Táticas, a tropa de elite da corporação, aparece transportando as bandeiras do Brasil e da própria polícia do antigo prédio para o novo, até chegar às mãos de Rolando Alexandre, o diretor-geral substituído nesta semana por Paulo Maiurino.
Foi Rolando Alexandre quem assinou o contrato de aluguel do complexo. "As pessoas passam, mas as instituições ficam, somos tijolos na obra e no legado de futuras gerações. Nossa contribuição foi dada com dedicação", diz o delegado ao final do vídeo, no qual aproveita para desejar sucesso a Maiurino, seu sucessor.
Tanto o "Máscara Negra" quanto a nova sede ficam na região central de Brasília, a cerca de 4 quilômetros da Praça dos Três Poderes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Angela
2021-04-13 04:13:02Nada como se vender á família Bozo
Antonio
2021-04-12 16:32:16porque não reformaram o antigo. poderiam colocar outra cor na máscara.
Paulo
2021-04-11 19:03:11mais uma imbecilidade deste desgoverno
Jaime
2021-04-11 12:10:40São 1.400.000 mensais e 72.000.000 mensais. QUANTO gostávamos, em aluguel, usando o "Máscara Negra"? Nada? Era da União? Rapaz, me diz: QUANTO custaria ao Brasil construir um prédio pra PF? Pq os Prefeitos alugam carros de empresários, governadores alugam helicópteros de empresários, e o governo federal, q todo ano licita imóveis, PRECISA estar alugando imóveis por valores milionários? Quem construiu o mega prédio, pensava em aluga-lo ou JÁ construiu na certeza de q seria alugado ao PAÍS?
Maria
2021-04-11 09:13:20Tô nem aí. Quero saber é das operações grandiosas prendendo bandido do colarinho branco. O testo é secundário. Moro2022. MS
Canis Diógenes
2021-04-10 15:33:30O que falar, da habitual prodigalidade dos barnabés com o dinheiro público? Prevejo novos tempos para a Polícia Federal, o retorno ao status de instituição mal vista, como foi na época da ditadura, em que se dedicava ao amedrontamento da população, porque fazia e acontecia, ao sabor dos desmandos cometidos à revelia da decência, por seus dirigentes. Prevejo que vai gastar todo o crédito que acumulou nas operações anticorrupção, se lambuzando também na farra com o dinheiro da população.
MENEZES88
2021-04-10 13:37:26NÃO MUDARÁ EM NADA O DESEMPENHO PÍFIO DA PF NOS DIAS ATUAIS E ISSO SE DEVE É CLARO AO APARELHAMENTO DA INSTITUIÇÃO. AS GRANDES OPERAÇÕES DOS TEMPOS EM QUE ESTAVA EM CURSO A OPERAÇÃO LAVA JATO FORAM PLANEJADOS ESTRATEGICAMENTE NO ANTIGO PRÉDIO ENTÃO NÃO FAZ O MENOR SENTIDO EM TERMOS ATUAIS QUE O PAÍS PASSANDO POR UMA DAS PIORES CRISES ECONÔMICAS ARCAR COM UM GASTO DESTA PROPORÇÃO. REITERO QUE EM TERMOS OPERACIONAIS NÃO MUDARÁ EM NADA A ATUAÇÃO VERGONHOSA DA PF MAS ISSO MUDARÁ EM BREVE. MORO 2022
Assis Lacerda
2021-04-10 12:25:05Parabéns à PF por reunir em um só endereço os vários setores, hoje espalhados, facilitando e barateando os aluguéis, além de proporcionar uma melhor condição para o aperfeiçoamento e unicidade dos diversos níveis de administração e o merecedor conforto e segurança do seu efetivo. É o resultado de uma administração competente, séria e honesta. BOLSONARO 2022.
José
2021-04-10 11:32:54Uma vergonha. Sair de um prédio próprio para pagar aluguel. O dono do prédio, com certeza amigo de alguém com caneta poderosa. Nos, o povo os trouxas vamos pagar a conta. Onde está a venda dos prédios públicos , a desocupação dos que não mais deveriam estar nos apartamentos funcionais que BOZO prometeu...
LUIS
2021-04-10 11:08:34E o nosso dinheiro paga tudo isso. tá certo....